A Pós-Graduação Lato Sensu em Marketing Estratégico atende a uma demanda crescente das empresas por profissionais altamente capacitados e técnicos em conhecimentos de marketing estratégico.
O curso visa ampliar a visão sobre o papel estratégico do marketing nas organizações, indo além da percepção comum de que se trata apenas de uma área comercial voltada para comunicação, publicidade ou propaganda. Com disciplinas abrangentes e atualizadas, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seu conhecimento e adquirir habilidades essenciais para impulsionar o sucesso de suas empresas. Com conteúdo que envolve avaliação estratégica do mercado, passando pelo posicionamento competitivo até análise de mercados e do comportamento do consumidor.
Nosso objetivo central é levar o aluno a um patamar diferenciado no mercado. Isso se dá a partir dos professores do curso, os quais podem ser profissionais com anos de experiência no mercado, acadêmicos altamente qualificados com mestrado e doutorado e consultores com larga experiência na gestão de Marketing. Essa conjunção de professores proporciona um aprendizado que nenhum outro curso é capaz de proporcionar. Além disso, nosso curso traz algo que não se oferece em outros cursos: atividades extra-classe. Ao longo do curso serão preparadas experiências em que o aluno poderá vivenciar, desde visitas às empresas, live-cases, competições internacionais, etc.
Objetivos
O curso oferece uma ampla variedade de disciplinas que visam fornecer aos participantes uma visão geral abrangente do marketing estratégico em setores diversos e no contexto B2B. Desde a análise de cenários e tendências até a identificação e segmentação de clientes, passando pela análise da indústria e pela avaliação do potencial de mercado, as disciplinas abordam os principais elementos que compõem uma estratégia de marketing bem-sucedida.
Perfil do Aluno
O requisito básico para fazer parte deste curso é ter formação superior. O curso visa, portanto, preencher uma lacuna existente no mercado, oferecendo uma formação abrangente e atualizada em marketing estratégico para profissionais de marketing e para aqueles que desejam avançar em suas carreiras, alinhando suas habilidades técnicas com uma visão estratégica de marketing
Metodologia
A metodologia do curso está focada em três pilares centrais: aulas com atividades didáticas dinâmicas, discussão e apresentação de casos, experiências de aprendizado. As aulas terão como característica central a divisão entre uma parte expositiva, onde o professor irá apresentar o conteúdo, e uma parte prática. Nesta parte os alunos terão a oportunidade de interagir com os colegas de curso e de forma mais próxima com o professor, treinando suas habilidades de comunicação e trabalho em equipe. As experiências de aprendizado envolvem atividades diversas que serão programadas ao longo do curso e que não acontecem dentro da sala de aula. Essas atividades terão como pano de fundo o desafio de colocar o aluno em contato direto com o mercado e com o que há de mais avançado na área de Marketing e Moda.
Sistema de Avaliação
A avaliação é centrada no aluno, procurando identificar suas potencialidades e os pontos onde deve melhorar. Desta forma, cada avaliação realizada, seja via prova, trabalho em grupo ou outra atividade, terá como função direcionar o aluno para onde ele deve dedicar seus esforços para se tornar um profissional de marketing mais qualificado. Essas avaliações não se prenderão apenas aos conhecimentos teóricos adquiridos, mas também ao desenvolvimento de habilidades comportamentais, como trabalho em equipe e comunicação. Este esforço adicional de avaliação traz como benefício aumentar a autonomia do aluno para quando precisar se posicionar dentro de uma organização, aumentando sua empregabilidade e seu valor no mercado como colaborador.
Experiência do Ciente
Marketing Experiencial e Sensorial
Gestão Estratégica de Segmentos e a Jornada do Cliente - UX e CX
Gestão de Marketing de Serviços com Foco no Consumidor
Gestão de Canais e Martech
Data Based Decision Making
Marketing Technology para Transformação de Negócios
Estratégias de Gestão de E-commerce
Marketing Digital
Planejamento e Gerenciamento da Aquisição de Clientes ao Utilizar Estratégias de Marketing Digital
Gerenciando a Retenção e Monetização ao Utilizar Estratégias de Marketing Digital
Consumidores e Ativismo de Marca no Ambiente Digital
Construção de Valor em Marketing
Desenvolvimento e Gestão de Produtos e Portfólios
Estratégias de Preços que Geram Valor
Gestão Estratégica de Canais de Distribuição e Trade Marketing
Comunicação de Valor em Marketing
O Papel das Mídias Sociais na Comunicação da Empresa
Desafios para a Construção de um Posicionamento Vencedor
Brand Equity - Estratégias para Construir Valor
Branding - Construção de Marcas
Gestão da Marca Corporativa
Construção da Identidade de Marca
Marketing e Estratégia Corporativa
Marketing e Posicionamento Estratégico
Marketing Estratégico
Análise de Cenários e Tendências
Estratégias de Análise e Segmentação de Mercado
Planejamento Estratégico em Marketing
Análise e Planejamento de Recursos e Capacidades Organizacionais
Diferenciação Competitiva
Comunicação e Negociação Eficaz com Clientes Estratégicos
Top Trends em Marketing
Marketing Pessoal
Data-Driven Marketing Strategy
Imersão Marketing 360º
Fundamentos do CMO - Chief Marketing Officer
Tendências Digitais na Comunicação e Marketing
Growth Marketing
Branding - Desafios Contemporâneos
Brand Equity e Posicionamento de Marca
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Inscrição gratuita;
Análise curricular;
Entrevista com a coordenação do curso.
Apresentação
O corpo docente é composto por professores com nível de mestrado, doutorado e reconhecida capacidade técnica da FIA e FEA/USP, com grande conhecimento teórico e ampla experiência de mercado comprovada. O corpo docente é composto por professore com nível de mestrado, doutorado e reconhecida capacidade técnica da FIA e FEA/USP, com grande conhecimento teórico e ampla experiência de mercado comprovada.
Coordenador
Prof. Dr. Andres Rodriguez Veloso
Professor Titular da Universidade de São Paulo, Vice-Chefe do Departamento de Administração da FEA-USP, Professor de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da FEA-USP, Representante eleito do Brasil na European Marketing Association (EMAC). Tem diversos livros, capítulos de livro, artigos em revistas e em congressos nacionais e internacionais. Tem como linha de pesquisa o estudo do Comportamento do Consumidor, Estratégia de Marketing e questões éticas que envolvem o Marketing. Especialista em Pesquisa de Marketing, Estratégia de Marketing e Planejamento de Marketing.
Professor Titular da Universidade de São Paulo, Vice-Chefe do Departamento de Administração da FEA-USP, Professor de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da FEA-USP, Representante eleito do Brasil na European Marketing Association (EMAC). Tem diversos livros, capítulos de livro, artigos em revistas e em congressos nacionais e internacionais. Tem como linha de pesquisa o estudo do Comportamento do Consumidor, Estratégia de Marketing e questões éticas que envolvem o Marketing. Especialista em Pesquisa de Marketing, Estratégia de Marketing e Planejamento de Marketing.