• Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu 2
  • Ir para o rodapé 4
  • A FIA
    • Corpo Diretivo
    • Programas
    • Faculdade FIA
    • Projetos Sociais
    • Fale Conosco
    • Biblioteca
    • Convênios
    • Ranking
    • Portal da Transparência
    • Relatório de Atividades
    • Unidades
    • Corpo Docente
    • Credenciamentos
    • Ouvidoria FIA
    • Comissão Própria de Avaliação – CPA
  • Imersões Internacionais
  • Portal do Aluno
  • Alumni FIA
  • Tour Virtual
  • Blog FIA
  • Canal FIA no YouTube
Logo FIA
  • Home
  • Graduação
  • Pós-Graduação
    • Pós Presencial
    • Pós Semipresencial
    • Pós EAD
  • MBA
    • MBA Presencial
    • MBA EAD
  • Post-MBA
  • Mestrado
  • Extensão
    • Extensão Presencial
    • Extensão EAD
  • In Company
  • Consultoria e Gestão Pública
  • Você está aqui:
  • Home
  • >
  • Cursos
  • >
  • Pós-Graduação Certificate em Inteligência de Mercado

Pós-Graduação Certificate em Inteligência de Mercado

O propósito da Pós-Graduação Especialização em Inteligência de Mercado é aperfeiçoar duas competências centrais nos profissionais: a competência de análise e a competência de comunicação das recomendações a clientes internos e gestores, os tomadores de decisão.

Para aperfeiçoar a competência de análise, é preciso aprofundar as etapas do ciclo de Inteligência de Mercado, expandir o portfólio de análises que esses profissionais podem usar e explorar como os conceitos de gestão são fundamentais para que dados e informações se transformem em conhecimento e inteligência.

Já para aperfeiçoar a competência de comunicação das recomendações, é necessário compreender o que influencia o processo de decisão para facilitá-lo para quem vai tomá-la, fornecendo o que é preciso para decidir e na forma mais adequada.

  • Próximas Turmas

  • Sobre o Curso

  • Matriz Curricular

  • Processo Seletivo

  • Corpo Docente

TURMA DE ABRIL | EAD

Informações:

Inscrições até: Inscrições encerradas
Início das aulas: 26/04/2023
Duração: 15 meses
Carga horária: 420 horas
Local: EAD AO VIVO
Dias e horários: Quarta-Feira 19h00 às 23h00 Semanal
Quinta-Feira 19h00 às 23h00 Semanal
TURMA DE ABRIL | EAD

Informações:

Inscrições até: Inscrições abertas
Início das aulas: 17/04/2024
Duração: 14 meses
Carga horária: 420 horas
Local: EAD AO VIVO
Dias e horários: Quarta-Feira 19h00 às 23h00 Semanal
Quinta-Feira 19h00 às 23h00 Semanal
   Faça sua Inscrição   

Diferenciais

Esta pós-graduação é o único curso de Inteligência de Mercado no Brasil criado por professores da FEA USP, os fundadores da FIA. Foi, também, o primeiro curso de Inteligência de Mercado do Brasil, lançado em 2007. De lá para cá, vem sendo constantemente aperfeiçoada para atender às exigências do mercado de trabalho: são feitas pesquisas com alunos, ex-alunos e professores, e há monitoramento dos concorrentes nacionais e de universidades internacionais e consulta às demandas das empresas sobre os profissionais de inteligência de mercado.

Em sala de aula, o foco é discutir e analisar problemas reais e possíveis soluções, explorando a experiência prática/organizacional dos professores, especialistas no assunto que ministram, e usando metodologias participativas: o objetivo é que a experiência seja repleta de conteúdo relevante e realizada de forma estimulante.

Objetivos

• Capacitar os alunos a realizar análises mais abrangentes e profundas, transformando dados e informações em conhecimento e inteligência.
• Aperfeiçoar a forma com que os alunos comunicam suas recomendações de Inteligência de Mercado às diversas áreas da organização, partindo da compreensão dos fatores que influenciam o processo de decisão.
• Desenvolver uma visão crítica e sistêmica sobre Inteligência de Mercado.

