• A FIA
    • Corpo Diretivo
    • Programas
    • Faculdade FIA
    • Projetos Sociais
    • Fale Conosco
    • Biblioteca
    • Parcerias e Convênios
    • Ranking
    • Portal da Transparência
    • Relatório de Atividades
    • Unidades
    • Corpo Docente
    • Credenciamentos
    • Ouvidoria FIA
  • Portal do Aluno
  • Alumni FIA
  • Tour Virtual
  • Blog FIA
  • Canal FIA no YouTube
Logo FIA
  • Home
  • EAD
  • Graduação
  • Pós-Graduação
    • Presencial
    • Semipresencial
    • EAD
  • MBA
    • Presencial
    • EAD
  • NEXT
  • Mestrado
  • Extensão
    • Presencial
    • EAD
  • In Company
  • Consultoria e Gestão Pública
  • Você está aqui:
  • Home
  • >
  • Cursos
  • >
  • MBA em Gestão de Franquias – FIA/ABF

MBA em Gestão de Franquias – FIA/ABF

O MBA Gestão de Franquias é uma parceria entre o PROVAR/FIA - Programa de Administração de Varejo e a ABF - Associação Brasileira de Franchising. O curso, que contempla o estudo aprofundado da Gestão de Negócios alinhado às especificidades do Setor de Franquias, destina-se aos profissionais que atuam no setor de franchising: franqueadores, franqueados, consultores, prestadores de serviço, etc.

  • Próximas Turmas

  • Sobre o Curso

  • Matriz Curricular

  • Processo Seletivo

  • Corpo Docente

TURMA DE JULHO | EAD

Informações:

Inscrições até: Inscrições abertas
Início das aulas: 29/07/2022
Duração: 18 meses
Carga horária: 400 horas
Local: EAD AO VIVO
Dias e horários: Sexta-Feira 14h00 às 20h00 Quinzenal
Sábado 08h00 às 14h00 Quinzenal
   Faça sua Inscrição   
TURMA DE SETEMBRO | EAD

Informações:

Inscrições até: Inscrições abertas
Início das aulas: 23/09/2022
Duração: 20 meses
Carga horária: 400 horas
Local: EAD AO VIVO
Dias e horários: Sexta-Feira 14h00 às 20h00 Quinzenalmente
Sábado 8h00 às 14h00 Quinzenalmente
   Faça sua Inscrição   

Diferenciais

Trata-se do único MBA de Gestão em Franquias do Brasil. Um dos diferenciais do curso é a composição equilibrada entre a teoria e a prática, com a apresentação e discussão de conceitos e métodos relacionados às diferentes áreas da gestão de negócios em redes de franquias, além de apresentação de cases práticos sobre os temas discutidos em aula.

Objetivos

• Atualizar conhecimentos, apresentando e discutindo conceitos e métodos relacionados com as diferentes áreas da gestão de negócios em redes de franquias;
• Enfatizar e valorizar os aspectos teóricos e instrumentalizar os participantes para que os conceitos estudados possam ser aplicados na prática;
• Construir um foro de discussão de ideias e de intercâmbio de conhecimentos entre os participantes.

Perfil do Aluno

Empresários Franqueadores, Executivos de Franquias, Consultores, Franqueados, Empresários com interesses em Franquias e outros profissionais ligados direta ou indiretamente ao franchising, associados à ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Certificação

O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 2018. Será considerado aprovado, quem obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina ou módulo da estrutura curricular do curso e, simultaneamente, de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, bem como, ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso. Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, em nível de ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Investimento

Consulte a secretaria do curso.

