CAD – Centro de Atualização Docente

Reproduzir vídeo

Quem somos

O CAD foi concebido como parte do projeto “FIA Educação 2030”, uma iniciativa da liderança da FIA Business School que envolveu todos os coordenadores de programas educacionais em uma reflexão profunda sobre o futuro da educação superior e seus impactos nas estratégias da Fundação Instituto de Administração (FIA). Reconhecendo as constantes inovações educacionais no ensino superior, o CAD se dedica ao desenvolvimento contínuo dos professores e à promoção de um ambiente colaborativo, promovendo experiências de aprendizagem mais eficazes e significativas para os estudantes.

Nossa missão

Contribuir para que o processo de ensino-aprendizagem da FIA Business School esteja em consonância com as inovações no campo educacional e alinhado aos padrões de excelência adotados pelas principais escolas de negócio nacionais e internacionais.

Objetivos

O objetivo central do CAD é fortalecer as habilidades e conhecimentos dos professores em relação à prática da docência, proporcionando uma experiência educacional de alta qualidade para preparar os estudantes frente aos desafios do século XXI.

Nosso propósito

  • • Desenvolvimento de programas de conscientização para coordenadores e professores, destacando a importância da constante reflexão sobre práticas docentes.
  •  
  • • Implementação de workshops e eventos que promovam a troca de experiências e a discussão colaborativa sobre inovações educacionais.
  • • Criação de um programa estruturado de integração de novos docentes, com o objetivo de agilizar sua adaptação à instituição por meio da familiarização com as políticas institucionais de ensino e da ambientação com as ferramentas tecnológicas utilizadas pela instituição.
  •  
  • • Criação de programas de capacitação contínua para os docentes, abordando métodos, estratégias, técnicas e ferramentas modernas que promovam o engajamento dos estudantes.
  •  
  • • Estabelecimento de parcerias com especialistas em educação para ministrar workshops práticos e seminários sobre as últimas tendências educacionais.
  •  
  • • Desenvolvimento de cursos específicos para garantir que os docentes compreendam e possam aplicar eficazmente o sistema de garantia da aprendizagem (Assurance of Learning) da FIA em suas práticas educacionais.
  • • Aperfeiçoamento do sistema de avaliação de desempenho docente nos cursos de Educação Executiva da FIA.
  •  
  • • Ampliação da prática de avaliação e padronizar os instrumentos de coleta de dados.

Próximos Workshops

Garanta sua vaga!

Currículos para a Era da IA: do design educacional à
interdisciplinaridade digital

Objetivo de aprendizagem

Integrar a IA no planejamento das disciplinas, promovendo abordagens interdisciplinares na criação de experiências educacionais, que desenvolvam competências digitais, pensamento crítico e habilidades para o futuro, alinhadas às novas exigências do mercado de trabalho.

Conteúdo programático:

  • Integração de IA no design de disciplinas.
  • Atividades interdisciplinares com IA como ponte entre áreas.
  • Desenvolvimento de competências para o futuro do trabalho.
  • Oficina: mapeamento de IA em uma disciplina do docente.

Local: Presencial: Sala MA, 24º Andar, Unidade Pinheiros.
Horário: 19h

Palestrante

Sou Doutora e Mestre em Ciências pela USP e minha trajetória é marcada pela inovação tecnológica, com foco em Inteligência Artificial e Transformação Digital. Na FIA Business School, lidero programas que transformam conhecimento em ação. Conduzo imersões em I.A. e Cibersegurança e ofereço consultorias estratégicas que auxiliam empresas e governos na otimização de processos, na proteção de dados e na tomada de decisões baseadas em evidências.

Catálogo de formações

O Jeito Harvard de Escrever Business Case

Objetivo

O estudo de caso, criado há mais de um século pela universidade de Harvard, vai além de um simples exercício em sala de aula. É uma oportunidade de se viver desafios reais, desenvolver pensamento estratégico e se preparar para tomar decisões com impacto no mundo real. Esse método exige não somente um esforço por parte dos alunos, mas também novas habilidades dos professores.

