O Agronegócio brasileiro possui grande relevância econômica, devendo ainda crescer em ritmo acelerado nos próximos anos, devido à demanda por seus produtos e maior produtividade, decorrente da utilização de novas tecnologias. Com isso, cada vez mais haverá integração entre as empresas do setor e o Mercado Financeiro, por meio de fundos de investimento, títulos de dívida, ações das empresas, derivativos e outros produtos.
A compreensão dos aspectos relacionados à gestão financeira e aos produtos financeiros é fundamental para capacitar os profissionais para atuar nesse processo de integração. Por isso, o MBA em Finanças Aplicadas ao Agronegócio se destina a proporcionar essa capacitação aos profissionais do Mercado Financeiro, para conhecerem a dinâmica do agronegócio, e aos profissionais do agronegócio, para conhecerem melhor os conceitos e produtos financeiros.
O curso tem como diferencial uma abordagem integrada, construída a partir da união de profissionais e professores do Mercado Finaceiro e do Agronegócio, visando justamente à maior conexão entre conceitos e técnicas de Finanças e o conhecimento do Agronegócio. Seu conteúdo abrange desde a compreensão das cadeias do agronegócio, formação de preços até a avaliação das empresas do setor e adoção de avançadas estratégias com derivativos.
Além disso, o curso tem como diferencial a utilização das mais atuais técnicas didáticas, no mais moderno estúdio educacional do Brasil, para a produção de aulas gravadas, que podem ser assistdas a qualquer momento pelo participante. Assim, promove a maior flexibilidade e garante a assimilação dos conteúdos.
O curso tem ainda como diferencial a realização de aulas ao vivo, permitindo a interação com os professores e a discussão de temas atuais sobre cada uma das disciplinas.
Objetivos
O curso tem como objetivo capacitar os profissionais a compreender de forma ampla os aspectos relacionados a Finanças para as empresas do Agronegócio. O curso visa ainda promover a integração de conhecimentos entre Finanças Corporativas, Mercado Financeiro, Economia, Agronegócio e especificamente a atividade Agropecuária. Com isso, o curso formará gestores capacitados a tomar decisões estratégicas sobre proteção contra riscos, potencializar a rentabilidade e captar recursos para investimento.
Perfil do Aluno
O público alvo do curso é composto por profissionais atuantes no Mercado Financeiro, com ênfase em operações relacionadas ao agronegócio, como por exemplo:
- Traders ou brokers que atuam com ativos e derivativos de agronegócio.
- Profissionais de backoffice que necessitam compreender sobre os produtos do agronegócio.
Outro grupo é composto por profissionais de finanças atuantes em empresas da cadeia do agronegócio, que necessitam compreender mais sobre o setor e as características dos produtos financeiros.
Um terceiro grupo é composto por profissionais e empresários do agronegócio, interessados em compreender como os produtos financeiros podem acrescentar valor, auxiliar na captação eficaz de recursos e mitigar riscos aos quais o negócio está exposto.
Por fim, podem fazer parte do curso outros profissionais que desejam compreender melhor as finanças para as empresas do Agronegócio, ou investidores interessados em aplicar seus recursos em ativos relacionados às empresas do setor.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com o sistema de avaliação adotado pela coordenação do curso.
Metodologia
A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.
Sistema de Avaliação
Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).
Disciplinas
Estratégia Empresarial
Uso de Dados na Gestão de Negócios
Gestão do Capital Humano e Liderança
Governança Corporativa e Valor da Empresa
Empreendedorismo e Plano de Negócios
Tomada de Decisão e Negociação
Agronegócio no Brasil e no Mundo e ESG
Contabilidade e Finanças no Agronegócio
Mercado Financeiro e de Capitais e o Agronegócio
Economia e Cenários Econômicos para o Agronegócio
Derivativos Aplicados ao Agronegócio
Preços no Agronegócio e Fontes de Financiamento
Avaliação de Empresas do Agronegócio
Seguro Rural e Fundos de Investimentos no Agronegócio - FIAGRO
Game-Based Learning e Simulação Empresarial
Trabalho de Conclusão de Curso
Pré-requisitos:
• Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
• Experiência profissional relevante superior a 5 anos
• Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
Seleção:
Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição.
Apresentação
O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.
Coordenador
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.