Doutorado Profissional
em Gestão de NegóciosAprovado pela CAPES com nota 4, o Doutorado Stricto Sensu conta com mais de 40 anos de experiência da FIA, aliando teoria e prática a conhecimentos de excelência. O programa é formado por um corpo docente altamente qualificado de professores doutores formados pela USP, que possuem larga experiência em consultorias empresariais com padrões internacionais de qualidade.
Assimilar, desenvolver e disseminar conhecimentos práticos e teóricos no campo da gestão de negócios e da sustentabilidade, atendendo a pessoas e organizações, visando produzir impactos que contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e inclusiva, tanto no âmbito nacional quanto em uma perspectiva global.
Promover a educação voltada ao avanço profissional e acadêmico dos estudos em Administração e nas áreas que com ela guardam relação, especialmente a área de sustentabilidade, privilegiando o aprofundamento dos conhecimentos e a criação de novas teorias e práticas gerenciais.
Pessoas com larga experiência profissional, que já possuam mestrado (acadêmico ou profissional) e que queiram atingir o ápice da sua formação acadêmica, gerencial e pessoal.
Gestores
Diretores
Especialistas
Empreendedores
Pesquisadores
Professores
Conselheiros
O Processo Seletivo do Doutorado Profissional é feito em 6 etapas:
Análise do Currículo Lattes
Análise da Dissertação de Mestrado
e Artigos dela Decorrentes
Análise das Cartas de Recomendação:
Acadêmica e Profissional
Análise do Projeto de Pesquisa
Teste de Proficiência*
Entrevista
*Teste ANPAD é diferencial, possível dispensa do teste de proficiência.
Em caso de aprovação no processo seletivo, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos originais ou em cópias autenticadas, para formalização da matrícula no curso:
*Grade sujeita a alterações.
O Curso tem sua estrutura curricular básica com foco principal nas linhas de pesquisa GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS, MERCADO E GERAÇÃO DE VALOR e GESTÃO ESTRATÉGICA SOCIOAMBIENTAL, com ênfase em SUSTENTABILIDADE, visando o alinhamento desse curso com o curso de mestrado, cuja área de concentração está definida como GESTÃO DE NEGÓCIOS.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
DISCIPLINAS ELETIVAS
CRÉDITOS OPTATIVOS COMPLEMENTARES
I – INSTRUMENTAIS
Práticas para elaboração do Trabalho Final I
II – COMPETÊNCIAS CENTRAIS
Marketing Estratégico
III – COMPLEMENTARES
LP1 – Gestão Estratégica
Gestão de Carreira e Transição Profissional
Empresas e Tecnologias Exponenciais
LP2 – Mercados e Geração de Valor
Estratégia de Operações
Conheça o Corpo Docente do Doutorado FIA
Nossos professores possuem ótima capacitação técnica, acadêmica e didática, além disso você terá aulas com convidados do mercado para unir teoria e prática.
Presidente da FIA e professor sênior na FEA-USP, é doutor pela USP com pós-doutorado em Management pela Northwestern University. Especialista em gestão de inovação, projetos e política tecnológica, atua no PGT/USP e em programas internacionais como PUC Peru. É membro de conselhos globais de inovação e projetos, e diretor-presidente da FIA (2021-2025).
Esta área de concentração é estruturada para o estudo das teorias e das práticas de administração, com foco na gestão de negócios e no potencial das empresas públicas e privadas de promover ações sustentáveis. Os temas associados a sustentabilidade permeiam as análises que formam a competência central do programa de pós-graduação e geram novas perspectivas de investigação. A visão de gestão sustentável propicia a criação de produções acadêmicas, técnicas e tecnológicas contributivas para o desenvolvimento de pessoas e organizações preparadas para atuar de forma consciente e atenta a questões sociais, éticas e ambientais, essenciais ao atual mundo globalizado dos negócios.
Os estudos vinculados a esta linha de atuação se concentram no avanço de teorias e práticas gerenciais relativas à formulação, implementação e execução de estratégias, de forma sustentável, em suas três dimensões. A primeira delas diz respeito às decisões referentes ao tipo de negócio no qual a empresa deve atuar (estratégias corporativas). A segunda dimensão diz respeito às decisões relativas ao modo como a organização compete ou se posiciona no mercado com seu negócio (estratégias competitivas). E a terceira refere-se às decisões que sustentam as mudanças operacionais das organizações (estratégias funcionais). Nesta linha, o estudo dessas três dimensões tem a sustentabilidade como eixo norteador das pesquisas e do desenvolvimento de novas técnicas e produtos úteis para as empresas, pessoas e sociedade.
Os estudos vinculados a esta linha de atuação se concentram no avanço de teorias e práticas gerenciais associadas à cadeia de valor das organizações, considerando duas dimensões. A dimensão ‘Mercados’ compreende a necessidade de que os processos de negócios sejam eficientes e, ao mesmo tempo, sustentáveis. Os estudos associados a essa dimensão têm foco no consumidor e na adequada gestão dos esforços de inovação e marketing de uma organização. A segunda dimensão ‘Geração de Valor’ engloba os temas econômico-financeiro, ambiental e social, com o objetivo de gerar sustentabilidade aos negócios. Nesta linha, a análise dessas duas dimensões tem como base a necessidade de alinhamento da gestão às estratégias da organização, propiciando o desenvolvimento de novas técnicas e de produtos e práticas sustentáveis que favoreçam não somente as empresas, mas a sociedade como um todo.
Os estudos vinculados a esta linha de atuação se concentram no avanço de teorias e práticas com potencial de impulsionar a adoção de uma governança corporativa voltada à sustentabilidade, considerando duas dimensões. Na dimensão ‘Social’, as pesquisas são voltadas ao posicionamento da gestão de negócios na sociedade e à necessidade de que a organização assuma o papel de protagonismo ao promover ações que favoreçam não somente seu público interno, mas toda a comunidade na qual está inserida. A dimensão ‘Ambiente’ envolve análises voltadas à necessidade de eliminação de riscos que os produtos e serviços das organizações podem gerar ao meio-ambiente, englobando o ecossistema em que o negócio está inserido. Nesta linha, são considerados aspectos associados à consciência ética dos gestores, de forma a gerar o desenvolvimento de novas práticas que resultem em projetos sustentáveis, posicionados em organizações com ou sem fins lucrativos.