Da Prática à Teoria: Storytelling como Ferramenta de Ensino

Objetivo

O livro Iláda é a história da Guerra de Tróia, uma história antiga tem mais de 2000 anos, mas continua entre nós porque é uma boa história.
Você deve conhecer expressões como cavalo de Tróia ou presente de grego. Todo mundo gosta de ouvir uma boa história. Os nossos alunos também. Vamos estudar como criar storytelling.

Lattes – Por que e como manter o Lattes atualizado

Objetivo

No workshop CAD sobre o Currículo Lattes, iremos abordar a importância do Lattes, também o navegamento na plataforma. Como preencher o Lattes de forma estratégica e completa, destacando o que é mais relevante.

Business Game para Desenvolvimento de Soft Skills

Objetivo
Aplicar soft skills em contextos simulados de tomada de decisão.
  • Desenvolver competências como liderança, comunicação, colaboração e pensamento crítico por meio da vivência prática em cenários empresariais simulados.
Refletir sobre comportamentos individuais e dinâmicas em equipe.
  • Reconhecer o impacto das atitudes pessoais nas decisões coletivas, identificando pontos fortes e aspectos a melhorar no trabalho em grupo e na gestão de conflitos.
Analisar estratégias e resultados com base em feedback estruturado.
  • Interpretar o desempenho individual e da equipe a partir das decisões tomadas no jogo, utilizando feedbacks.

Desenhando currículos para a era da IA: construção de experiências de aprendizagem.

Objetivo
O CAD preparou um WS presencial sobre IA na Educação com foco em propósito e consciência crítica. Que tal começar o segundo semestre com o pé direito – unindo inovação à prática docente de forma significativa?

Esse tema surgiu a partir de vocês. Com base na pesquisa enviada pelo CAD, analisamos os dados, ouvimos as necessidades e mapeamos os principais interesses dos nossos docentes em relação à Inteligência Artificial.

E o resultado principal: “Queremos entender como usar a IA com criticidade, estratégia e foco educacional”.

Por isso, esse encontro será um espaço de prática, troca e construção coletiva. Vamos explorar os impactos da IA na educação, conhecer ferramentas aplicáveis à rotina do professor, debater dilemas éticos – e, o mais importante, cocriar formas conscientes de usar a IA no planejamento, na avaliação, na curadoria de conteúdo, no engajamento.

Tudo em 3 horas intensas e colaborativas, com um único objetivo: começar o semestre prontos para liderar o novo. Se você quer transformar sua prática com inteligência (humana e artificial), esse é o momento.
CAD: Quando o mundo muda, a gente se reinventa.

IA e Avaliação: como criar avaliações mais inteligentes,
éticas e personalizadas

Objetivo de aprendizagem

Apresentar e testar ferramentas de IA que automatizam a correção e permitem a criação de feedbacks personalizados, otimizando o processo avaliativo.

Conteúdo programático:

  • Avaliações formativas com ferramentas de IA.
  • Prática com Quizizz para geração automática de quizzes a partir de textos.
  • Feedback automático com IA: limites e possibilidades.
  • Oficina: Demonstração das ferramentas seguida por atividade prática supervisionada: construir uma rubrica com apoio da IA.

Jigsaw em ação

Objetivo de aprendizagem

Vivenciar a experiência da aprendizagem colaborativa Jigsaw na resolução de um desafio, ilustrando o uso dos métodos apresentados durante o treinamento de atualização docente.

Aplicabilidade

A técnica Jigsaw em cursos de pós-graduação em negócios está diretamente ligada ao estímulo da cooperação, ao desenvolvimento de habilidades de comunicação, à promoção do pensamento crítico e à integração de diferentes perspectivas. Isso reflete a dinâmica do mundo corporativo, onde a colaboração e a integração de conhecimentos são essenciais para o sucesso em equipe. A estratégia Jigsaw pode ser ajustada e adaptada para atender às
necessidades específicas dos estudantes de pós-graduação em negócios, promovendo um aprendizado mais amplo e prático sobre conceitos e desafios atuais nesse campo.

