Estratégia e Organizações

O que é responsabilidade social corporativa como implementar nas empresas?

A responsabilidade social corporativa desponta quando as empresas decidem dar um passo além dos negócios e contribuir para um mundo melhor.

Pode ser ao adotar práticas sustentáveis, apoiar a comunidade local ou garantir um ambiente de trabalho saudável para os funcionários.

No fim das contas, é bom para todo mundo: a sociedade se beneficia, o meio ambiente agradece e a empresa ainda ganha pontos extras com o mercado.

Vale observar que, enquanto estratégia, a responsabilidade social corporativa vale muito a pena.

Como mostra uma pesquisa feita pela IBM, 80% das pessoas consideram que as empresas têm a responsabilidade de priorizar seus funcionários, o meio ambiente e a comunidade, da mesma forma que priorizam a entrega de lucro para seus acionistas.

Além disso, os bons exemplos de responsabilidade social corporativa não deixam dúvidas de que essa é uma abordagem de gestão que funciona.

É o que vamos mostrar a partir de agora, neste conteúdo que traz os seguintes tópicos:

  • O que é responsabilidade social corporativa?
    • Qual é a diferença entre responsabilidade social corporativa e filantropia?
  • Benefícios da responsabilidade social corporativa
  • Como implementar a responsabilidade social corporativa na sua empresa
  • Como medir o impacto das iniciativas de RSC?
  • Quais são os desafios comuns na implementação da RSC?
  • Exemplos de empresas com iniciativas de RSC de sucesso.

Continue lendo e saiba o que é responsabilidade social corporativa e muito mais!

O que é responsabilidade social corporativa?

Responsabilidade social corporativa (RSC) é um modelo de gestão de negócios que se caracteriza pelo comprometimento nas esferas social, legal e ambiental.

Ela coloca os diferentes tipos de responsabilidade social como prioridade nos esforços de uma empresa, que se posiciona no mercado evidenciando sua preocupação com aspectos que vão além dos tradicionais objetivos de negócio.

Afinal, é muito melhor ter uma empresa que assume seu papel como agente de transformação e de promoção de uma vida melhor e mais justa para todos do que uma que só se preocupa com os lucros.

Ao integrar responsabilidade social em suas estratégias, as empresas contribuem para o desenvolvimento sustentável e melhoram sua reputação perante consumidores e stakeholders.

Qual é a diferença entre responsabilidade social corporativa e filantropia?

Embora exista uma pegada filantrópica, a responsabilidade social corporativa não pode ser enquadrada exatamente nesse tipo de benfeitoria.

Ela afeta a forma como a empresa conduz seus negócios, visando sustentabilidade a longo prazo e impacto positivo na sociedade.

Por sua vez, a filantropia corporativa envolve doações voluntárias de recursos financeiros, bens ou tempo para apoiar causas sociais, culturais ou ambientais.

Filantropos como Bill Gates e Elon Musk beneficiam a sociedade por meio principalmente de aportes financeiros em projetos sociais e doações.

Então, há uma diferença importante: enquanto a filantropia é uma ação específica e geralmente externa às operações principais da empresa, a RSC é integrada ao modelo de negócios, influenciando decisões e práticas cotidianas.

Benefícios da responsabilidade social corporativa

Responsabilidade social corporativa: mais que negócios, uma estratégia para impactar positivamente sociedade e meio ambiente.

Como mostra um estudo publicado na Revista Metropolitana de Sustentabilidade, existe uma percepção por parte do público de que as empresas precisam assumir seu papel nas questões sociais.

A marca que for gerida pela perspectiva da responsabilidade social corporativa tem assim mais chances de atrair clientes fiéis.

A fidelização está ligada a uma visão positiva que os consumidores têm sobre uma empresa socialmente responsável.

Entenda na sequência dos desdobramentos disso e de que forma a responsabilidade social corporativa pode impactar um negócio.

Melhora na imagem da marca

Um estudo publicado pela Revista Brasileira de Marketing sugere que a responsabilidade social corporativa tem efeitos positivos sobre a imagem de uma marca.

A empresa socialmente responsável é mais consciente sobre o seu papel porque orienta suas ações e decisões não apenas motivada pelo lucro.

Na verdade, as empresas geridas dessa forma condicionam sua lucratividade aos impactos de suas atividades sobre a sociedade e o meio ambiente.

Com isso, a tendência é que elas passem a ser vistas não só como empresas, mas como autênticos agentes de transformação social.

Aumento da lealdade dos clientes

Os estudos que citamos mostram que responsabilidade social corporativa é um bom negócio porque leva à fidelização.

Fidelizar é a melhor estratégia de vendas, já que, como aponta a TI Inside, custa 25 vezes menos do que conquistar novos clientes.

