Pós-Graduação Certificate em Inteligência de Mercado
Pós-Graduação Certificate em Inteligência de Mercado
O propósito da Pós-Graduação Especialização em Inteligência de Mercado é aperfeiçoar duas competências centrais nos profissionais: a competência de análise e a competência de comunicação das recomendações a clientes internos e gestores, os tomadores de decisão.
Para aperfeiçoar a competência de análise, é preciso aprofundar as etapas do ciclo de Inteligência de Mercado, expandir o portfólio de análises que esses profissionais podem usar e explorar como os conceitos de gestão são fundamentais para que dados e informações se transformem em conhecimento e inteligência.
Já para aperfeiçoar a competência de comunicação das recomendações, é necessário compreender o que influencia o processo de decisão para facilitá-lo para quem vai tomá-la, fornecendo o que é preciso para decidir e na forma mais adequada.
Esta pós-graduação é o único curso de Inteligência de Mercado no Brasil criado por professores da FEA USP, os fundadores da FIA. Foi, também, o primeiro curso de Inteligência de Mercado do Brasil, lançado em 2007. De lá para cá, vem sendo constantemente aperfeiçoada para atender às exigências do mercado de trabalho: são feitas pesquisas com alunos, ex-alunos e professores, e há monitoramento dos concorrentes nacionais e de universidades internacionais e consulta às demandas das empresas sobre os profissionais de inteligência de mercado.
Em sala de aula, o foco é discutir e analisar problemas reais e possíveis soluções, explorando a experiência prática/organizacional dos professores, especialistas no assunto que ministram, e usando metodologias participativas: o objetivo é que a experiência seja repleta de conteúdo relevante e realizada de forma estimulante.
Objetivos
• Capacitar os alunos a realizar análises mais abrangentes e profundas, transformando dados e informações em conhecimento e inteligência.
• Aperfeiçoar a forma com que os alunos comunicam suas recomendações de Inteligência de Mercado às diversas áreas da organização, partindo da compreensão dos fatores que influenciam o processo de decisão.
• Desenvolver uma visão crítica e sistêmica sobre Inteligência de Mercado.
Perfil do Aluno
• Analistas que desejam se aperfeiçoar em Inteligência de Mercado.
• Profissionais das áreas de inteligência de mercado, pesquisa, estratégia e marketing que buscam atualização e/ou especialização.
• Profissionais que estão ingressando na área de Inteligência de Mercado e precisam adquirir os conhecimentos necessários para o desempenho nas novas funções.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócio, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com o sistema de avaliação adotado pela coordenação do curso.
Investimento
Valor do curso à vista:
R$ 27.885,00
Valor do curso parcelado:
24 x R$ 1.244,00
Valor à vista c/ desconto empresas:
R$ 19.520,00
Valor parcelado com desconto empresas:
24 x R$ 871,00
Metodologia
A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.
Sistema de Avaliação
Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).
Liderança e Inteligência de Mercado
O Papel de Inteligência de Mercado nas Organizações
Liderança e Cultura Organizacional
Economia e Estratégia
Estratégia Empresarial
Cenários Econômicos
Inteligência de Mercado
Inteligência de Mercado
Análise do Mercado Concorrencial
Inteligência Analítica
Ferramentas e Técnicas Analíticas
Análise Estatística Aplicada I: Descritiva e Bivariada
Marketing e Mídias Digitais
Gestão de Marketing e Branding
Pesquisa de Mercado
Marketing Digital e Mídias Sociais
Finanças Aplicadas
Análise de Viabilidade Financeira de Projetos
Estrutura das Demonstrações Financeiras: Balanço Patrimonial, DRE, DMPL e DFC
Business Intelligence e Big Data Analytics
Business Intelligence (BI)
Big Data Analytics e Inteligência Artificial (IA)
Soft Skills em Inteligência de Mercado
Aprimorando Soft Skills por Meio do Coaching
Técnicas de Negociação
Gestão dos Relacionamentos nos Negócios
Inovação e Tomada de Decisão
Gestão da Inovação e Design Thinking
Análise Estatística Aplicada II: Multivariada
Gestão de Inteligência de Mercado e Tomada de Decisão
Simulação Empresarial
Simulação Empresarial Aplicada aos Negócios
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Pré-requisitos
• Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
• Desejável dois anos de experiência profissional relevante
• Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
Seleção
Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição.
Salientamos que as inscrições não acarretam qualquer custo ao candidato.
Apresentação
O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.
Coordenador
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.