Fazer cursos de curta duração no exterior em 2024 pode ser uma boa maneira de abrir portas no mercado de trabalho.
Para quem busca uma formação diferenciada mas não tem tanto tempo para investir, é também um atalho seguro para conseguir diplomas bastante valorizados.
Convenhamos, pouquíssimos são os brasileiros que conseguem estudar em Harvard ou Stanford.
Portanto, os cursos de curta duração no exterior podem ser a melhor — às vezes a única — alternativa de entrar em contato com instituições desse naipe.
Isso para não falar das oportunidades em termos de networking que, se bem aproveitadas, podem até conduzir a conquistas expressivas fora do Brasil.
Lembre-se que Eduardo Saverin fundou o Facebook junto com Mark Zuckerberg enquanto era aluno da Universidade de Harvard.
Você também pode ser um caso de sucesso, estudando fora do Brasil.
Comece lendo este artigo e saiba como dar os primeiros passos!
Veja os tópicos abordados:
Acompanhe até o final para conhecer as melhores oportunidades de cursos de curta duração fora do país e invista em conhecimento!
Leia também:
Curso para ser empresário: qual faculdade fazer e como se tornar um?
Curso para administrar empresa: descubra qual é o ideal para você
Administração: como funciona o curso, o que se aprende e áreas de atuação
Estudar fora do Brasil continua sendo uma ótima escolha para quem faz questão de ter um diploma diferenciado.
Para isso, os cursos de curta duração no exterior são indicados, principalmente por demandarem menos tempo.
Fazendo cursos internacionais de curta duração, você pega um “atalho” para entrar no mercado de trabalho brasileiro com uma formação fora do comum.
A FIA Business School é uma escola internacional e sabe o peso que tem um diploma concedido por uma grande instituição estrangeira.
Por isso, desenvolvemos imersões em universidades e escolas no exterior, para que você saia do Brasil sabendo exatamente o que vai encontrar.
Conheça algumas delas a seguir e outras opções de cursos de curta duração no exterior.
O ISEG é a primeira escola portuguesa de economia e gestão e faz parte da maior e mais reconhecida universidade do país, a Universidade de Lisboa (ULisboa).
Para quem busca por cursos internacionais de curta duração, esta é uma escolha certeira.
A experiência imersiva ISEG/FIA tem por objetivo desenvolver a capacidade dos participantes de antecipar tendências, explorar cenários e com isso melhorar sua abordagem em estratégia e processos de inovação.
O programa tem duração de cinco dias (de segunda a sexta-feira), com palestras e visitas a organizações e empresas da região, totalizando 28,5 horas de atividades didático-pedagógicas.
Os participantes terão a oportunidade de explorar os conceitos e ferramentas mais avançados nos campos da previsão, design estratégico e inovação.
É, sem dúvida, um dos cursos de curta duração no exterior mais indicados para os que pretendem desenvolver suas carreiras na área de negócios e gestão de empresas.
Claro que, entre os cursos de curta duração fora do país, não poderia faltar os da área de tecnologia.
No programa de imersão IIT/FIA, o diferencial do programa é seu conteúdo generalista, com palestras sobre temas como:
São realizadas visitas técnicas acompanhadas por um coordenador da FIA, que permanece durante toda a semana com o grupo.
Aliás, fazemos isso capacitando alunos de diversas origens — de inovadores a líderes do futuro — com uma educação técnica extraordinária e experiências práticas garantidas.
Esse é um dos cursos de curta duração no exterior em 2024 em que você pode se inscrever.
Instituições de ensino, empresas e organizações de todo o mundo vão todos os anos à Florida International University, em Miami, para aprimorar o conhecimento e a compreensão dos negócios, gerenciamento, inovação e empreendedorismo globais.
Nessa imersão, os alunos aprendem desde o gerenciamento de riscos financeiros internacionais ao desenvolvimento de estratégias globais.