Metodologia

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Sistema de Avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Modelo de Negócio do Varejo e do Franchising
  • Desempenho do Franchising Brasileiro
  • Mercado de Varejo e de Bens e Serviços no Brasil e no Mundo
  • Estudo de Franqueabilidade
  • Plano de Negócios em Redes de Franquias
  • Aspectos Jurídicos da Relação entre Franqueador-Franqueado
  • Contratos e Circular de Oferta de Franquias (COF)
Ambiente Econômico e Gestão Estratégica dos Negócios
  • Economia, Cenários Econômicos e Consumo
  • Estratégia: do Planejamento à Execução
  • Estratégia e Estrutura Organizacional de uma Empresa Franqueadora
Gestão Estratégica de Pessoas
  • Cultura e Poder nas Organizações
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Liderança e Motivação
  • Aprimorando Soft Skills por Meio do Coaching
Gestão de Pessoas em Redes de Franquias
  • Venda de Franquias
  • Treinamento em Redes de Franquias
  • Gestão de Negócios Sustentáveis – Casos no Segmento de Franquias
Introdução à Finanças
  • Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos
  • Margens, Tributação e Rentabilidade no Varejo
Finanças Aplicadas
  • Administração Financeira e Capital de Giro
  • Avaliação de Empresas
Marketing de Bens e Serviços
  • Marketing Cooperado
  • Comportamento do Consumidor
  • Branding: Criação e Gestão de Marca
  • Marketing Digital e Redes Sociais
Marketing de Bens e Serviços em Franquias
  • Atmosfera e Visual Merchadising
  • Novas Tecnologias Aplicadas ao Mercado de Consumo
  • Gestão de Conhecimento em Rede
Gestão Estratégica de Operações
  • Logística e Supply Chain
  • Gestão de Shopping Center
  • Consultoria de Franquias e Gestão por Indicadores
  • Localização de Lojas / Geomarketing
Gestão de Processos em Franquias
  • Planejamento de Canais
  • Gestão de Processos em Redes de Franquias
  • Contratos de Locação e Negociação de Locação em Shopping Center
Simulação Comercial e Negociação
  • Técnicas de Negociação
  • Laboratório de Gestão Simulada: Jogos de Empresas
  • Metodologia de Pesquisa
Tópicos Especiais de Franquias
  • Tópicos Especiais de Franquias
Governança Corporativa e Ética Empresarial
  • Governança Corporativa e Ética Empresarial
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa
Trabalho de Conclusão de Curso
  • Trabalho de Conclusão de Curso

Pré-requisitos:
• Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
• Experiência profissional relevante superior a 5 anos
• Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
• Leitura na língua inglesa

Seleção:
Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.
O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.
Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Apresentação

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Coordenador
Claudio Felisoni de Angelo

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.

Informações de Contato

Dep. Relacionamento LABFIN/PROVAR
(11) 3894-5004

Mais Informações

Coordenador do Curso

  • Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo

  • "Claudio Felisoni de Angelo"

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.

Espalhe a Notícia

Conhece alguém interessado?
Indique!

Facebook

Twitter

Google Plus

LinkedIn

Email

Quero mais informações

imprensa@fia.com.br Central de Serviços: (11) 3732 2001
(De segunda à sexta-feira das 08h00 às 19h00
sábados das 08h00 às 17h00)
Dúvidas? Fale Conosco Imprensa FIA: Ana Elisa
imprensa@fia.com.br
Central de Atendimento: (11) 3732-3500
Central de Serviços: (11) 3732 2001

(De segunda à sexta-feira das 08h00 às 19h00
sábados das 08h00 às 17h00)
fia-logo

Sobre a FIA Business School:

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

  • Home
  • EAD
  • Graduação
  • Pós-Graduação
    • Presencial
    • Semipresencial
    • EAD
  • MBA
    • Presencial
    • EAD
  • NEXT
  • Mestrado
  • Extensão
    • Presencial
    • EAD
  • In Company
  • Consultoria e Gestão Pública
  • A FIA
    • Corpo Diretivo
    • Programas
    • Faculdade FIA
    • Projetos Sociais
    • Fale Conosco
    • Biblioteca
    • Parcerias e Convênios
    • Ranking
    • Portal da Transparência
    • Relatório de Atividades
    • Unidades
    • Corpo Docente
    • Credenciamentos
    • Ouvidoria FIA
  • Portal do Aluno
  • Alumni FIA
  • Tour Virtual
  • Blog FIA
  • Canal FIA no YouTube
  • Código de Conduta
  • Política de Privacidade
  • Política de Promoções
Unidade Nações Unidas - SEDE Avenida Doutora Ruth Cardoso, 7.221
Pinheiros
05425-902 - São Paulo - SP
(11) 3847 3700
Copyright © 2018 FIA.
Todos os direitos reservados
Sua privacidade é importante para nós. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Leia nossa política de privacidade .
Configurações de cookiesCONCORDO
Manage consent

VISÃO GERAL DA PRIVACIDADE

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Funcionais
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Analíticos
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e não foram classificados em uma categoria ainda.
Necessários
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
SALVAR E ACEITAR

Estude em uma das melhores escola de negócios do Brasil*

*Segundo Exame

EAD FIA

Preencha o formulário abaixo para receber informações








    Estude na melhor escola de negócios do Brasil*

    *Segundo o Exame

    EAD FIA

    Preencha o formulário abaixo para receber informações

      foto

      Inscreva-se na FIA EAD

      Preencha o formulário abaixo e um dos nossos consultores entrará em contato com você.