Com a experiência obtida com o PROVAR (Programa de Administração de Varejo), o Programa de Educação Continuada da FIA desenvolveu o curso de MBA Negócios do Varejo: Estratégia & Gestão, que tem como meta aprofundar o estudo da administração varejista e suas relações com todos os componentes das cadeias de produção e distribuição. O curso busca abordar aspectos estratégicos da gestão de empresas varejistas, além de analisar as principais tendências relacionadas ao mercado de consumo.
O curso é uma iniciativa do PROVAR e foi estruturado em módulos inovadores voltados diretamente aos profissionais interessados no entendimento do consumo. Além disso, o curso conta com um diferenciado time de docentes, suportados pela habilidade advinda da experiência profissional nacional e internacional e da área acadêmica, além de grande capacidade didática, tornando o processo de aprendizagem fácil e prazeroso. O participante terá a oportunidade de estar em contato com as últimas tendências e práticas aplicadas na área de varejo.
Objetivos
• Formar líderes e gestores para atuação em posições de comando em organizações ligadas direta ou indiretamente ao mercado de consumo;
• Atualizar conhecimentos, apresentando e discutindo conceitos e métodos relacionados às diferentes áreas da gestão de negócios no varejo e nos serviços;
• Instrumentalizar os alunos para que apliquem na prática os conceitos estudados;
• Construir um foro de discussão de ideias e de intercâmbio de conhecimentos entre os alunos.
Perfil do Aluno
Os alunos deste curso buscam aprofundamento e atualização nas questões relativas à gestão e à evolução do comércio varejista e às atividades relacionadas a ele, cujo perfil é composto por profissionais responsáveis pela definição de soluções, administração de processos e estratégias das empresas vinculadas ao varejo, como executivos que ocupam cargos gerenciais ou com perspectivas de virem a assumir posições estratégicas na área.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócio, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com o sistema de avaliação adotado pela coordenação do curso.
Investimento
Consulte a secretaria do curso.
Metodologia
A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.
Sistema de Avaliação
Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).
Proposta de Valor
Economia, Cenários Econômicos e Consumo
Estratégia: do Planejamento a Execução
Gestão da Inovação e Design Thinking no Varejo
Atividades-Chave: Mercado
Mercado do Varejo (Bens e Serviços) no Brasil e no Mundo: Customer Centricity
Marketing Digital e Mídias Sociais: Comunicação e Vendas
Parcerias-Chave
Estatística Aplicada: Análise de Dados para Tomada de Decisão
Meios de Pagamento no Varejo
Canais
Geolocalização e Expansão
Varejo Digital
Segmentos de Mercado
Pesquisa de Mercado
Comportamento do Consumidor Omnichannel
Relacionamento com Clientes
Trade Marketing e Gerenciamento por Categorias
Marketing de Relacionamento e CRM
Recursos-Chave: Marca
Branding: Criação e Gestão de Marca
Marcas Próprias no Varejo
Ambientação de Loja e Visual Merchandising
Estrutura de Custos
Leitura de Demonstrativos Financeiros e Análise Contábil
Análise de Investimento e Valuation de Empresas Varejistas
Fontes de Receita
Revenue Management e Rentabilidade no Varejo
Gestão Estratégica de Crédito no Varejo
Atividades-Chave
Logística e Supply Chain: Experiência do Consumidor Omnichannel
Sourcing, Procurement e Compras
Tópicos Especiais no Varejo
Tópicos Especiais
Recursos-Chave: Pessoas
Gestão Estratégica de Pessoas no Varejo
Cultura Organizacional e Liderança no Varejo
Aprimorando Soft Skills por Meio do Coaching
Proposta de Valor: Decisão
Técnicas de Negociação
Tomada de Decisão
Direito do Consumidor e a Gestão Varejista
Metodologia de Pesquisa
Empreendedorismo
Empreendedorismo
Governança Corporativa e Ética Empresarial
Governança Corporativa e Ética Empresarial
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Pré-requisitos:
• Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
• Experiência profissional relevante superior a 5 anos
• Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
• Leitura na língua inglesa
Seleção:
Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma analise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.
O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.
Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.
Apresentação
O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.
Coordenador
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.