Nos dias 11 a 22 de novembro, Baku, a capital do Azerbaijão, sediou a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP29), um momento crucial para discutir desafios e soluções para um futuro sustentável. Agora, após a conclusão da COP29, é fundamental refletir sobre as lições aprendidas e as expectativas que se formam em relação à próxima grande cúpula, a COP30, que ocorrerá no Brasil em 2025. Os especialistas Raul Protázio Romão, Renato Rosenberg e Monica Kruglianskas compartilharão informações privilegiadas sobre as principais discussões que emergiram da COP29. Eles também discutirão as perspectivas e preparações que estão sendo desenvolvidas para garantir que a COP30 no Brasil seja um sucesso, destacando a importância da colaboração entre governos, setor privado e sociedade civil.
Palestrantes
Renato RosenbergDiretor de concessões florestais do Serviço Florestal Brasileiro – Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima Formado em engenharia ambiental (Poli/USP), possui mestrado em economia pela UnB. Tem ampla experiência em políticas públicas ambientais e em estruturação de projetos de PPP no setor público e privado Atuou como diretor de diagnósticos ambientais na Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo. Foi assessor para assuntos econômicos da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente. Foi coordenador de Parcerias Público-Privadas (PPP) no Ministério do Planejamento e no Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República. Atualmente, é diretor de concessões florestais do Serviço Florestal Brasileiro.
|
Raul Protázio RomãoSecretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará 8 anos de experiência no serviço público, oriundo da Procuradoria Geral do Estado do Pará, apaixonado por Políticas Públicas, especialmente na área de Desenvolvimento Rural Sustentável. Atualmente Secretário de Meio Ambiente do Pará, na pasta de Recursos Hídricos, Políticas de Clima e Bioeconomia.
|
Profa. Dra. Monica KruglianskasDiretora de sustentabilidade e Parcerias FIA Business School – PROGESA – FIA Atualmente coordenadora adjunta do Programa de Gestão Estratégica de Sustentabilidade da FIA Business School, onde lidera a oferta de sustentabilidade em consultoria, pesquisa e educação executiva. É coordenadora do Chief Sustainability Officer Program do MIT nos Estados Unidos e atua como conselheira, consultora e diretora não executiva em diversas organizações. Clientes incluem Volkswagen e BNDES, bem como organizações sem fins lucrativos e governamentais. Nos últimos 20 anos, Monica ocupou cargos seniores no espaço de sustentabilidade e reputação corporativa na Europa e na América Latina, em think tanks, setor privado e terceiro setor, como por exemplo Cambridge Institute for Sustainability Leadership (CISL) e Forum for the Future, foi Managing Diretor da alva Stakeholder Intelligence e Head de Sustentabilidade da Danone Espanha. É bacharel em administração pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora pela Universidad Autonoma de Barcelona e Manchester Business School (Doutorado Europeu).
|