A inteligência artificial nas empresas consiste no uso de ferramentas digitais capazes de gerar soluções e respostas de forma autônoma no contexto dos negócios.
No Brasil, segundo uma pesquisa da IBM, 41% das organizações já utilizam esse tipo de tecnologia em suas atividades.
Em contrapartida, como aponta esse mesmo levantamento, existe uma carência por pessoas qualificadas para atuar no desenvolvimento de soluções em IA.
Nesse caso, é papel das instituições de ensino, como a FIA, levar ao público informações sobre o tema, a fim de reverter esse quadro.
Chegou então a sua vez de saber mais sobre a inteligência artificial e de que maneira ela está ajudando as empresas a virar o jogo no mundo dos negócios.
Continue lendo e saiba como é o uso da inteligência artificial nas empresas brasileiras e estrangeiras, além de outros dados relevantes sobre esse assunto.
Veja os tópicos abordados:
Avance na leitura e entenda qual o impacto da inteligência artificial nas empresas.
Leia mais:
Versatilidade talvez seja a palavra que melhor define a maneira de se utilizar a IA nas empresas.
As possibilidades se estendem hoje quase indefinidamente, tal é a variedade de propósitos que essa tecnologia ajuda a alcançar.
Embora ela seja mais amplamente empregada em ferramentas de conversação, existem muitas outras aplicações.
Isso porque as soluções desenvolvidas com a tecnologia de IA — e Machine Learning, em muitos casos — têm uma capacidade de testar probabilidades e fazer cálculos como nenhum humano é capaz.
Além disso, elas são programadas com algoritmos cambiáveis, ou seja, que podem ser modificados e “aprender”.
Confira então os usos que as empresas podem fazer dessa poderosa solução.
Como revelam dados do site Statista (em inglês), na maioria dos negócios (47%) o uso de inteligência artificial nas empresas se justifica principalmente pela maior precisão dos dados coletados.
Assim, é possível criar relatórios e desenvolver estudos de comportamento com muito mais exatidão do que com as ferramentas tradicionais.
Nesse caso, como a inteligência artificial nas empresas pode fazer a diferença, considerando a qualidade superior dos dados com que elas trabalham?
Primeiro, porque dados que demandam menos tratamento tendem a gerar respostas mais rápidas e, no mundo dos negócios, tempo sempre foi dinheiro.
Não menos importante, quanto mais relevantes são os dados coletados, mais eles facilitam o esforço de personalização, que pode, com a IA, chegar ao nível do indivíduo.
Um estudo (em inglês) realizado por pesquisadores americanos e australianos mostra ainda que o atendimento ganha em agilidade quando as empresas aplicam soluções em IA.
Eles concluíram, com base nos questionários respondidos por 294 profissionais de marketing, que o atendimento ficou muito mais rápido com o suporte dado por chatbots.
Mais agilidade ao atender no momento das vendas e no pós-venda significa uma redução de riscos no sentido de diminuir eventuais pontos de atrito, especialmente em função da espera.
Graças à IA, os consumidores têm respostas instantâneas para a maioria das suas dúvidas.
As empresas também ganham, em razão da diminuição da demanda por equipes de telemarketing, que exigem um alto custo operacional.
Embora em certos casos o atendimento humanizado seja necessário, com a inteligência artificial poupa-se grande parte do tempo que seria usado para tirar dúvidas e dar orientações.
Os líderes mais antenados já sabem como inteligência artificial nas empresas pode fazer a diferença nos negócios, por meio de análises preditivas.
Assim aponta um artigo (em inglês) do Instituto Internacional de Análises de Negócios (IIBA), que destaca a utilização da IA como ferramenta de aprimoramento.
Eles dão como exemplo o uso em condições nos quais os dados são limitados.
Nesse caso, a IA pode usar modelos generativos para simular vários cenários, melhorando a precisão das previsões de oferta e demanda.
Outra situação em que a inteligência artificial se revela de grande utilidade na análise de dados é quando os dados disponíveis não podem ser facilmente interpretados.
Seria o caso de uma empresa cujos dados estão armazenados em complexos bancos estruturados em linguagem Python.
Em situações como essa, a IA serviria como uma espécie de “tradutor”, tornando inteligíveis dados complexos demais para serem interpretados sem uma ferramenta adequada.
