Contribuir para que o processo de ensino-aprendizagem da FIA Business School esteja em consonância com as inovações no campo educacional e alinhado aos padrões de excelência adotados pelas principais escolas de negócio nacionais e internacionais.
O objetivo central do CAD é fortalecer as habilidades e conhecimentos dos professores em relação à prática da docência, proporcionando uma experiência educacional de alta qualidade para preparar os estudantes frente aos desafios do século XXI.
Objetivo de aprendizagem
Integrar a IA no planejamento das disciplinas, promovendo abordagens interdisciplinares na criação de experiências educacionais, que desenvolvam competências digitais, pensamento crítico e habilidades para o futuro, alinhadas às novas exigências do mercado de trabalho.
Conteúdo programático:
Local: Presencial: Sala MA, 24º Andar, Unidade Pinheiros.
Horário: 19h
Sou Doutora e Mestre em Ciências pela USP e minha trajetória é marcada pela inovação tecnológica, com foco em Inteligência Artificial e Transformação Digital. Na FIA Business School, lidero programas que transformam conhecimento em ação. Conduzo imersões em I.A. e Cibersegurança e ofereço consultorias estratégicas que auxiliam empresas e governos na otimização de processos, na proteção de dados e na tomada de decisões baseadas em evidências.
Objetivo
O estudo de caso, criado há mais de um século pela universidade de Harvard, vai além de um simples exercício em sala de aula. É uma oportunidade de se viver desafios reais, desenvolver pensamento estratégico e se preparar para tomar decisões com impacto no mundo real. Esse método exige não somente um esforço por parte dos alunos, mas também novas habilidades dos professores.
Objetivo
O livro Iláda é a história da Guerra de Tróia, uma história antiga tem mais de 2000 anos, mas continua entre nós porque é uma boa história.
Você deve conhecer expressões como cavalo de Tróia ou presente de grego. Todo mundo gosta de ouvir uma boa história. Os nossos alunos também. Vamos estudar como criar storytelling.
Objetivo
No workshop CAD sobre o Currículo Lattes, iremos abordar a importância do Lattes, também o navegamento na plataforma. Como preencher o Lattes de forma estratégica e completa, destacando o que é mais relevante.
Objetivo de aprendizagem
Apresentar e testar ferramentas de IA que automatizam a correção e permitem a criação de feedbacks personalizados, otimizando o processo avaliativo.
Conteúdo programático:
Objetivo de aprendizagem
Vivenciar a experiência da aprendizagem colaborativa Jigsaw na resolução de um desafio, ilustrando o uso dos métodos apresentados durante o treinamento de atualização docente.
Aplicabilidade
A técnica Jigsaw em cursos de pós-graduação em negócios está diretamente ligada ao estímulo da cooperação, ao desenvolvimento de habilidades de comunicação, à promoção do pensamento crítico e à integração de diferentes perspectivas. Isso reflete a dinâmica do mundo corporativo, onde a colaboração e a integração de conhecimentos são essenciais para o sucesso em equipe. A estratégia Jigsaw pode ser ajustada e adaptada para atender às
necessidades específicas dos estudantes de pós-graduação em negócios, promovendo um aprendizado mais amplo e prático sobre conceitos e desafios atuais nesse campo.
Objetivo de aprendizagem
Compreender como se dá a qualificação docente em nível internacional, relacionando as normas das acreditadoras com suas competências atuais e necessidades futuras.
Ementa
Ao longo desse workshop de qualificação docente e o papel do professor FIA, os participantes irão explorar e compreender como as acreditações internacionais, especialmente AACSB, avaliam a qualificação do docente e quais os requisitos para atender às exigências das acreditadoras. Os participantes serão capazes de relacionar essas exigências à sua situação atual de qualificação identificando necessidades específicas para atender ao padrão desejado.
TBL Métodos de ensino e aprendizagem
Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver habilidades para aplicar o método TBL, demonstrando o entendimento das etapas do processo, utilizando a compreensão dos princípios do método e a capacidade de adaptá-lo às necessidades específicas de suas disciplinas.
Relevância Aplicabilidade
O método Team-Based Learning é altamente relevante para a aprendizagem de negócios, pois desenvolve habilidades essenciais, promove a aplicação prática do conhecimento e prepara os participantes para os desafios dinâmicos e colaborativos do mundo empresarial.
Instituto de Tecnologia e Liderança
O Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli) é uma instituição de ensino privada e sem fins lucrativos, localizada em São Paulo, que visa a formação de lideranças em tecnologia.
Foi fundado em 2021 pelos empresários André Esteves e Roberto Sallouti, com o intuito de oferecer formação superior para estudantes na área de Tecnologia, com ênfase em Computação, Negócios e Liderança.
A sede é no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), do Governo do estado de São Paulo, no Bairro Butantã, Zona Oeste da capital, integrando o projeto do Centro Internacional de Tecnologia e Inovação.
Objetivo de aprendizagem
Entender a garantia de aprendizagem (Assurance of Learning), assim como seus procedimentos e evidências, estabelecendo conexões entre as normas das agências de acreditação e as competências do corpo docente.
Ementa
Esse workshop visa aprofundar o conhecimento sobre o processo de garantia da aprendizagem da AACSB, explorando seus objetivos, processos e evidências de forma detalhada. Além disso, estabelecer conexões significativas entre as normas estabelecidas pelas agências de acreditação e as competências específicas do corpo docente, destacando e refletindo sobre a importância dessa relação para a melhoria contínua da qualidade educacional.
A FIA Business School teve o prazer de anunciar o lançamento do Centro de Atualização Docente!
No dia 05/06/2024, demos um grande passo com a inauguração desse centro inovador, dedicado a promover o desenvolvimento contínuo de nossos professores.
Estamos comprometidos em oferecer as melhores ferramentas e recursos para que nossos docentes possam se atualizar e aperfeiçoar constantemente. Juntos, estamos construindo o futuro da educação!
Objetivo de aprendizagem
Estimular o pensamento crítico em diferentes contextos; Facilitar discussões com alunos brasileiros: motivação e participação; Customizar materiais de casos internacionais para a realidade brasileira. Identificar as principais diferenças culturais que influenciam o processo de ensino e aprendizagem nos dois países; Compreender como as expectativas e interações dos alunos brasileiros podem diferir das práticas americanas, especialmente no contexto de discussões abertas.
Relevância e Aplicabilidade
Adaptar o Método de Harvard para que ele seja mais eficaz ao abordar as particularidades culturais do Brasil, como hierarquias em sala de aula e a comunicação menos direta. Os professores poderão ajustar suas abordagens pedagógicas, facilitando uma maior participação dos alunos brasileiros, respeitando seus estilos de aprendizagem.