Diversidade e Inclusão: Como Entender e Como Implantar
Diversidade e Inclusão: Como Entender e Como Implantar
O mundo corporativo precisa acompanhar os avanços tecnológicos, ambientais e sociais, para que as organizações possam exercer seu papel no avanço da sociedade para patamares mais dignos para as pessoas e competitivos para as organizações.
O mundo globalizado, a proximidade entre diversas culturas e a convivência com pessoas tão distintas são excelentes oportunidades para que as organizações desenvolvam novos modelos de gestão, mais congruentes com suas atuais demandas.
Cientes das necessidades em dar voz e espaço à diversidade, sabedoras das oportunidades geradas ao integrar e incluir as diversidades, e atentas aos aspectos de justiça social envolvidos no tema, organizações em todo o mundo têm buscado formas de reconhecimento e inclusão em todas as esferas: gênero, raça, etnia, deficiência e preferências sexuais.
Embora o mundo todo clame por aceitação e inclusão do diverso, a maior parte das organizações ainda não encontraram formas viáveis para isso. A relativa novidade do tema provoca dúvidas e inquietações entre gestores, que agora têm na Diversidade e Inclusão metas muito desafiadoras.
É indispensável que organizações e seus gestores aprendam sobre o tema e se desenvolvam na criação de programas de diversidade, para que possam elaborar políticas e implantar, com sucesso, suas ações em D&I.
Embora o mundo todo clame por aceitação e inclusão do diverso, a maior parte das organizações ainda não encontraram formas viáveis para isso. A relativa novidade do tema provoca dúvidas e inquietações entre gestores, que agora têm na Diversidade e Inclusão metas muito desafiadoras. É indispensável que organizações e seus gestores aprendam sobre o tema e se desenvolvam na criação de programas de diversidade, para que possam elaborar políticas e implantar, com sucesso, suas ações em D&I.
O curso será ministrado por acadêmicos e profissionais experientes no tema, abordando os mais recentes modelos teóricos e as práticas inovadoras para implantação de programas de D&I em organizações. O curso inclui uma sessão de supervisão coletiva de projetos apresentados pelos alunos.
Objetivos
1. Oferecer conceitos, modelos e práticas de programas de Diversidade e Inclusão nas organizações, alinhados ao que há de mais recente e inovador.
2. Garantir a discussão e a implantação de programas de Diversidade e Inclusão nas organizações, em padrões éticos para a sociedade, dignos para os profissionais e viáveis para as organizações.
Perfil do Aluno
Profissionais interessados no tema e/ou responsáveis pela elaboração de estratégias ou implantação de programas de D&I em organizações.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com o sistema de avaliação adotado pela coordenação do curso.
Investimento
R$ 2.598,75,00 à vista no boleto ou cartão ou em até 6 vezes no cartão acrescido de encargos.
10% de desconto para pagamentos até o dia 05/08/2022. Utilize o código de desconto: FIATAD10
Metodologia
Aulas expositivas, discussões em grupo, estudos e supervisão de casos.
Sistema de Avaliação
Tendo em vista que se trata de curso EAD e exige somente conceito.
Cientes das necessidades em dar voz e espaço à diversidade, sabedoras das oportunidades geradas ao integrar e incluir as diversidades, e atentas aos aspectos de justiça social envolvidos no tema, organizações em todo o mundo têm buscado formas de reconhecimento e inclusão em todas as esferas: gênero, raça, etnia, deficiência e preferências sexuais.
Embora o mundo todo clame por aceitação e inclusão do diverso, a maior parte das organizações ainda não encontraram formas viáveis para isso. A relativa novidade do tema provoca dúvidas e inquietações entre gestores, que agora têm na Diversidade e Inclusão metas muito desafiadoras.
É indispensável que organizações e seus gestores aprendam sobre o tema e se desenvolvam na criação de programas de diversidade, para que possam elaborar políticas e implantar, com sucesso, suas ações em D&I.
