O setor financeiro é competitivo e inovador, exigindo que os profissionais tenham foco tanto no cliente quanto no resultado. O MBA Banking da FIA é estruturado para atender às necessidades das principais áreas de atuação de uma instituição financeira e fornecer a formação necessária para quem busca ascender no mercado financeiro.
Este programa consolida competências essenciais de um MBA em Finanças e Investimentos, preparando o profissional para os cargos de liderança e desafios estratégicos do setor com o selo de excelência da FIA.
Informações:
| Inscrições até: | Inscrições abertas |
| Início das aulas: | 17/09/2026 |
| Duração: | 18 meses |
| Carga horária: | 500 horas |
| Local: |
EAD
|
| Dias e horários: |
Terça-Feira 19h00 às 23h00 Quinta-Feira 19h00 às 23h00 |
| Programa do curso Faça sua Inscrição | |
Diferenciais
O MBA Banking da FIA é uma formação estratégica desenhada para profissionais que buscam o topo da carreira no setor bancário. O programa oferece uma visão profunda sobre a gestão de instituições financeiras, combinando teoria de ponta com a prática necessária para liderar em um mercado inovador e competitivo.
É o caminho ideal para quem busca um MBA em Finanças e Investimentos com reconhecimento internacional.
Objetivos
Perfil do Aluno
Certificação
Investimento
Metodologia
Sistema de Avaliação
Após a inscrição pelo site, o candidato ao curso faz uma entrevista com um de seus coornedadores. O perfil do aluno deve ser compatível com o público alvo do MBA Banking. Especificamente, é importante que a carreira do aluno (passada, atual, futura) seja consistente com os objetivos do curso. O aluno deve ter competências pessoais, como de raciocínio, de comunicação e resiliência. É necessária uma graduação superior em qualquer área, não sendo necessária a revalidação nos casos de graduação no exterior.
Apresentação
O corpo docente é formado por professores titulados da FEA e de outras unidades da USP, bem como por profissionais de reconhecida capacidade no Setor Financeiro. No MBA Banking, mais de 75% do corpo docente possui o título de mestre ou doutor. Os professores são alocados em função de sua sólida formação conceitual, da sua experiência prática nos assuntos que ministram e da sua competência didática.
Prof. Dr. Roy Martelanc
Doutor (98), mestre (94) e graduado (85) em administração pela FEA/USP e engenheiro naval (83) pela Escola Politécnica da USP. É professor de finanças da FEA/USP (desde 90), tanto na graduação como no doutorado, onde foi coordenador da área de finanças (10-14 e 00-01). É coordenador de projetos da FIA (desde 90), onde foi diretor de operações e educacional (02-08) e é membro do conselho curador (desde 08). Foi conselheiro de administração do Banco Pan (10-13), conselheiro da Acrefi (05-09), steering director do PRMIA (08-11). É coordenador da divisão de finanças da ANPAD (desde 15) e foi coordenador da área de finanças do SemeAd (12-14). Em finanças do setor privado atua principalmente na estruturação e reestruturação de empresas e empreendimentos. Em finanças do setor público, atua principalmente com resultados econômico-sócio-ambientais. É autor de livros, dentre os quais Avaliação de Empresas (10), e de artigos publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais.
Este curso é voltado para profissionais que já atuam ou desejam ingressar no ecossistema bancário e financeiro. É ideal para gestores, analistas, consultores e empreendedores que buscam alta performance em posições de decisão. O programa atende tanto quem busca especialização técnica quanto quem foca em liderança no Mercado Financeiro.
Diferente de um curso de finanças e investimentos comum, o diferencial da FIA está no equilíbrio entre o rigor acadêmico da USP e a experiência prática de mercado. O corpo docente é formado por profissionais que ocupam cargos de liderança, garantindo que o conteúdo seja aplicado aos desafios reais das instituições atuais, além de oferecer um networking de elite.
Sim. O MBA Banking da FIA é uma pós-graduação lato sensu totalmente reconhecida pelo MEC, seguindo a Resolução CNE/CES nº 1. Isso garante que seu certificado tenha validade nacional e internacional, agregando alto valor ao currículo acadêmico e profissional.
