Formação Chief Artificial Intelligence Officer (CAIO)
Formação Chief Artificial Intelligence Officer (CAIO)
Pensado e construído para uma aplicação multidisciplinar da Inteligência Artificial nas áreas de Negócios da organização, esta imersão de 2 dias tem como foco a capacitação de profissionais, técnicos e não técnicos, para tomada de decisões de investimento, desenvolvimento e adoção de aplicações de inteligência artificial. O programa prepara o profissional compreender técnicas e soluções disponíveis na criação de soluções baseadas em I.A e aplicáveis ao mundo real, como: melhoria de processos, inovação de produtos e serviços, utilização de aprendizagem de máquina, assistentes virtuais, cognição visual. A imersão irá capacitar os participantes para estarem na dianteira das inovações que já são realidade no tema.
Nesta imersão o participante compreenderá em atividades práticas como diferentes tecnologias de inteligência artificial são combinadas para criarem soluções com capacidades de “perceber”, “compreender” e “agir” no negócio em que são utilizadas.
Turmas de até 30 pessoas, para alavancar o networking e o aprendizado conjunto.
O conteúdo está organizado em atividades práticas. Mão na massa do início ao fim. As práticas de metodologias educacionais ativas e heutagogia são adotadas para que o participantes tenham acesso aos mais recentes casos reais e descubram como a I.A. pode aumentar significativamente a eficiência operacional de sua organização que está inserida em um contexto de transformação digital.
Objetivos
Este programa prepara líderes para serem agentes de transformação, capacitados a atuar como Chief Artificial Intelligence Officer (CAIO), conduzindo suas organizações para a inovação sustentável e estratégica com o uso de IA.
Com a formação os participantes obterão:
• Visão estratégica clara sobre como a IA pode ser integrada nas operações da empresa.
• Capacidade de liderar iniciativas de IA em médio e grande porte, gerando inovação e eficiência.
• Compreensão aprofundada das questões éticas e de governança que envolvem a IA.
• Habilidades técnicas e de liderança para escalar projetos de IA e mensurar seus impactos.
Perfil do Aluno
Profissionais de nível gerencial e alta gestão que desejam assumir posições estratégicas como Chief Artificial Intelligence Officer (CAIO) em empresas de médio e grande porte.
Investimento
R$ 4.800,00 à vista.
Metodologia
Curso presencial (imersão de 2 dias). A metodologia do curso enfatiza a combinação de teoria e troca de experiências, usando aulas expositivas dialogadas, métodos participativos, experiências integradas e concatenadas, oportunidades de reflexão, investigação e resolução de situações problemas reais, apresentadas pelos estudantes, simulações e trabalhos em equipe, adequados aos diferentes temas do curso. Os conhecimentos e experiências dos docentes, aliados à vivência dos estudantes em diferentes segmentos empresariais, permitem maximizar as oportunidades de troca de conhecimentos e experiências e a criação de redes de relacionamento humano, de grande valor para todos os participantes.
Sistema de Avaliação
Conceito Mínimo nas avaliações: 7,0
Frequência exigida curso: 75% (setenta e cinco por cento).
Para todo curso de extensão será fornecido ao aluno aprovado um certificado de conclusão emitido pela Faculdade FIA, aos cursos EAD este será enviado no formato digital. Fará jus a certificação apenas os alunos que atenderem aos critérios de avaliação pré-definidos pela Coordenação do curso. Ressalta-se que os alunos reprovados não terão direito ao aproveitamento de estudos em curso de pós-graduação lato sensu.
• O Papel Estratégico do CAIO nas Organizações
• Definição de uma Estratégia de IA
• Planejamento estratégico de IA: resolvendo desafios reais
• Governança e Ética na IA
• Usando a IA em Negócios
• Infraestrutura e Implementação de IA
• Liderando Equipes de IA
• Medindo o Impacto e Escalando Projetos de IA
• O futuro da IA
Disciplinas
Formação Chief Artificial Intelligence Officer (CAIO)
Apresentação
O corpo docente é composto por professores com nível de Mestrado e Doutorado da Fundação Instituto de Administração, professores titulados de outras instituições, por profissionais e palestrantes de grande capacidade e reconhecida atuação em inteligência artificial em negócios.
Coordenador
Prof. Adriana Backx Noronha Viana
Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES; Coordenadora de Projeto FAPESP sobre Estilos e Estratégias de Aprendizagem dos alunos de graduação em Administração: Mensuração e Associação (2018/2020), Estudo comparativo de estudantes de pós-graduação em estratégias de aprendizagem, processo de autorregulação e métodos ativos de aprendizagem na Austrália e no Brasil (2018/2019). Com a Pandemia, coordenou formação para os docentes da USP, com foco na utilização de tecnologias digitais educacionais, fundamentais para atravessar esse período. Coordenou em 2021/2022 o projeto CAEG / USP - Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação, intitulado: "Caminhos para a disrupção no processo de ensino e aprendizagem em cursos de graduação em Gestão". É responsável por outras formações docentes para o contexto das tecnologias digitais educacionais. Participa da Coordenação do PROINFO - FIA e Coordena o curso Gestão de Programas e Tecnologias Digitais de Educação entre outros. Possui várias publicações em artigos, livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais sobre os seus temas de pesquisa.
Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES; Coordenadora de Projeto FAPESP sobre Estilos e Estratégias de Aprendizagem dos alunos de graduação em Administração: Mensuração e Associação (2018/2020), Estudo comparativo de estudantes de pós-graduação em estratégias de aprendizagem, processo de autorregulação e métodos ativos de aprendizagem na Austrália e no Brasil (2018/2019). Com a Pandemia, coordenou formação para os docentes da USP, com foco na utilização de tecnologias digitais educacionais, fundamentais para atravessar esse período. Coordenou em 2021/2022 o projeto CAEG / USP - Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação, intitulado: "Caminhos para a disrupção no processo de ensino e aprendizagem em cursos de graduação em Gestão". É responsável por outras formações docentes para o contexto das tecnologias digitais educacionais. Participa da Coordenação do PROINFO - FIA e Coordena o curso Gestão de Programas e Tecnologias Digitais de Educação entre outros. Possui várias publicações em artigos, livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais sobre os seus temas de pesquisa.