O ambiente de profundas transformações vem obrigando as empresas a rever seus parâmetros de gestão, principalmente no que tange a participação e o envolvimento das pessoas com os objetivos da organização. Atenta a estas mudanças, a FIA tornou-se um dos principais centros de referência e excelência na América Latina, ao oferecer um curso de longa duração que capacita e atualiza, em nível avançado, executivos e profissionais que tenham interesse em refletir profundamente sobre o tema.
Uso de casos da Harvard Business School. Workshop de práticas com discussão de casos trazidos pelos alunos com especialistas da área de recursos humanos. Desenvolvimento de um trabalho sobre estilos de aprendizagem para melhor conhecer o perfil de cada aluno e ajuda-los a planejar sua carreira.
Objetivos
Permitir que os alunos desenvolvam amplamente seus projetos profissionais e pessoais, tornar-se o principal ponto de referência na geração de informações, conceitos e metodologia de ponta para seus participantes e o mercado, servir de espaço para a troca de experiências, produção de pesquisas e informações sobre a realidade corporativa brasileira e internacional e proporcionar uma reflexão teórico-conceitual-metodológica no campo dos recursos humanos.
Perfil do Aluno
Executivos e profissionais da área de Recursos Humanos com atuação fortemente influenciada pela gestão do comportamento organizacional, com vivência superior a 5 anos na área e experiência mínima de 3 anos em posições gerenciais ou que exijam habilidades decisórias, de comunicação interpessoal e negociais, gestores, dirigentes empresariais ou consultores que necessitem, em seus projetos profissionais, dominar conceitos e instrumentos de gestão e de transformação do comportamento organizacional.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 2018. Será considerado aprovado, quem obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina ou módulo da estrutura curricular do curso e, simultaneamente, de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, bem como, ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso. Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, em nível de ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.
Investimento
Consulte a secretaria do curso.
Metodologia
A metodologia do curso se utiliza de exposições dialogadas, cases, exercícios individuais e discussões em grupo, desenvolvimento de trabalho de final de curso com orientação sobre temas escolhidos pelos participantes, palestras específicas sobre temas da atualidade, focando-se assim no paradigma "aprender a aprender".
Sistema de Avaliação
Para obter o certificado ao final do programa, o aluno deve ser aprovado em seu projeto de conclusão de curso, nas provas e nos trabalhos realizados em cada módulo do curso. Também é exigida a presença mínima de 75% nas aulas.
Disciplinas
Fatores Humanos na Gestão de Negócios
Economia e Macroambiente
Estratégia de Negócios
Finanças Corporativas e Contabilidade Gerencial
Gestão de Marketing
Gestão da Inovação e de Operações
Gestão Estratégica de Recursos Humanos
Employee Value Proposition
Gestão de Mudanças e da Cultura Organizacional
Ética e Cidadania
Carreira e Sucessão
Aprendizagem e Educação Corporativa
Mercado e Relações de Trabalho
Temas Emergentes em Gestão de Pessoas
Business Cases em Gestão de Pessoas
Trabalho de Conclusão do Curso
A seleção compreende análise de currículo e entrevista pessoal, mas poderá incluir, se houver necessidade, provas específicas ao programa.
As entrevistas são agendadas em função do recebimento das fichas de inscrição.
Apresentação
O corpo docente é composto por professores com nível de Mestrado e Doutorado da Fundação Instituto de Administração, por profissionais e palestrantes com grande capacidade na área de Recursos Humanos.
Coordenador
Prof. Dr. Joel Souza Dutra
Possui graduação e mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor livre-docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão por competências, carreiras, gestão de pessoas, desenvolvimento de lideranças. Coordenador do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas PROGEP/FIA.
Possui graduação e mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor livre-docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão por competências, carreiras, gestão de pessoas, desenvolvimento de lideranças. Coordenador do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas PROGEP/FIA.
Vice-Coordenador do Curso
Prof. Dr. André Luiz Fischer
Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (1998) e Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é professor no Departamento de Administração da FEA USP ministrando aulas e orientando trabalhos de pesquisa, mestrado doutorado e pós-doutorado. Coordena cursos de especialização em Gestão de Recursos Humanos atuando como consultor e pesquisador na Faculdade FIA de Administração e Negócios. Coordenou o Curso de Graduação em Administração e o LAE - Laboratório de Aprendizagem e Ensino da FEA-USP. Produziu artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais nas áreas de: inovação e adoção de modelos de gestão de pessoas, aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento, clima e cultura organizacional. É membro da rede intenacional CRANET de estudos comparativos sobre gestão de Recursos Humanos