Este programa foi desenvolvido pela equipe técnica do LABFIN (Laboratório de Finanças), buscando oferecer conceitos, ferramentas e técnicas essenciais ao exercício da governança corporativa e ética empresarial, combinando teoria e prática.
A versão compacta do curso em sua modalidade a distância (EAD) foi cuidadosamente planejada para garantir um nível de compreensão do conteúdo e sua aplicabilidade de modo similar ao das turmas presenciais. A metodologia EAD privilegia a interação em um ambiente virtual, realizando trocas, sanando dúvidas, recriando, assim, de modo diferenciado, o ambiente acadêmico de elevado nível que diferencia os cursos do LABFIN - FIA.
Um dos diferenciais do curso é o enfoque estratégico, dessa forma, é oferecida aos alunos uma visão sistêmica sobre os processos ligados à governança corporativa e à ética empresarial. Adicionalmente, o programa tem um viés predominantemente centrado na aplicação dos conceitos, buscando oferecer uma sólida e diferenciada formação aos seus participantes.
Objetivos
Capacitar os profissionais para aplicação prática imediata dos conceitos mais avançados na área;
Apresentar os principais fundamentos da ética e da governança corporativa a partir de discussões teóricas e práticas, com enfoque predominantemente crítico;
Fornecendo os elementos-chave aos participantes para que possam refletir e debater sobre o assunto com propriedade, entendendo a potencialidade das implicações sociais, corporativas e profissionais que o tema pode suscitar.
Perfil do Aluno
Profissionais que buscam reciclagem e especialização;
Profissionais que precisam adquirir os conhecimentos necessários para o desempenho das novas funções;
Profissionais graduados em vias de assumir posições de comando em empresas;
Profissionais que percebem a necessidade do conhecimento sobre governança corporativa e ética empresarial para o desenvolvimento de suas carreiras.
Investimento
R$ 300,00 à vista no boleto ou cartão ou em até 7 vezes no cartão acrescido de encargos.
Metodologia
Um aspecto muito importante do curso a distância é sua metodologia de realização, ou seja, a sequência de processos que constroem junto ao aluno uma rotina de atividades com o objetivo de realizar um aprendizado de alto nível.
Algumas características deste programa são:
Ênfase nas videoaulas para explicação dos principais conceitos do curso.
Aulas com dinâmica muito próxima das aulas presenciais.
Material de apoio exclusivo para o curso e associado aos vídeos.
Material complementar atualizado.
Tutor que auxilia o aluno na resolução de dúvidas.
Quizzes para fixar o conteúdo e reforçar a aprendizagem.
Fórum que estimula os debates, troca de ideias e conhecimento.
Estudos de caso que aproximam a teoria e a prática.
Sistema de Avaliação
As atividades dos participantes geram conceitos de notas. Para ser aprovado o aluno precisa obter nota mínima 7,0 no curso.
Prazo para conclusão do curso: 2 meses a partir do seu primeiro acesso (para cursos com CH até 16h) ou 6 meses a partir do seu primeiro acesso (para cursos com CH maiores que 20h).
1 - Fundamentação conceitual sobre Ética e Governança Corporativa.
> Importância do tema na vida empresarial.
> Relação entre Ética e Governança Corporativa.
> Como a sua conduta dos colaboradores pode impactar a reputação da empresa e a das pessoas.
> Relação entre Governança Corporativa e o Valor da Empresa.
> Função-objetivo das Empresas e sua repercussão na gestão das empresas.
2 - Problemas de Governança Corporativa.
> Potenciais problemas de Governança em Empresas.
> Mecanismos de Governança Corporativa para mitigar os problemas identificados.
> Relação de custo-benefício em Governança Corporativa.
3 - Aplicando a governança corporativa para gerar diferenciais competitivos.
> Termos recorrentes utilizados em Governança Corporativa.
> Código de Boas Práticas do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).
> Segmentos de Listagem da BM&Fbovespa.
> Governança Corporativa no Brasil e no Mundo.
> Governança Corporativa em Empresas Familiares.
Pré-requisitos:
Interesse na área de governança corporativa e ética empresarial.
Disponibilidade de tempo para os estudos.
Acesso à internet de boa qualidade.
Apresentação
O docente responsável pelo curso é o Prof. Me. Carlos Eduardo Furlanetti.
Coordenador
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.