Nada melhor para isso do que investir na sociedade, até porque é dela que a empresa tira os lucros, gerando valor para acionistas.

A responsabilidade social corporativa é, nesse aspecto, o caminho mais seguro para transformar os clientes em defensores de uma marca.

Atração e retenção de talentos

Uma matéria da Valor Econômico mostra que 48% dos brasileiros recusariam trabalhar em uma empresa não alinhada a valores sociais e ambientais.

Essa é mais evidência de que responsabilidade social e corporativa é fundamental não apenas para conseguir clientes, mas para atrair e reter os melhores profissionais.

O turnover é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam, ainda mais porque boa parte da geração Z, como revela uma publicação da Isto É, troca de emprego a cada 3 meses.

Ser ambiental e socialmente responsável é, nesse contexto, uma forma de ser uma verdadeira marca empregadora, mostrando-se mais atrativa para o mercado.

Redução de custos operacionais

Não é novidade que as práticas operacionais alinhadas aos princípios de responsabilidade social e corporativa geram economia.

Um dos melhores exemplos disso é o hábito de poupar energia, por meio de ações simples como manter luzes apagadas e controlar o uso do ar condicionado.

A água também é um recurso a ser sempre poupado, por meio do reaproveitamento e do uso racional.

Medidas que as empresas podem adotar a qualquer hora, com bons resultados em termos de economia e redução dos custos relacionados ao negócio.

Vantagem competitiva

Pelo que vimos, as pessoas se sentem atraídas por empresas engajadas nas práticas de responsabilidade social e corporativa.

Isso vale para clientes, profissionais, talentos e, não menos importante, para investidores.

Um bom exemplo disso vem do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, cuja rentabilidade é 28,42 pontos percentuais maior do que o Índice Bovespa convencional.

Ser social e ambientalmente sustentável é, portanto, um fator a mais para se posicionar no mercado de forma competitiva.

Acesso a novos mercados

As principais economias do mundo têm legislações ambientais bastante severas, como mostra o relatório O Licenciamento Ambiental nos Países do G7, do Portal da Indústria.

Portanto, uma empresa que planeja se instalar ou expandir suas operações para os grandes mercados precisa o quanto antes se ajustar a essas exigências.

As que já têm implementados mecanismos de RSC saem na frente, pois estão habituadas às práticas sustentáveis em suas rotinas.

Por sua vez, aquelas que ainda não se enquadraram podem acelerar o processo, começando por uma auditoria interna para detectar onde precisam melhorar nos quesitos de responsabilidade ambiental e social.

Melhoria do ambiente de trabalho

Os bons exemplos de responsabilidade social corporativa deixam claro que essa é uma maneira também de melhorar o ambiente organizacional.

Assim sugere uma publicação do portal Terra, segundo a qual espaços com árvores e áreas verdes melhoram a saúde e o bem-estar físico e mental.

Um desses benefícios é a redução do calor, com uma diminuição de até 4º nos ambientes que contam com maior cobertura vegetal.

É mais uma forma de tornar a sua empresa atrativa para os melhores talentos, para o mercado e para potenciais investidores.

Atendimento a exigências legais e regulatórias

Estar em conformidade com as leis ambientais é algo que por si só pode não chamar muita atenção.

Do contrário, quando uma empresa é flagrada agindo contra a lei, a tendência é de que a repercussão seja muito maior.

Os princípios de responsabilidade social e corporativa são, dessa forma, uma garantia de que a empresa mantenha sua boa reputação intacta.

Isso porque negócios geridos a partir dessa abordagem são, necessariamente, cumpridores de suas obrigações, principalmente nos âmbitos social e ambiental.

Aumento do valor de mercado

Como evidencia o ISE B3, empresas que zelam pela RSC têm valor de mercado mais alto.

Elas conseguem isso por meio de políticas de transparência sobre seus resultados e suas operações

Assim, o mercado, os clientes e os stakeholders tendem a confiar mais na marca, fazendo com que ela ganhe mais valor.

Lembrando que esse aumento não se dá apenas pela valorização dos papéis na bolsa de valores.

Tão importante quanto é a valorização em termos imateriais, na forma de uma imagem sólida e de uma empresa confiável em todos os sentidos.

Contribuição para o desenvolvimento sustentável

As empresas pautadas pela RSC adotam diferentes tipos de responsabilidade social para nortear suas ações afirmativas junto às comunidades.

Elas podem, nesse sentido, reverter para as regiões em que estão inseridas investimentos em educação e saúde.

A ArcelorMittal é um bom exemplo disso, com suas ações sociais junto às comunidades nas regiões em que atua.

Iniciativas como essa mostram que a empresa não está preocupada somente com seus lucros.