O crescimento no uso da inteligência artificial nas empresas se justifica não apenas pela maior eficiência em tarefas de alta complexidade.
Uma compilação de pesquisas da Gitnux (também em inglês) é reveladora nesse sentido, mostrando que 44% das empresas que usam ferramentas de segurança cibernética em IA têm taxa de sucesso acima de 80%.
Elas são usadas para diversas finalidades nesse aspecto, inclusive para coibir a incidência de cibercrimes, evitando, por exemplo, o vazamento de dados e outras práticas.
As empresas não investiriam em inteligência artificial se isso não gerasse retornos expressivos.
Uma evidência disso está em outra pesquisa do site Statista (também em inglês), que projeta um crescimento de US$ 80 bilhões entre 2023 e 2028 no mercado para essa tecnologia.
Boa parte desse crescimento deverá ser impulsionado pela expansão do ChatGPT, que está provocando uma série de transformações na experiência do cliente.
Outro uso que justifica o crescimento no uso da inteligência artificial nas empresas é a aplicação direta na gestão de Recursos Humanos.
Assim mostra um artigo na Forbes (em inglês), que aponta os três principais usos dessa tecnologia:
Não é difícil entender por que a IA responde a desafios tão variados nesse setor estratégico, principalmente ao colocarmos na balança seu grande poder de análise e interpretação de dados.
Por esses e outros motivos, quem entende rápido qual o impacto da inteligência artificial nas empresas ganha uma vantagem competitiva e tanto.
Também de acordo com a Forbes, os exemplos de inteligência artificial nas empresas ajudam a entender os reais impactos dessa tecnologia nos negócios.
Ela ajuda desde o aumento da eficiência por meio da automação até a promoção da inovação e de experiências personalizadas para os clientes.
Detalhe: estamos apenas começando, já que o potencial é muito vasto.
O próprio Google parece ter se rendido à inteligência artificial, destacando em seu site Think With Google (conteúdo em inglês) os impactos das soluções dessa categoria.
Em uma série de entrevistas, especialistas de diversas áreas mostram como a IA influencia em setores como educação, propaganda, marketing e no trabalho de profissionais criativos.
Agora que entendemos como a inteligência artificial nas empresas pode fazer a diferença, vamos conferir o avanço de tecnologias relacionadas.
A inteligência artificial nas empresas brasileiras também já é uma realidade.
Elas estão aproveitando desde já as ferramentas desenvolvidas a partir desse conceito, obtendo com isso resultados excepcionais.
Algumas tecnologias de IA parecem especialmente promissoras.
Ainda que o futuro possa reservar surpresas, se tudo correr da maneira esperada, essas tecnologias deverão ganhar mais destaque e relevância daqui para frente.
Conheça três delas na sequência, bem como seus impactos e o que resultados elas podem gerar.
O termo inteligência artificial pressupõe a existência de algum tipo de consciência não humana capaz de não apenas dar respostas.
Junto ao desenvolvimento da IA, tende a ganhar cada vez mais força o chamado Aprendizado de Máquina, ou Machine Learning, que já mencionamos.
A partir dessa tecnologia, as soluções dotadas de IA são capazes não só de responder a desafios complexos, mas de aprender a cada interação com as pessoas.
Elas podem também aprender a partir do processamento automático de dados, desde que estejam integradas a um banco renovável.
Assim se espera, por exemplo, com o Gemini – antes Bard – a ferramenta de conversação em IA do Google que se vale do gigantesco repositório de dados do motor de busca.
Nada disso seria possível se essa tecnologia fosse incapaz de compreender a linguagem humana.
Nesse aspecto, as tecnologias de Processamento de Linguagem Natural (PLN) certamente evoluirão muito mais no futuro próximo, até porque elas já são capazes de coisas espantosas.
Uma dessas capacidades é a recriação da voz humana, exatamente no mesmo timbre que o de pessoas reais e específicas.
Essa tecnologia é tão impressionante que está suscitando debates em torno da ética no uso da IA para a dublagem em produções audiovisuais – dando voz até mesmo a famosos já falecidos.
O aprendizado humano não é linear e, da mesma forma, o das máquinas também precisa ser sofisticado.
