O MBA Gestão de Franquias é uma parceria entre o PROVAR/FIA - Programa de Administração de Varejo e a ABF - Associação Brasileira de Franchising. O curso, que contempla o estudo aprofundado da Gestão de Negócios alinhado às especificidades do Setor de Franquias, destina-se aos profissionais que atuam no setor de franchising: franqueadores, franqueados, consultores, prestadores de serviço, etc.
Trata-se do único MBA de Gestão em Franquias do Brasil. Um dos diferenciais do curso é a composição equilibrada entre a teoria e a prática, com a apresentação e discussão de conceitos e métodos relacionados às diferentes áreas da gestão de negócios em redes de franquias, além de apresentação de cases práticos sobre os temas discutidos em aula.
Objetivos
• Atualizar conhecimentos, apresentando e discutindo conceitos e métodos relacionados com as diferentes áreas da gestão de negócios em redes de franquias;
• Enfatizar e valorizar os aspectos teóricos e instrumentalizar os participantes para que os conceitos estudados possam ser aplicados na prática;
• Construir um foro de discussão de ideias e de intercâmbio de conhecimentos entre os participantes.
Perfil do Aluno
Empresários Franqueadores, Executivos de Franquias, Consultores, Franqueados, Empresários com interesses em Franquias e outros profissionais ligados direta ou indiretamente ao franchising, associados à ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no
curso de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 2018. Será considerado aprovado, quem obtiver média final igual ou superior a 7,0
(sete) em cada disciplina ou módulo da estrutura curricular do curso e, simultaneamente, de 75% (setenta e cinco por cento) do total
de horas-aula do curso, bem como, ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso. Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é
conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, em nível de ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.
Investimento
Valor do curso à vista:
R$ 34.320,00
Valor do curso parcelado:
30 x R$ 1.246,00
Valor à vista c/ desconto empresas:
R$ 24.024,00
Valor parcelado com desconto empresas:
30 x R$ 873,00
Metodologia
A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.
Sistema de Avaliação
Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).
Modelo de Negócio do Varejo e do Franchising
Desempenho do Franchising Brasileiro
Mercado de Varejo e de Bens e Serviços no Brasil e no Mundo
Estudo de Franqueabilidade
Plano de Negócios em Redes de Franquias
Aspectos Jurídicos da Relação entre Franqueador-Franqueado
Contratos e Circular de Oferta de Franquias (COF)
Ambiente Econômico e Gestão Estratégica dos Negócios
Economia, Cenários Econômicos e Consumo
Estratégia: do Planejamento à Execução
Estratégia e Estrutura Organizacional de uma Empresa Franqueadora
Gestão Estratégica de Pessoas
Cultura e Poder nas Organizações
Gestão Estratégica de Pessoas
Liderança e Motivação
Aprimorando Soft Skills por Meio do Coaching
Gestão de Pessoas em Redes de Franquias
Venda de Franquias
Treinamento em Redes de Franquias
Gestão de Negócios Sustentáveis – Casos no Segmento de Franquias
Introdução à Finanças
Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos
Margens, Tributação e Rentabilidade no Varejo
Finanças Aplicadas
Administração Financeira e Capital de Giro
Avaliação de Empresas
Marketing de Bens e Serviços
Marketing Cooperado
Comportamento do Consumidor
Branding: Criação e Gestão de Marca
Marketing Digital e Redes Sociais
Marketing de Bens e Serviços em Franquias
Atmosfera e Visual Merchadising
Novas Tecnologias Aplicadas ao Mercado de Consumo
Gestão de Conhecimento em Rede
Gestão Estratégica de Operações
Logística e Supply Chain
Gestão de Shopping Center
Consultoria de Franquias e Gestão por Indicadores
Localização de Lojas / Geomarketing
Gestão de Processos em Franquias
Planejamento de Canais
Gestão de Processos em Redes de Franquias
Contratos de Locação e Negociação de Locação em Shopping Center
Simulação Comercial e Negociação
Técnicas de Negociação
Laboratório de Gestão Simulada: Jogos de Empresas
Metodologia de Pesquisa
Tópicos Especiais de Franquias
Tópicos Especiais de Franquias
Governança Corporativa e Ética Empresarial
Governança Corporativa e Ética Empresarial
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Pré-requisitos:
• Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
• Experiência profissional relevante superior a 5 anos
• Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
• Leitura na língua inglesa
Seleção:
Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.
O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.
Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.
Apresentação
O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.
Coordenador
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.