Disciplinas
Diversidade e Inclusão: Como Entender e como Implantar
Coordenador
Profª. Drª. Tania Casado
Professora Titular da FEA/USP. Diretora do ECar - Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP. Assessora Técnica da Pró-Reitoria PRG/USP. Psicóloga, Mestre e Doutora em Administração (FEA/USP). Concluiu a Livre-Docência pela FEA/USP em 2019. Coordenadora do CarLab FEA/USP e CarLab FIA (Laboratório de Carreiras); Division Chair da Divisão de Carreiras do Grupo Mundial Academy of Management - AOM; Past Division Chair da Divisão de Carreiras CarDIv AOM; Program Chair da Divisão de Carreiras CarDiv; AOM Representative at Large da Divisão de Carreiras CarDiv AOM; Membro do Comitê Internacional da Divisão GDO (Gender and Diversity - Academy of Management); Membro do grupo Iberoamerican Academy of Management; Membro do grupo EGOS (European Group for Organization Studies). Coordenadora do Global Leadership & Organizational Behavior Effectiveness (GLOBE Project); Membro do grupo NACRA (North American Case Research Association); Membro e coordenadora no Brasil do grupo UFIRC (University Fellows International Research Consortium); Membro fundador do grupo internacional (Teaching Careers Community - AOM); Coordenadora para o Brasil do grupo 5C (Cross Cultural Collaboration on Contemporary Careers); Fundadora da organização PWN-Global (Professional Womens Network); Membro do Conselho do Departamento de Administração da FEA; Membro da Egrégia Congregação da FEA/USP; Presidente do Comitê de Ética da FEA. Publicou 27 artigos em periódicos especializados e 76 trabalhos em anais de eventos. Possui 11 capítulos de livros publicados. Orientou 18 dissertações de mestrado, 14 teses de doutorado, além de ter orientado 3 trabalhos de iniciação científica, 64 trabalhos de conclusão de curso de Graduação e 59 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Psicologia e Administração. Atualmente, conta com 4 orientações de Doutorado em andamento, 3 de Mestrado e 3 de Trabalho de Conclusão de Curso, além de um projeto de Iniciação Científica. Recebeu 38 prêmios e/ou homenagens, tanto no Brasil como no exterior. Atua na área de Administração, com ênfase em Gestão de Carreira. Em suas atividades profissionais interagiu com 98 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Autora do instrumento DTP®️ (Diagnóstico de Tipo Psicológico). Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Carreiras, Comportamento Organizacional, Desenvolvimento Gerencial, Tipos Psicológicos, Motivação, Psicologia.
Professora Titular da FEA/USP. Diretora do ECar - Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP. Assessora Técnica da Pró-Reitoria PRG/USP. Psicóloga, Mestre e Doutora em Administração (FEA/USP). Concluiu a Livre-Docência pela FEA/USP em 2019. Coordenadora do CarLab FEA/USP e CarLab FIA (Laboratório de Carreiras); Division Chair da Divisão de Carreiras do Grupo Mundial Academy of Management - AOM; Past Division Chair da Divisão de Carreiras CarDIv AOM; Program Chair da Divisão de Carreiras CarDiv; AOM Representative at Large da Divisão de Carreiras CarDiv AOM; Membro do Comitê Internacional da Divisão GDO (Gender and Diversity - Academy of Management); Membro do grupo Iberoamerican Academy of Management; Membro do grupo EGOS (European Group for Organization Studies). Coordenadora do Global Leadership & Organizational Behavior Effectiveness (GLOBE Project); Membro do grupo NACRA (North American Case Research Association); Membro e coordenadora no Brasil do grupo UFIRC (University Fellows International Research Consortium); Membro fundador do grupo internacional (Teaching Careers Community - AOM); Coordenadora para o Brasil do grupo 5C (Cross Cultural Collaboration on Contemporary Careers); Fundadora da organização PWN-Global (Professional Womens Network); Membro do Conselho do Departamento de Administração da FEA; Membro da Egrégia Congregação da FEA/USP; Presidente do Comitê de Ética da FEA. Publicou 27 artigos em periódicos especializados e 76 trabalhos em anais de eventos. Possui 11 capítulos de livros publicados. Orientou 18 dissertações de mestrado, 14 teses de doutorado, além de ter orientado 3 trabalhos de iniciação científica, 64 trabalhos de conclusão de curso de Graduação e 59 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Psicologia e Administração. Atualmente, conta com 4 orientações de Doutorado em andamento, 3 de Mestrado e 3 de Trabalho de Conclusão de Curso, além de um projeto de Iniciação Científica. Recebeu 38 prêmios e/ou homenagens, tanto no Brasil como no exterior. Atua na área de Administração, com ênfase em Gestão de Carreira. Em suas atividades profissionais interagiu com 98 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Autora do instrumento DTP®️ (Diagnóstico de Tipo Psicológico). Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Carreiras, Comportamento Organizacional, Desenvolvimento Gerencial, Tipos Psicológicos, Motivação, Psicologia.