O MBA Gestão de Franquias é uma parceria entre o PROVAR/FIA - Programa de Administração de Varejo e a ABF - Associação Brasileira de Franchising. O curso, que contempla o estudo aprofundado da Gestão de Negócios alinhado às especificidades do Setor de Franquias, destina-se aos profissionais que atuam no setor de franchising: franqueadores, franqueados, consultores, prestadores de serviço, etc.
Informações:
| Inscrições até: | Inscrições encerradas |
| Início das aulas: | 27/09/2025 |
| Duração: | 18 meses |
| Carga horária: | 500 horas |
| Local: |
EAD AO VIVO |
| Dias e horários: |
Sexta-Feira 14h00 às 20h00 Quinzenalmente Sábado 8h00 às 14h00 Quinzenalmente |
Informações:
| Inscrições até: | Inscrições abertas |
| Início das aulas: | 13/03/2026 |
| Duração: | 18 meses |
| Carga horária: | 503 horas |
| Local: |
Unidade Paulista - Metrô Trianon |
| Dias e horários: |
Sexta-Feira 14h00 às 20h00 Quinzenal Sábado 08h00 às 14h00 Quinzenal |
| Faça sua Inscrição | |
Informações:
| Inscrições até: | Inscrições abertas |
| Início das aulas: | 29/05/2026 |
| Duração: | 18 meses |
| Carga horária: | 500 horas |
| Local: |
EAD AO VIVO |
| Dias e horários: |
Sexta-Feira 14h00 às 20h00 Quinzenal Sábado 08h00 às 14h00 Quinzenal |
| Faça sua Inscrição | |
Diferenciais
Trata-se do único MBA de Gestão em Franquias do Brasil. Um dos diferenciais do curso é a composição equilibrada entre a teoria e a prática, com a apresentação e discussão de conceitos e métodos relacionados às diferentes áreas da gestão de negócios em redes de franquias, além de apresentação de cases práticos sobre os temas discutidos em aula.
Lifelong Learning
Ganhe mais conhecimento e continue se aperfeiçoando com disciplinas extras sem custo para fazer após a conclusão do curso. A quantidade de disciplinas e o prazo para realização são de acordo com o programa concluído (Pós ou MBA)*.
*Pós-graduação: 4 disciplinas em até 2 anos após conclusão (2 por ano); MBA Gestão de Franquias: 8 disciplinas em até 4 anos (2 por ano); Advanced MBA: 10 disciplinas em até 5 anos (2 por ano).
Networking e Plataforma Alumni
Ao ingressar na Pós-graduação ou MBA, você dá um passo à frente no mercado de trabalho. A interação com alunos e professores amplia sua rede de contatos e o ajuda a alcançar novas oportunidades de carreira. A plataforma Alumni facilita ainda mais o networking e a troca de experiências.
Biblioteca Digital
A biblioteca da FIA possui a Base de Dados EBSCO com artigos da revista Harvard Business Review desde 1922 até o presente momento e mais de 2.300 revistas especializadas, incluindo mais de 1.100 publicações analisadas por especialistas.
Objetivos
• Atualizar conhecimentos, apresentando e discutindo conceitos e métodos relacionados com as diferentes áreas da gestão de negócios em redes de franquias;
• Enfatizar e valorizar os aspectos teóricos e instrumentalizar os participantes para que os conceitos estudados possam ser aplicados na prática;
• Construir um foro de discussão de ideias e de intercâmbio de conhecimentos entre os participantes.
Perfil do Aluno
Empresários Franqueadores, Executivos de Franquias, Consultores, Franqueados, Empresários com interesses em Franquias e outros profissionais ligados direta ou indiretamente ao franchising, associados à ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 2018. Será considerado aprovado, quem obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina ou módulo da estrutura curricular do curso e, simultaneamente, de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, bem como, ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso. Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, em nível de ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.
Investimento
Valor do curso à vista:
R$ 37.065,00
Valor do curso parcelado:
30 x R$ 1.346,00
Valor à vista c/ desconto empresas conveniadas:
R$ 25.945,00
Valor parcelado com desconto empresas conveniadas:
30 x R$ 942,00
Metodologia
A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.
Sistema de Avaliação
Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).
Pré-requisitos:
• Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
• Experiência profissional relevante superior a 5 anos
• Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
• Leitura na língua inglesa
Seleção:
Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.
O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.
Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.
Apresentação
O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.