MBA Gestão de Negócios: Vendas e Planejamento de Vendas
MBA Gestão de Negócios: Vendas e Planejamento de Vendas
O propósito do MBA Gestão de Negócios: Vendas e Planejamento de Vendas é aperfeiçoar duas competências centrais nos gestores comerciais: a competência de gestão sistêmica do negócio e a competência de geração de valor tanto para os clientes quanto para a organização.
Para aperfeiçoar a competência de gestão sistêmica do negócio, é preciso explorar os diferentes pontos de vista sob os quais uma organização é administrada, representados pelas seguintes áreas da gestão: Estratégia, Gestão de Pessoas, Marketing, Finanças e Operações.
Já para aperfeiçoar a competência de geração de valor tanto para os clientes quanto para a organização, é preciso aperfeiçoar a maneira de planejar as vendas e as estratégias comerciais, desenvolver a equipe comercial no uso de técnicas de vendas e na comunicação e no relacionamento com os clientes, fortalecer a habilidade de negociação e compreender o que é preciso melhorar no próprio processo de decisão.
O MBA MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS: VENDAS E PLANEJAMENTO DE VENDAS caracteriza-se pela seriedade na atenção ao desenvolvimento do aluno, profissional que deseja elevar sua competência tanto na gestão de negócios quanto em questões referentes especificamente à carreira comercial.
Este MBA é o único que aborda conjuntamente Gestão de Negócios e Vendas/Planejamento de Vendas no Brasil, criado por professores da FEA USP, os fundadores da FIA. Sua primeira turma se iniciou em 2016 e, de lá para cá, vem sendo aperfeiçoado para atender às exigências do mercado de trabalho: são feitas pesquisas com alunos, ex-alunos e professores, e há monitoramento dos concorrentes nacionais e de universidades internacionais e consulta às demandas das empresas sobre os profissionais da área comercial.
O foco do MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS: VENDAS E PLANEJAMENTO DE VENDAS é analisar problemas reais e possíveis soluções, explorando a experiência prática/organizacional dos professores, especialistas no assunto que ministram, e usando metodologias participativas: o objetivo é que a experiência seja repleta de conteúdo relevante e realizada de forma estimulante.
A visão sistêmica fornecida no MBA Gestão de Negócios: Vendas e Planejamento de Vendas ajuda os profissionais a lidarem com desafios paradoxais, tais como a necessidade de atender ao que os clientes desejam – e assim manter a competitividade – e de obter resultados financeiros sustentáveis ao longo do tempo – ser rentável.
Objetivos
• Capacitar os profissionais para aplicação dos conceitos de Gestão de Negócios e de Planejamento Comercial e Vendas, apresentando modernas técnicas e ferramentas, fundamentais para a prática nessas áreas.
• Capacitar os alunos a tomar decisões em ambientes de alta competitividade, desenvolvendo uma visão do negócio que permita aperfeiçoar a Gestão de Clientes e aumentar as Vendas.
• Valorizar a interdisciplinaridade na discussão de casos práticos relacionados a Gestão de Negócios e Vendas.
Perfil do Aluno
• Profissionais da área comercial que buscam evoluir na carreira, reunindo conceitos e ferramentas necessárias para uma melhor performance, resultados superiores e crescimento na empresa.
• Profissionais que desejam se atualizar e se aprofundar em gestão de negócios e planejamento comercial.
• Profissionais que objetivam assumir cargos executivos na área comercial em diversos setores organizacionais (serviços, varejo, indústria e terceiro setor).
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018. Será considerado aprovado, quem obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina ou módulo da estrutura curricular do curso e aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso. Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar Portaria MEC de credenciamento institucional EAD nº 1.846 de 24/10/19
Investimento
Consulte a secretaria do curso
Metodologia
A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.
Sistema de Avaliação
Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).
Planejamento Comercial e Gestão de Canais em Vendas
Planejamento Comercial
Supply Chain e Canais de Distribuição
Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM)
Estratégia Empresarial, Cenários Econômicos e Métodos Quantitativos
Economia Aplicada e Cenários Econômicos Globais
Revenue Management e Projetos Agéis
Revenue Management
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Estratégia Empresarial, Cenários Econômicos e Métodos Quantitativos
Análise Estatística Aplicada: Descritiva e Bivariada
Estratégia Empresarial
Gestão Estratégica de Pessoas
Gestão do Capital Humano
Liderança e Condução de Equipes
Aprimorando Soft Skills por Meio do Coaching
Gestão Financeira em Vendas
Contabilidade e Análise de Demonstrações Financeiras
Gestão de Operações e Informações
Gestão Estratégica de Operações
Gestão Estratégica de Informações
Tópicos em Gestão de Negócios
Ambiente Legal de Negócios: Direito do Consumidor
Inovação: Design Thinking
Negócios Internacionais
Risco Organizacional
Gestão Financeira em Vendas
Finanças Corporativas: Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos
Marketing em Vendas
Marketing Estratégico
Segmentação e Posicionamento
Estratégias de Marketing Digital para Vendas Online
Neuromarketing
Técnicas e Comunicação em Vendas
Técnicas de Apresentação Avançadas
Técnicas de Vendas: B2B e B2C
Comunicação e Persuasão
Pós-Vendas e Negociação
Pós-Vendas
Laboratório de Negociação e Vendas
Negociação Estratégica
Futuro e a Gestão Comercial
Gestão Comercial como Propulsora dos Resultados Organizacionais
Futuro
Revenue Management e Projetos Agéis
Projetos Agéis
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa
Empreendedorismo
Empreendedorismo
Governança Corporativa e Ética Empresarial
Governança Corporativa e Ética Empresarial
Simulação Empresarial Aplicada aos Negócios
Simulação Empresarial Aplicada aos Negócios
Pré-requisitos:
• Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
• Experiência profissional relevante superior a 5 anos
• Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
• Leitura na língua inglesa
Seleção:
Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.
O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.
Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.
Apresentação
O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.
Coordenador
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.