Economia Comportamental e Neurociências para Tomada de Decisão na Prática
Economia Comportamental e Neurociências para Tomada de Decisão na Prática
Aprender a aplicar as técnicas de ciências comportamentais e economia comportamental para influenciar a tomada de melhores decisões dentro e fora da organização, seja ela privada ou pública.
Aprender como vieses cognitivos e comportamentos automáticos influenciam de maneira significativa as decisões tomadas pelos indivíduos, seja dentro de um time, seja por clientes, fornecedores, cidadão ou qualquer outro indivíduo por ocasião de uma tomada de decisão.
Terça-Feira 19h00 às 22h00 Quinta-Feira 19h00 às 22h00
Diferenciais
• Entender a influência de vieses cognitivos e processos não conscientes influenciadores da tomada de decisão;
• Entender as técnicas por trás das ciências comportais e seus mecanismos de influência na tomada de melhores decisões;
• Aprender a utilizar estratégias de influência baseadas em Economia Comportamental.
Objetivos
• Aprender a construir arquiteturas de escolha e incentivos adequados à tomada de decisão (nudges, boosts, sludge entre outros);
• Aprender como fazer um desenho experimental para testar arquiteturas de escolhas se utilizando de nudges e outras técnicas;
• Entender como identificar oportunidades de usar as técnicas de Economia Comportamental, como desenhar e testar eficácia de uma implementação.
Perfil do Aluno
Destina-se a profissionais que buscam entender o funcionamento da Economia Comportamental e suas técnicas de influência na tomada de melhores decisões. Profissionais de áreas como MKT, Finanças, RH ou Operações, preocupados em entender como usar estratégias de influência e melhor gerir os processos decisórios em suas equipes ou em seu ambiente de negócios e tomada de decisão.
Destina-se a profissionais que buscam entender o que é Economia Comportamental e as ferramentas de um Arquiteto de Escolhas. Destina-se também a gestores e líderes que querem entender o comportamento do indivíduo na tomada de decisão e de mecanismos como vieses cognitivos e decisões automáticas.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com o sistema de avaliação adotado pela coordenação do curso.
Investimento
R$ 5.200,00 à vista no boleto cartão ou em até 10 vezes no cartão acrescido de encargos.
Metodologia
Aplicações práticas das diversas técnicas apresentadas: arquitetura de escolha, nudge, sluge, boost, desenho experimental, desafios práticos.
Sistema de Avaliação
Casos Práticos e Soluções
Disciplinas
Princípios da Economia Comportamental
Como Fazemos Escolhas – Teoria da Perspectiva e Aversão a Perda
Construindo Arquiteturas de Escolhas e Influenciando Decisões
Decisões de Alto Impacto
Arquitetura de Escolha e Suas Ferramentas
Noções de Desenho Experimental
Estratégias de Influência e Negociação
Ética no Campo da Economia Comportamental
Casos Práticos e Soluções
Criação de Solução para Desafios Reais
Os candidatos interessados devem inscrever-se no próprio site da FIA.NIECTDP1.
Coordenador
Prof. Dr. Fernando Carvalho de Almeida
Livre docente pela FEA/USP, possui graduação em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Administração - Université Piere Mendes France - Grenoble 2 (1993). Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo. É professor convidado de diferentes Universidades Francesas (IAE de Nancy, IAE de Grenoble, IAE de Aix en Provence). Atualmente ministra anualmente a disciplina Competitive Intelligence no IAE de Aix en Provence. É vice-presidente executivo do IFBAE - Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas. Organizador do Congresso do IFBAE a cada 2 anos, uma vez na França e outra no Brasil, desde 2001. Desenvolve pesquisas nas áreas de Inteligência Competitiva e Estratégia, Comportamento, Processo decisório e tem publicado em revistas de destaque como Journal of Knowledge Management, International Journal of e-collaboration, Journal of Modern Accounting and Auditing, RAUSP, RAE-FGV, RAC (Revista de Administração Contemporânea), REAd (Revista Eletrônica de Administração), RAM (Revista do Mackenzie), entre outras. Membro do grupo de pesquisa de Gestão de Informática desde 1994.
Investimento: R$5.200,00* à vista ou em até 10 parcelas*.
Pague com:
*Consulte outras condições de pagamento na ficha de inscrição.
Coordenador do Curso
Prof. Dr. Fernando Carvalho de Almeida
Livre docente pela FEA/USP, possui graduação em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Administração - Université Piere Mendes France - Grenoble 2 (1993). Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo. É professor convidado de diferentes Universidades Francesas (IAE de Nancy, IAE de Grenoble, IAE de Aix en Provence). Atualmente ministra anualmente a disciplina Competitive Intelligence no IAE de Aix en Provence. É vice-presidente executivo do IFBAE - Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas. Organizador do Congresso do IFBAE a cada 2 anos, uma vez na França e outra no Brasil, desde 2001. Desenvolve pesquisas nas áreas de Inteligência Competitiva e Estratégia, Comportamento, Processo decisório e tem publicado em revistas de destaque como Journal of Knowledge Management, International Journal of e-collaboration, Journal of Modern Accounting and Auditing, RAUSP, RAE-FGV, RAC (Revista de Administração Contemporânea), REAd (Revista Eletrônica de Administração), RAM (Revista do Mackenzie), entre outras. Membro do grupo de pesquisa de Gestão de Informática desde 1994.