Qualificação dos docentes

Objetivo de aprendizagem

Compreender como se dá a qualificação docente em nível internacional, relacionando as normas das acreditadoras com suas competências atuais e necessidades futuras.

Ementa

Ao longo desse workshop de qualificação docente e o papel do professor FIA, os participantes irão explorar e compreender como as acreditações internacionais, especialmente AACSB, avaliam a qualificação do docente e quais os requisitos para atender às exigências das acreditadoras. Os participantes serão capazes de relacionar essas exigências à sua situação atual de qualificação identificando necessidades específicas para atender ao padrão desejado.

Team Based Learning

TBL Métodos de ensino e aprendizagem
Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver habilidades para aplicar o método TBL, demonstrando o entendimento das etapas do processo, utilizando a compreensão dos princípios do método e a capacidade de adaptá-lo às necessidades específicas de suas disciplinas.

Relevância Aplicabilidade
O método Team-Based Learning é altamente relevante para a aprendizagem de negócios, pois desenvolve habilidades essenciais, promove a aplicação prática do conhecimento e prepara os participantes para os desafios dinâmicos e colaborativos do mundo empresarial.

Visita ao Inteli

Instituto de Tecnologia e Liderança

O Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli) é uma instituição de ensino privada e sem fins lucrativos, localizada em São Paulo, que visa a formação de lideranças em tecnologia.

Foi fundado em 2021 pelos empresários André Esteves e Roberto Sallouti, com o intuito de oferecer formação superior para estudantes na área de Tecnologia, com ênfase em Computação, Negócios e Liderança.

A sede é no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), do Governo do estado de São Paulo, no Bairro Butantã, Zona Oeste da capital, integrando o projeto do Centro Internacional de Tecnologia e Inovação.

Assurance of Learning

Objetivo de aprendizagem

Entender a garantia de aprendizagem (Assurance of Learning), assim como seus procedimentos e evidências, estabelecendo conexões entre as normas das agências de acreditação e as competências do corpo docente.

Ementa
Esse workshop visa aprofundar o conhecimento sobre o processo de garantia da aprendizagem da AACSB, explorando seus objetivos, processos e evidências de forma detalhada. Além disso, estabelecer conexões significativas entre as normas estabelecidas pelas agências de acreditação e as competências específicas do corpo docente, destacando e refletindo sobre a importância dessa relação para a melhoria contínua da qualidade educacional.

Lançamento do CAD

A FIA Business School teve o prazer de anunciar o lançamento do Centro de Atualização Docente!

No dia 05/06/2024, demos um grande passo com a inauguração desse centro inovador, dedicado a promover o desenvolvimento contínuo de nossos professores.

Estamos comprometidos em oferecer as melhores ferramentas e recursos para que nossos docentes possam se atualizar e aperfeiçoar constantemente. Juntos, estamos construindo o futuro da educação!

Cenários de Casos de Ensino: Conectando Teoria e Prática – Parte 1

Objetivo de aprendizagem

Estimular o pensamento crítico em diferentes contextos; Facilitar discussões com alunos brasileiros: motivação e participação; Customizar materiais de casos internacionais para a realidade brasileira. Identificar as principais diferenças culturais que influenciam o processo de ensino e aprendizagem nos dois países; Compreender como as expectativas e interações dos alunos brasileiros podem diferir das práticas americanas, especialmente no contexto de discussões abertas.

Relevância e Aplicabilidade

Adaptar o Método de Harvard para que ele seja mais eficaz ao abordar as particularidades culturais do Brasil, como hierarquias em sala de aula e a comunicação menos direta. Os professores poderão ajustar suas abordagens pedagógicas, facilitando uma maior participação dos alunos brasileiros, respeitando seus estilos de aprendizagem.

Depoimentos Docentes CAD

Melhores momentos

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 45.400,00

R$ 31.780,00

12 x

R$ 3.910,00

R$ 2.736,33

18 x

R$ 2.653,00

R$ 1.856,76

24 x

R$ 2.025,00

R$ 1.417,25

30 x

R$ 1.649,00

R$ 1.153,78