Este programa foi desenvolvido pela equipe técnica do PROVAR (Programa de Varejo) com a colaboração de executivos de diversas empresas, nacionais e multinacionais, reunindo conceitos, ferramentas gerenciais e técnicas essenciais ao profissional, combinando teoria e prática.
A versão compacta do curso em sua modalidade a distância (EAD) foi cuidadosamente planejada para garantir um nível de compreensão do conteúdo e sua aplicabilidade de modo similar ao das turmas presenciais. A metodologia EAD privilegia a interação em um ambiente virtual, realizando trocas, sanando dúvidas, recriando, assim, de modo diferenciado, o ambiente acadêmico de elevado nível que diferencia os cursos do PROVAR - FIA.
O curso tem como diferencial a abordagem prática e aplicada, visando qualificar os participantes a compreender os eventos econômicos e suas relações com o desempenho das empresas, fatos políticos e outros. A ampla bagagem do professor e a utilização de exemplos práticos reais de nossa economia e da economia internacional também caracterizam o curso. Por fim, as técnicas didáticas e os recursos utilizados na gravação e edição proporcionam uma experiência de ensino diferenciada ao aluno, permitindo uma maior absorção dos conteúdos.
Objetivos
Conduzir os alunos ao amplo entendimento da economia, especialmente a microeconomia aplicada, a macroeconomia e sua conjuntura atual, observando os desafios e perspectivas da economia brasileira e mundial. Pretende-se aqui também, conduzir o aluno ao entendimento das técnicas de cenários econômicos e suas perspectivas na gestão estratégica das corporações.
Perfil do Aluno
Profissionais que utilizam os conceitos de Economia em suas decisões e outros profissionais interessados em aprimorar os conhecimentos em Economia.
Investimento
R$ 1.200,00 à vista no boleto/cartão ou em até 12 vezes no cartão.
Metodologia
Um aspecto muito importante do curso a distância é sua metodologia de realização, ou seja, a sequência de processos que constroem junto ao aluno uma rotina de atividades com o objetivo de realizar um aprendizado de alto nível.
• Ênfase nas videoaulas para explicação dos principais conceitos do curso.
• Aulas com dinâmica muito próxima das aulas presenciais.
• Material de apoio exclusivo para o curso e associado aos vídeos.
• Material complementar atualizado.
• Tutor que auxilia o aluno na resolução de dúvidas.
• Quizzes para fixar o conteúdo e reforçar a aprendizagem.
• Fórum que estimula os debates, troca de ideias e conhecimento.
• Estudos de caso que aproximam a teoria e a prática.
Atividades
• Leitura - o participante deve ler com atenção os conteúdos, casos e conceitos que constam na apostila virtual do programa. O participante recebe a indicação de artigos, outros textos e vídeos que abordam o tema da aula.
• Videoaulas - que explicam o conteúdo.
• Fórum - aberto desde o primeiro momento, para que o aluno possa debater com seus colegas os desafios que enfrenta quanto a cada conteúdo abordado pelo curso.
• Exercícios e estudos de caso – estimulando a interação entre teoria e prática.
Sistema de Avaliação
As atividades dos participantes geram conceitos de notas. Para ser aprovado o aluno precisa obter nota mínima 7,0 no curso.
Prazo para conclusão do curso: 2 meses a partir do seu primeiro acesso (para cursos com CH até 16h) ou 6 meses a partir do seu primeiro acesso (para cursos com CH maiores que 20h).
Disciplinas
Economia Aplicada
Pré-requisitos:
• Disponibilidade de tempo para os estudos.
• Acesso à internet de boa qualidade.
Coordenador
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.