Perfil do Aluno

• Analistas que desejam se aperfeiçoar em Inteligência de Mercado.
• Profissionais das áreas de inteligência de mercado, pesquisa, estratégia e marketing que buscam atualização e/ou especialização.
• Profissionais que estão ingressando na área de Inteligência de Mercado e precisam adquirir os conhecimentos necessários para o desempenho nas novas funções.

Certificação

O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócio, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com o sistema de avaliação adotado pela coordenação do curso.

Investimento

Consulte a secretaria do curso.

Metodologia

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Sistema de Avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Futuro e Inteligência de Mercado
  • O Papel de Inteligência de Mercado nas Organizações
  • Futuro
Economia e Estratégia
  • Estratégia Empresarial
  • Cenários Econômicos
Inteligência de Mercado
  • Inteligência de Mercado
  • Análise do Mercado Concorrencial
Inteligência Analítica
  • Ferramentas e Técnicas Analíticas
  • Análise Estatística Aplicada I: Descritiva e Bivariada
Marketing e Mídias Digitais
  • Gestão de Marketing e Branding
  • Pesquisa de Mercado
  • Marketing Digital e Mídias Sociais
Finanças Aplicadas
  • Análise de Viabilidade Financeira de Projetos
  • Estrutura das Demonstrações Financeiras: Balanço Patrimonial, DRE, DMPL e DFC
Business Intelligence e Big Data Analytics
  • Business Intelligence (BI)
  • Big Data Analytics e Inteligência Artificial (IA)
Soft Skills em Inteligência de Mercado
  • Aprimorando Soft Skills por Meio do Coaching
  • Técnicas de Negociação
  • Gestão dos Relacionamentos nos Negócios
Inovação e Tomada de Decisão
  • Gestão da Inovação e Design Thinking
  • Análise Estatística Aplicada II: Multivariada
  • Gestão de Inteligência de Mercado e Tomada de Decisão
Simulação Empresarial
  • Simulação Empresarial Aplicada aos Negócios
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa
Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
Trabalho de Conclusão de Curso
  • Trabalho de Conclusão de Curso

Pré-requisitos
• Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
• Desejável dois anos de experiência profissional relevante
• Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse

Seleção
Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição.

Salientamos que as inscrições não acarretam qualquer custo ao candidato.

Apresentação

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Coordenador
Claudio Felisoni de Angelo

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.

Informações de Contato

Dep. Relacionamento LABFIN/PROVAR
(11) 3894-5004

Mais Informações

Coordenador do Curso

  • Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo

  • "Claudio Felisoni de Angelo"

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.

Espalhe a Notícia

Conhece alguém interessado?
Indique!

Facebook

Twitter

Google Plus

LinkedIn

Email

Quero mais informações

imprensa@fia.com.br Central de Serviços: (11) 3732 2001
(De segunda à sexta-feira das 08h00 às 19h00
sábados das 08h00 às 17h00)
Dúvidas? Fale Conosco Imprensa FIA: Joelma
imprensa@fia.com.br
Recepção FIA Birmann21: (11) 3732-3500
Central de Serviços: (11) 3732 2001

(De segunda à sexta-feira das 08h00 às 19h00
sábados das 08h00 às 17h00)
fia-logo

Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

Consulte aqui o cadastro da Instituição no sistema e-MEC.

  • Home
  • Graduação
  • Pós-Graduação
    • Pós Presencial
    • Pós Semipresencial
    • Pós EAD
  • MBA
    • MBA Presencial
    • MBA EAD
  • Post-MBA
  • Mestrado
  • Extensão
    • Extensão Presencial
    • Extensão EAD
  • In Company
  • Consultoria e Gestão Pública
  • A FIA
    • Corpo Diretivo
    • Programas
    • Faculdade FIA
    • Projetos Sociais
    • Fale Conosco
    • Biblioteca
    • Convênios
    • Ranking
    • Portal da Transparência
    • Relatório de Atividades
    • Unidades
    • Corpo Docente
    • Credenciamentos
    • Ouvidoria FIA
    • Comissão Própria de Avaliação – CPA
  • Imersões Internacionais
  • Portal do Aluno
  • Alumni FIA
  • Tour Virtual
  • Blog FIA
  • Canal FIA no YouTube
  • Código de Conduta
  • Portal da Privacidade
  • Política de Promoções
Copyright © 2018 FIA.
Todos os direitos reservados
Post MBA - PDF
Nome *
Nome