O programa desenvolve a visão analítica e estratégica necessária para ocupar cargos de alta gerência e direção. Ao dominar áreas como Risco de Crédito, Tesouraria e Estratégia Bancária, você se torna um profissional raro e altamente disputado, acelerando sua ascensão em um mercado que valoriza a formação de excelência da FIA.
Com certeza. A matriz curricular foi desenhada para cobrir todas as frentes: de Bancos Comerciais e de Investimentos a Fintechs e Gestoras de Ativos. O aluno desenvolve competências para atuar em tesouraria, gestão de riscos, análise de crédito e governança, sendo uma formação completa para qualquer MBA Mercado Financeiro.
Sim. A metodologia privilegia a aplicação real dos conceitos por meio de estudos de casos nacionais e internacionais, resolução de exercícios complexos e discussões em tempo real. O objetivo é garantir que o aluno saiba aplicar a teoria na tomada de decisão estratégica do dia a dia corporativo.
Sim. Mesmo na modalidade EAD, as aulas são 100% ao vivo, permitindo contato direto com os professores e debates entre a turma. Essa interação é um dos pilares do curso, pois a troca de experiências entre profissionais de diferentes instituições enriquece o aprendizado e fortalece a rede de contatos.
Os egressos do curso estão preparados para assumir cargos de Alta Gerência, Diretoria, Gestão de Portfólios, Analista de Investimentos Sênior e posições estratégicas em áreas de Compliance e Risco. A formação em um MBA em Gestão Financeira de peso abre portas para as maiores instituições do país.
Sim. Para profissionais que vêm de outras áreas da administração ou economia, este MBA em Investimentos fornece a base técnica e regulatória necessária para realizar uma transição de carreira segura, oferecendo o conhecimento específico sobre o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional e das operações bancárias.
O título concedido é de MBA (Master of Business Administration), que no Brasil é classificado como uma pós-graduação lato sensu. Ele atesta que você é um especialista com visão de gestão e negócios, sendo o padrão ouro para quem busca ascensão executiva.
Sim, a FIA oferece condições exclusivas, como descontos para matrículas antecipadas e parcerias com diversas instituições conveniadas. Além disso, há opções de parcelamento facilitado no boleto bancário ou cartão de crédito para viabilizar seu investimento na carreira.
O networking é um dos maiores ativos deste MBA Banking. Por ser uma turma de número limitado e composta por profissionais que já possuem experiência relevante, a troca de informações e a indicação de oportunidades entre os alunos e o corpo docente ocorrem de forma natural e frequente.
Vale a pena para quem busca protagonismo no setor financeiro. Em um mercado onde a confiança e a competência técnica são moedas de troca, ter um título da FIA significa dominar as ferramentas mais modernas de gestão financeira e estar pronto para os maiores desafios da carreira em Finanças e Investimentos.
Rafaela de Melo Correia
(11) 3251-0665
WhatsApp (11) 94056-2744
Prof. Dr. Roy Martelanc

Doutor (98), mestre (94) e graduado (85) em administração pela FEA/USP e engenheiro naval (83) pela Escola Politécnica da USP. É professor de finanças da FEA/USP (desde 90), tanto na graduação como no doutorado, onde foi coordenador da área de finanças (10-14 e 00-01). É coordenador de projetos da FIA (desde 90), onde foi diretor de operações e educacional (02-08) e é membro do conselho curador (desde 08). Foi conselheiro de administração do Banco Pan (10-13), conselheiro da Acrefi (05-09), steering director do PRMIA (08-11). É coordenador da divisão de finanças da ANPAD (desde 15) e foi coordenador da área de finanças do SemeAd (12-14). Em finanças do setor privado atua principalmente na estruturação e reestruturação de empresas e empreendimentos. Em finanças do setor público, atua principalmente com resultados econômico-sócio-ambientais. É autor de livros, dentre os quais Avaliação de Empresas (10), e de artigos publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais.