O propósito da Pós-Graduação Especialização em Inteligência de Mercado é aperfeiçoar duas competências centrais nos profissionais: a competência de análise e a competência de comunicação das recomendações a clientes internos e gestores, os tomadores de decisão.
Para aperfeiçoar a competência de análise, é preciso aprofundar as etapas do ciclo de Inteligência de Mercado, expandir o portfólio de análises que esses profissionais podem usar e explorar como os conceitos de gestão são fundamentais para que dados e informações se transformem em conhecimento e inteligência.
Já para aperfeiçoar a competência de comunicação das recomendações, é necessário compreender o que influencia o processo de decisão para facilitá-lo para quem vai tomá-la, fornecendo o que é preciso para decidir e na forma mais adequada.
Informações:
Inscrições até: | Inscrições abertas |
Início das aulas: | 21/09/2022 |
Duração: | 15 meses |
Carga horária: | 420 horas |
Local: |
EAD AO VIVO |
Dias e horários: |
Quarta-Feira 19h00 às 23h00 Semanal Quinta-Feira 19h00 às 23h00 Semanal |
Faça sua Inscrição | |
Diferenciais
Esta pós-graduação é o único curso de Inteligência de Mercado no Brasil criado por professores da FEA USP, os fundadores da FIA. Foi, também, o primeiro curso de Inteligência de Mercado do Brasil, lançado em 2007. De lá para cá, vem sendo constantemente aperfeiçoada para atender às exigências do mercado de trabalho: são feitas pesquisas com alunos, ex-alunos e professores, e há monitoramento dos concorrentes nacionais e de universidades internacionais e consulta às demandas das empresas sobre os profissionais de inteligência de mercado.
Em sala de aula, o foco é discutir e analisar problemas reais e possíveis soluções, explorando a experiência prática/organizacional dos professores, especialistas no assunto que ministram, e usando metodologias participativas: o objetivo é que a experiência seja repleta de conteúdo relevante e realizada de forma estimulante.
Objetivos
• Capacitar os alunos a realizar análises mais abrangentes e profundas, transformando dados e informações em conhecimento e inteligência.
• Aperfeiçoar a forma com que os alunos comunicam suas recomendações de Inteligência de Mercado às diversas áreas da organização, partindo da compreensão dos fatores que influenciam o processo de decisão.
• Desenvolver uma visão crítica e sistêmica sobre Inteligência de Mercado.
Perfil do Aluno
• Analistas que desejam se aperfeiçoar em Inteligência de Mercado.
• Profissionais das áreas de inteligência de mercado, pesquisa, estratégia e marketing que buscam atualização e/ou especialização.
• Profissionais que estão ingressando na área de Inteligência de Mercado e precisam adquirir os conhecimentos necessários para o desempenho nas novas funções.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócio, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com o sistema de avaliação adotado pela coordenação do curso.
Investimento
Consulte a secretaria do curso.
Metodologia
A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.
Sistema de Avaliação
Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).
Pré-requisitos
• Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
• Desejável dois anos de experiência profissional relevante
• Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
Seleção
Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição.
Salientamos que as inscrições não acarretam qualquer custo ao candidato.
Apresentação
O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Estude em uma das melhores escola de negócios do Brasil*
*Segundo Exame
Preencha o formulário abaixo para receber informações
Estude na melhor escola de negócios do Brasil*
*Segundo o Exame
Preencha o formulário abaixo para receber informações
Preencha o formulário abaixo e um dos nossos consultores entrará em contato com você.