Pós Graduação Presencial, Semipresencial e EAD é FIA
Quer saber um pouco mais sobre pós-graduação, seus diferentes tipos e como funciona? Nesta página a equipe da Fundação Instituto de Administração (FIA) elencou algumas das informações mais importantes sobre o assunto. Veja só!
O que é curso de pós-graduação?
A pós-graduação, como o próprio nome sugere, é uma complementação à formação acadêmica. Este é um termo amplo, que pode englobar diversas modalidades de pós, como a especialização, o mestrado, o doutorado e o MBA.
Qualquer pessoa com graduação concluída, independente da sua área de formação, pode cursar uma pós-graduação.
O intuito da pós é ajudar você a continuar aprofundando e desenvolvendo os seus conhecimentos sobre determinado campo de estudo, focar em uma área específica e ajudar a tornar-se um profissional ainda mais valioso para o mercado.
Qual a diferença entre pós-graduação stricto sensu e lato sensu?
Todos os tipos de pós-graduação se dividem em dois principais pólos: stricto sensu e lato sensu.
Enquanto a pós stricto sensu é voltada para atividades de pesquisa e desenvolvimento acadêmico, a lato sensu é voltada para o mercado de trabalho.
Veja as principais diferenças entre elas:
Pós-graduação stricto sensu
Dentro dos cursos de pós-graduação stricto sensu, você encontrará os programas de mestrado e doutorado, passos essenciais para aqueles que buscam trilhar uma carreira científica, ou na docência.
Pós-graduação lato sensu
As pós lato sensu envolvem os cursos voltados para aplicações práticas de mercado. Os Master Business Administration (MBA) são bons exemplos de cursos do tipo.
Essas pós-graduações são boas opções para profissionais que desejam alcançar cargos de liderança, ou apenas buscam uma especialização na área.
Como funciona a pós-graduação?
Cada curso de pós-graduação funciona de uma maneira diferente, desde o ingresso até as avaliações finais. Apesar disso, temos algumas dicas que vão te ajudar a entender melhor o funcionamento geral desse tipo de curso.
Conheça agora as principais etapas de um curso de pós-graduação:
Método de ingresso
Se estamos falando de cursos de especialização, o método de ingresso costuma ser feito por meio de prova ou entrevista com a coordenação, ou seja, o seu acesso é bastante democratizado.
Enquanto isso, para modalidades como o mestrado e o doutorado, podem ser necessárias a apresentação de projetos de pesquisa, entrevistas com uma banca de professores e a análise de perfil de cada candidato.
Os cursos de MBA também são mais seletivos; alguns deles também fazem uma análise de currículo, demandando que candidatos tenham alguma experiência no mercado de trabalho antes de se candidatar para uma vaga.
Duração do curso
A duração do curso de pós-graduação vai variar de acordo com a instituição escolhida, o curso e outras variáveis.
Para cursos lato sensu, o Ministério da Educação (MEC) determina que a carga horária mínima seja de 360 horas-aula e, no mínimo, 6 meses. Enquanto isso, para cursos stricto sensu, a duração pode variar entre 18 a 24 meses para mestrados e 25 a 42 meses para doutorados.
Modelo de aulas
Os cursos de pós-graduação apresentam proporções diferentes de prática e teoria, a depender da área de atuação escolhida. Cursos voltados para o mercado tendem a ser mais práticos, enquanto as pós focadas no desenvolvimento científico, adquirem um caráter mais teórico.
Avaliação
Dentre os métodos de avaliação mais populares em cursos de pós-graduação estão as provas, os trabalhos em grupo, os seminários e as produções de artigos científicos.
Os métodos podem variar de acordo com o tema de sua pós e os métodos aplicados por cada professor.
Trabalho de conclusão
Nos cursos de pós-graduação, o trabalho final não é mais obrigatório. Porém, há instituições de ensino que podem exigir um trabalho de conclusão de curso se o projeto pedagógico assim prever.
Pós-graduação EaD e semipresencial
A maioria das instituições de ensino superior, como a FIA, oferecem cursos de pós-graduação a distância ou mesmo semipresencial.
Se você precisa de mais flexibilidade para estudar, essa é a modalidade ideal para adequar à sua rotina. Contudo, lembre-se que é preciso ter bastante organização e disciplina para se dedicar aos estudos.
Outra vantagem é que você terá acesso ao diploma ou certificado de curso com a mesma validade do curso presencial, mas por um custo mais baixo.
Só tenha certeza de que você escolheu um curso reconhecido pelo MEC, como é o caso dos cursos de pós-graduação da FIA!