Formação em Tecnologias Digitais de Educação: Storytelling e Gamification no Contexto Educacional Digital
Formação em Tecnologias Digitais de Educação: Storytelling e Gamification no Contexto Educacional Digital
O campo da educação tem pesquisado e aplicado muitas técnicas diferentes de ensino que se utilizam de jogos, para cumprir objetivos de aprendizagem. Utilizaremos as técnicas de game design em situações que não são formalmente reconhecidas como jogos, aplicadas diretamente na aprendizagem dos indivíduos.
Segunda-Feira 19h00 às 23h00 Semanal Quarta-Feira 19h00 às 23h00 Semanal
Diferenciais
O objetivo é examinar o potencial de mecânicas narrativas como ferramenta de construção de repertório comum e imersão, além de analisar o envolvimento emocional na manipulação atencional, discutindo os elementos construtivos de um universo narrativo, esquematizando abordagens de cada estudante. Além de identificar o papel do mediador na construção da narrativa educacional, explorando diferentes modelos de estrutura narrativa, manipulando pontos de virada ao longo do planejamento de experiências de aprendizagem, aplicando elementos do storytelling e games em programas educacionais.
Objetivos
O curso propõe o desenvolvimento nos participantes de competências como:
* Socioemocionais, cognitivas e psicomotoras.
* Habilidades de planejamento.
* Conhecimentos gerenciais.
* Visão Integrada de programas educacionais.
Perfil do Aluno
Interessados de diferentes áreas e/ou educadores, docentes desde a educação básica até a educação superior, coordenadores, técnicos educacionais, gestores de universidades, responsáveis por treinamentos e processo de ensino-aprendizagem e demais entusiastas da aplicação de tecnologias digitais da informação e comunicação na área educacional e empresarial que querem aproveitar o melhor momento do digital em seus programas e projetos de educação.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com o sistema de avaliação adotado pela coordenação do curso.
Investimento
R$ 2.890,00 à vista ou cartão em até 10 vezes no cartão.
Metodologia
Curso síncrono (ao vivo em sala virtual). A metodologia do curso enfatiza a combinação de teoria e troca de experiências, usando aulas expositivas dialogadas, métodos participativos, experiências integradas e concatenadas, oportunidades de reflexão, investigação e resolução de situações problemas reais, apresentadas pelos estudantes, simulações e trabalhos em equipe, adequados aos diferentes temas do curso. Os conhecimentos e experiências dos docentes, aliados à vivência dos estudantes em diferentes segmentos empresariais, permitem maximizar as oportunidades de troca de conhecimentos e experiências e a criação de redes de relacionamento humano, de grande valor para todos os participantes.
Sistema de Avaliação
Serão aprovados no curso e terão direito a certificado de especialização os alunos obtiverem nota igual ou superior a 7,0 nas avaliações.
Edutainment: o uso de universos lúdicos para engajamento dos estudantes
* O storytelling nas metodologias ativas de educação.
* Estruturas narrativas.
Game based learning
* Jogos e aprendizagem - fundamentos e modelos.
* Desenvolvimento de jogos com objetivos de comunicação e aprendizagem.
Disciplinas
Edutainment: O uso de Universos Lúdicos para Engajamento dos Estudantes
Game Based Learning
Etapa 1 - Preenchimento da Ficha de Inscrição no site FIA;
Etapa 2 - Verifique em seu e-mail a mensagem com a confirmação de conclusão da etapa 1 e as instruções para a finalização da matrícula e pagamento do curso;
Etapa 3 - Acesso a tela de pagamento, escolha da opção de pagamento desejada e aceite da carta contrato.
Etapa 4 - Você receberá um e-mail de confirmação de matrícula e com as orientações sobre como acessar as aulas e o calendário das aulas AO VIVO.”
Apresentação
O corpo docente é composto por professores com nível de Mestrado e Doutorado da Fundação Instituto de Administração, professores titulados de outras instituições, por profissionais e palestrantes de grande capacidade na área de gestão empresarial e gestão da tecnologia da informação.
Coordenador
Prof. Adriana Backx Noronha Viana
Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES; Coordenadora de Projeto FAPESP sobre Estilos e Estratégias de Aprendizagem dos alunos de graduação em Administração: Mensuração e Associação (2018/2020), Estudo comparativo de estudantes de pós-graduação em estratégias de aprendizagem, processo de autorregulação e métodos ativos de aprendizagem na Austrália e no Brasil (2018/2019). Com a Pandemia, coordenou formação para os docentes da USP, com foco na utilização de tecnologias digitais educacionais, fundamentais para atravessar esse período. Coordenou em 2021/2022 o projeto CAEG / USP - Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação, intitulado: "Caminhos para a disrupção no processo de ensino e aprendizagem em cursos de graduação em Gestão". É responsável por outras formações docentes para o contexto das tecnologias digitais educacionais. Participa da Coordenação do PROINFO - FIA e Coordena o curso Gestão de Programas e Tecnologias Digitais de Educação entre outros. Possui várias publicações em artigos, livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais sobre os seus temas de pesquisa.
Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES; Coordenadora de Projeto FAPESP sobre Estilos e Estratégias de Aprendizagem dos alunos de graduação em Administração: Mensuração e Associação (2018/2020), Estudo comparativo de estudantes de pós-graduação em estratégias de aprendizagem, processo de autorregulação e métodos ativos de aprendizagem na Austrália e no Brasil (2018/2019). Com a Pandemia, coordenou formação para os docentes da USP, com foco na utilização de tecnologias digitais educacionais, fundamentais para atravessar esse período. Coordenou em 2021/2022 o projeto CAEG / USP - Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação, intitulado: "Caminhos para a disrupção no processo de ensino e aprendizagem em cursos de graduação em Gestão". É responsável por outras formações docentes para o contexto das tecnologias digitais educacionais. Participa da Coordenação do PROINFO - FIA e Coordena o curso Gestão de Programas e Tecnologias Digitais de Educação entre outros. Possui várias publicações em artigos, livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais sobre os seus temas de pesquisa.