Este programa foi desenvolvido pela equipe técnica do PROVAR (Programa de Varejo) com a colaboração de Gestores e Diretores de áreas Comerciais e de Compras de diversas empresas, nacionais e multinacionais, reunindo conceitos, ferramentas gerenciais e técnicas essenciais ao exercício das funções de gestão e estratégia, combinando teoria e prática.
A versão compacta do curso em sua modalidade a distância (EAD) foi cuidadosamente planejada para garantir um nível de compreensão do conteúdo e sua aplicabilidade de modo similar ao das turmas presenciais. A metodologia EAD privilegia a interação em um ambiente virtual, realizando trocas, sanando dúvidas, recriando, assim, de modo diferenciado, o ambiente acadêmico de elevado nível que diferencia os cursos do PROVAR - FIA.
O diferencial do programa é o enfoque estratégico e conteúdo prático, que objetiva qualificar os participantes nas melhores práticas em estratégia, utilizando ferramentas que podem ser imediatamente incorporadas no dia-a-dia dos participantes.
Visando oferecer aos alunos uma visão sistêmica e atualizada sobre os processos, conceitos e práticas ligados a estratégia, o curso será ministrado por um docente com expertise no assunto e que reúne conhecimento conceitual e prático.
Objetivos
• O planejamento é uma etapa muito importante para as empresas organizarem seus planos de ações em longo prazo. Desta forma, os cursos de Estratégia Empresarial têm por objetivo: Apresentar uma visão sistêmica e crítica sobre a estratégia empresarial. Introduzir técnicas e ferramentas para o planejamento e execução das estratégias empresariais. Analisar as estratégias utilizadas por empresas em diferentes contextos.
Perfil do Aluno
Profissionais que utilizam os conceitos de Estratégia Empresarial em suas decisões e outros profissionais interessados em aprimorar os conhecimentos em Estratégia Empresarial.
Investimento
R$ 300,00 à vista no boleto cartão ou em até 12 vezes no cartão.
Metodologia
Um aspecto muito importante do curso a distância é sua metodologia de realização, ou seja, a sequência de processos que constroem junto ao aluno uma rotina de atividades com o objetivo de realizar um aprendizado de alto nível.
• Ênfase nas videoaulas para explicação dos principais conceitos do curso.
• Aulas com dinâmica muito próxima das aulas presenciais.
• Material de apoio exclusivo para o curso e associado aos vídeos.
• Material complementar atualizado.
• Tutor que auxilia o aluno na resolução de dúvidas.
• Quizzes para fixar o conteúdo e reforçar a aprendizagem.
• Fórum que estimula os debates, troca de ideias e conhecimento.
• Estudos de caso que aproximam a teoria e a prática.
Atividades
• Leitura - o participante deve ler com atenção os conteúdos, casos e conceitos que constam na apostila virtual do programa. O participante recebe a indicação de artigos, outros textos e vídeos que abordam o tema da aula.
• Videoaulas - que explicam o conteúdo.
• Fórum - aberto desde o primeiro momento, para que o aluno possa debater com seus colegas os desafios que enfrenta quanto a cada conteúdo abordado pelo curso.
• Exercícios e estudos de caso – estimulando a interação entre teoria e prática.
Sistema de Avaliação
As atividades dos participantes geram conceitos de notas. Para ser aprovado o aluno precisa obter nota mínima 7,0 no curso.
Prazo para conclusão do curso: 2 meses a partir do seu primeiro acesso (para cursos com CH até 16h) ou 6 meses a partir do seu primeiro acesso (para cursos com CH maiores que 20h).
Processo de tomada de decisão e a mente humana
Heurísticas e vieses comportamentais
Conceitos do prognóstico da probabilidade
Visão sistêmica
5 Forças de Porter
Análise do Macroambiente
Canais de vendas
Ciclo de vida dos produtos
Objetivos Estratégicos
Modelos de Negócios
Cultura Organizacional
Liderança
Mensuração dos resultados«
Ciclo de vida do produto
Matriz BCG
Importância da educação
Tendências para o futuro
Pré-requisitos:
• Interesse na área de estratégia empresarial.
• Disponibilidade de tempo para os estudos.
• Acesso à internet de boa qualidade.
Coordenador
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.
*Consulte outras condições de pagamento na ficha de inscrição.
Coordenador do Curso
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.