Pelo contrário, evidenciam que elas estão engajadas com o desenvolvimento sustentável, promovendo a educação para que as gerações futuras tenham perspectivas melhores.

Como implementar a responsabilidade social corporativa na sua empresa

Adote práticas de responsabilidade social corporativa e transforme sua empresa em agente de mudança sustentável.

Os diversos tipos de responsabilidade social comprovam que essa é uma abordagem que funciona.

Como fazer, então, para implementá-las do jeito certo e ter os resultados esperados?

É o que você vai saber a seguir.

1. Avaliação do impacto social e ambiental da empresa

A RSC é definida a partir do ponto em que a empresa realiza um diagnóstico sobre as implicações sociais e ambientais geradas pelas suas atividades.

Uma mineradora, por exemplo, tem um impacto ambiental muito mais sério do que uma startup do ramo financeiro.

Avaliar esses impactos e a sua real extensão é, nesse caso, a primeira medida a ser tomada para que se possa mitigá-los.

2. Definição de metas e objetivos claros

As metas devem ser mensuráveis, alcançáveis e ter prazos definidos, permitindo o monitoramento do progresso e a avaliação dos resultados.

Ao estabelecer objetivos claros, a empresa pode direcionar recursos de forma eficaz, engajar funcionários e stakeholders e demonstrar compromisso genuíno com a responsabilidade social.

Por exemplo, pode-se definir metas em termos sustentáveis, principalmente em relação às emissões de carbono.

Essa clareza também facilita a comunicação interna e externa, reforçando a transparência e a credibilidade da empresa.

3. Envolvimento de colaboradores e stakeholders

A RSC funciona melhor quando a gestão do negócio se aproxima do modelo horizontal.

Nele, a hierarquia importa menos do que o conhecimento que cada um tem e como as pessoas podem contribuir para o sucesso de um projeto.

Assim, fica mais fácil envolver todos nas medidas visando o bem-estar social e ambiental que a empresa vier a adotar.

4. Comunicação das iniciativas ao público

Não faria muito sentido abraçar a RSC se isso ficasse restrito apenas ao conhecimento das pessoas dentro da empresa.

A etapa final do ciclo de ações e estratégias, nesse caso, é a divulgação das medidas adotadas, até para seguir o princípio da transparência que compõe a RSC e também as práticas ESG.

Mas o trabalho não termina aqui, já que as boas práticas sociais e ambientais podem ser sempre melhoradas e renovadas.

Como medir o impacto das iniciativas de RSC?

Pelos exemplos de responsabilidade social corporativa que conhecemos, fica claro que não se pode obter sucesso sem medir os resultados das ações.

O impacto das iniciativas de RSC pode ser medido utilizando indicadores de desempenho alinhados aos objetivos sociais, ambientais e econômicos da empresa.

Ao analisar métricas como as citadas abaixo, é possível avaliar a eficácia das ações implementadas:

  • Satisfação dos funcionários
  • Diversidade e inclusão
  • Bem-estar dos colaboradores
  • Investimento em comunidades locais
  • Redução de emissões de CO₂
  • Consumo de energia
  • Gestão de resíduos
  • Uso eficiente de recursos hídricos
  • Redução de custos operacionais
  • Aumento de receita
  • Acesso a incentivos fiscais
  • Índice de satisfação do cliente (NPS)
  • Classificação em rankings de sustentabilidade
  • Índice de conformidade legal.

A interpretação desses dados permite compreender o alcance dos resultados e orientar decisões futuras para maximizar o impacto positivo na sociedade.

Quais são os desafios comuns na implementação da RSC?

Para empresas que não têm uma cultura consolidada nesse aspecto, posicionar-se como uma marca sustentável e socialmente responsável requer um amplo processo de reestruturação.

Também a implementação da responsabilidade social corporativa enfrenta desafios como a falta de comprometimento ou entendimento por parte da alta administração, o que dificulta a integração das práticas sustentáveis na estratégia central do negócio.

Além disso, medir e comunicar o impacto das iniciativas pode ser complexo, exigindo recursos e expertise que nem todas as empresas possuem.

Há também o desafio de equilibrar os objetivos financeiros de curto prazo com metas sociais e ambientais de longo prazo, bem como engajar efetivamente os stakeholders.

Superar a percepção de que a RSC é apenas uma estratégia de marketing é necessário para garantir autenticidade e evitar críticas de greenwashing.

Conclusão

A responsabilidade social e corporativa é o caminho do bem.

Se você quer que sua empresa seja bem vista no mercado, invista nessa ideia.

Outro investimento com retorno praticamente garantido que você pode fazer é em formação para atuar em um mercado cada vez mais engajado socialmente.

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Leia sempre os artigos do blog da FIA e tenha informação estratégica para orientar você na vida, carreira e negócios.

FIA

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

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