A aprovação do projeto de lei que regula o mercado de carbono no Brasil (PL 182/2024), que agora aguarda sanção presidencial, gera uma série de expectativas em relação às oportunidades e desafios que surgem com o mercado regulado de carbono. Neste webinar, nossos docentes Jeronimo Roveda e Monica Kruglianskas recebem Henrique Leite — consultor Legislativo na Câmara dos Deputados que atuou diretamente no Projeto de Lei — para compartilhar insights importantes sobre as principais discussões relacionadas ao tema e como empresas e governos devem se preparar para tais oportunidades oferecidas pela nova lei.
Palestrantes
Henrique LeiteConsultor Legislativo – Câmara dos Deputados Atuou nos últimos 10 anos nas matérias relacionadas a finanças ambientais e precificação de carbono – com destaque para o Projeto de Lei nº 2.148, de 2015 o mercado regulado de carbono brasileiro – e onde atualmente coordena as áreas de infraestrutura e sustentabilidade. Acompanhou, pela Câmara, as negociações para a conclusão do livro de regras do artigo 6º do Acordo de Paris na COP-26 em Glasgow. Anteriormente, foi auditor de finanças e controle e gerente de governança tecnológica na Secretaria do Tesouro Nacional e trabalhou como assessor da Presidência da Fundação Odebrecht no programa de desenvolvimento regional sustentável mantido pela Organização. É mestre em administração pela UFBA, administrador pela UCSal e cursou Ciência da Computação na UnB.
|
Prof. Esp. Jeronimo RovedaDiretor de Relações Institucionais – Carbonext É advogado e consultor. LLM Business Law. Experiência e atuação com ênfase no Mercado de Carbono, projetos REDD+ e ARR, em especial com povos originários. ESG, Comunidades Tradicionais, Legal Design, Prevenção e Resolução de Conflitos e Dispute Boards. Diretor na Aliança Brasil Nature-Baded Solutions. Professor na Universidade do Carbono – Pecege e na FIA Business School. Presidente do Comitê ESG – Environmental, Social and Governance da Associação Brasileira de Direito da Energia e Meio Ambiente – ABDEM.
|
Profa. Dra. Monica KruglianskasDiretora de sustentabilidade e Parcerias FIA Business School – PROGESA – FIA Atualmente coordenadora adjunta do Programa de Gestão Estratégica de Sustentabilidade da FIA Business School, onde lidera a oferta de sustentabilidade em consultoria, pesquisa e educação executiva. É coordenadora do Chief Sustainability Officer Program do MIT nos Estados Unidos e atua como conselheira, consultora e diretora não executiva em diversas organizações. Clientes incluem Volkswagen e BNDES, bem como organizações sem fins lucrativos e governamentais. Nos últimos 20 anos, Monica ocupou cargos seniores no espaço de sustentabilidade e reputação corporativa na Europa e na América Latina, em think tanks, setor privado e terceiro setor, como por exemplo Cambridge Institute for Sustainability Leadership (CISL) e Forum for the Future, foi Managing Diretor da alva Stakeholder Intelligence e Head de Sustentabilidade da Danone Espanha. É bacharel em administração pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora pela Universidad Autonoma de Barcelona e Manchester Business School (Doutorado Europeu).
|