A habilidade de tocar um instrumento ou de falar um novo idioma, por exemplo, demanda um tipo de aprendizado composto por várias camadas.
A tecnologia de Aprendizado Profundo, o Deep Learning, capacita as máquinas a aprender, se não de forma idêntica, muito parecida com a de um ser humano.
Tanto que essa é considerada uma subárea do Machine Learning, dedicada ao desenvolvimento de soluções de alta complexidade.
Novamente o Google se destaca nessa área, já que a sua ferramenta de tradução tem como base para a melhoria recursos a tecnologia Deep Learning.
Com base em tudo isso, podemos destacar algumas soluções de IA que, em razão dos ótimos resultados que vêm gerando, devem ganhar ainda mais espaço nas empresas no futuro próximo.
Os chatbots no atendimento são muito provavelmente uma delas, não só pela agilidade que proporcionam, mas também pela grande redução de custos em termos de pessoal.
Outra tendência que deverá se consolidar é o uso de IA para processos de análises de dados em grandes volumes (Big Data), assim como sua coleta e armazenamento.
Não podemos esquecer da utilização em processos de automação, não só no atendimento, mas da própria prestação do serviço.
A seguir, veja mais exemplos de inteligência artificial nas empresas.
Com tantas possibilidades em aberto, é certo que quem se especializar em IA estará em ampla vantagem no mercado de trabalho agora e no futuro.
Você pode ser um desses profissionais de destaque, qualificando-se no Advanced MBA Analytics e Inteligência Artificial – Data Science da FIA.
O curso pode ser feito tanto em regime EAD quanto presencial, ajustando-se assim a todas as preferências e perfis.
Com carga horária de 552 horas/aula, você desenvolve habilidades essenciais para a formação de líderes capazes de dominar todo o potencial da era da inteligência artificial.
Tudo isso com o apoio de mentorias individuais com profissionais C-level, diretores e especialistas.
Para ficar ainda melhor, a FIA promoverá hackathons com premiações de até R$ 5 mil, nos quais serão realizados desafios práticos com um time multidisciplinar.
A inteligência artificial nas empresas brasileiras e de todo o mundo é uma realidade e tudo indica que essa tecnologia será empregada em larga escala em um futuro não muito distante.
Nesse contexto, quem estiver mais preparado para extrair das soluções em IA as respostas aos problemas nos negócios deverá conquistar os melhores postos de trabalho.
Sobram evidências de que, em um espaço de tempo muito curto, as empresas vão aumentar seus investimentos nessa área.
A FIA, sempre atenta às últimas tendências, está de olho, publicando conteúdo e, claro, entregando a melhor formação para você se destacar.
Aproveite e assine nossa newsletter grátis para receber nossas atualizações.
Referências:
https://www.ibm.com/blogs/ibm-comunica/estudo-ibm-41-das-empresas-no-brasil-ja-implementaram-ativamente-inteligencia-artificial-em-seus-negocios/
https://www.statista.com/statistics/1415821/success-measurement-in-using-ai-driven-personalization-worldwide-2023/
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S026840122200069X#sec0120
https://www.iiba.org/business-analysis-blogs/how-ai-is-rewriting-the-rules-of-data-analysis/
https://gitnux.org/ai-use-in-cyber-security-statistics/
https://www.statista.com/topics/5017/ai-use-in-marketing/#topicOverview
https://www.forbes.com/sites/bernardmarr/2023/12/05/the-true-value-of-data-and-ai-in-human-resources/
https://www.forbes.com/sites/forbesbusinesscouncil/2023/10/23/how-ai-can-impact-companies/
https://www.thinkwithgoogle.com/marketing-strategies/automation/impact-of-ai/
https://exame.com/bussola/12-empresas-que-utilizam-inteligencia-artificial-em-suas-operacoes/
As práticas ESG estão entre as mais valorizadas no mercado, pautando até mesmo o grau…
A experiência comprova que saber como fazer um orçamento é uma competência essencial para os…
Para quem não é do ramo, delimitar qual é o objetivo da contabilidade pode parecer…
Qual a preocupação com a gestão de pessoas no seu negócio? Não se apresse em…
Quais práticas de consumo consciente você adota no seu dia a dia? Pense um pouco…
A economia criativa é um modelo econômico que valoriza a criatividade, a inovação e a…