Tudo em um programa de certificação que abrange as principais questões e desafios que os líderes empresariais globais devem superar.
Aprendem ainda a desenvolver uma abordagem global para a gestão de recursos humanos, fortalecendo sua compreensão dos mercados e instituições financeiras globais.
Ministrado pelo corpo docente da FIU College of Business, é classificado como um dos melhores programas de negócios internacionais do país pelo US News & World Report.
Essa é uma das melhores opções em cursos de curta duração no exterior.
Você pode conferir mais detalhes consultando o programa em nosso site.
Uma das mais renomadas universidades do mundo oferece nas “Summer Sessions” cursos de curta duração no exterior nas seguintes áreas:
Ao longo de um período de 10 semanas durante o verão, a Universidade de Stanford abre suas portas para estudantes de todas as partes do mundo conhecerem seus métodos de ensino.
Para isso, é disponibilizada uma equipe de consultoria para ajudar os alunos antes, durante e depois do seu percurso acadêmico.
Então, é mais uma boa alternativa de cursos de curta duração nos Estados Unidos.
Informe-se no site da instituição!
Uma das dúvidas comuns entre estudantes brasileiros ao fazer cursos de curta duração nos Estados Unidos é a obrigatoriedade de comprovar proficiência em inglês.
Nesse caso, são indicados os cursos de verão da Escola de Verão de Harvard (Harvard Summer School).
São oferecidos cursos de curta duração das mais variadas disciplinas e somente alguns exigem que o aluno faça o TOEFL (Test of English as a Foreign Language).
Os preços também são relativamente atrativos, com alguns dos cursos custando a partir de US$ 875, com duração média de três meses.
Outro ponto positivo é a variedade de programas, com cursos nas áreas de Administração, Marketing, Psicologia, Química e até Astronomia.
Os cursos de curta duração na Europa também são bastante concorridos, como o do Instituto Europeu Universitário de Florença.
Um dos carros-chefes do IEU-Florença é o curso de verão de arquitetura, no qual os alunos bebem da mesma fonte de gênios como Michelangelo, Da Vinci, Brunelleschi e Masaccio.
Nas aulas em inglês, são lecionadas habilidades e técnicas tradicionais e modernas para dar uma visão abrangente da arquitetura e sua história.
Segundo a instituição, o “programa está estruturado para estudantes com grande interesse em arte italiana, design de interiores e arquitetura”.
O IEU-Florença também é uma opção em cursos de curta duração no exterior em áreas relacionadas ao design e artes, como os de Ilustração Digital, Design & Artes e Design de Móveis.
A Oxford Royale abre anualmente suas portas para alunos estrangeiros, tendo recebido mais de 30 mil alunos de 170 nações desde 2004.
O programa de cursos de curta duração contempla aulas não só na Oxford Summer School, mas também nas escolas de verão em Cambridge, Londres, Yale ou UC Berkeley.
Há programas para pessoas de todas as faixas etárias a partir dos 13 anos de idade, em mais de 40 cursos acadêmicos.
Há opções em diversas áreas, com um extenso leque de cursos internacionais de curta duração em segmentos como:
Os cursos de curta duração no exterior são uma alternativa para quem quer aprender um segundo idioma em um programa imersivo.
Na Universidade de Salamanca, por exemplo, existem pacotes para alunos que querem aprender espanhol com 15, 20 ou 25 aulas semanais ao longo de 6 semanas.
No conteúdo programático, os alunos têm contato com disciplinas como:
Se você se interessa por cursos de curta duração na Europa, vale olhar com carinho para Salamanca.
A Bauhaus Summer School é o programa internacional de verão da Bauhaus-Universidade de Weimar, focada em cursos de idiomas, mas com opções em outras áreas.
Todos os anos, são abertas até 400 vagas para graduandos e graduados de cerca de 70 países em cursos de curta duração na Europa, na cidade de Weimar, na Alemanha.
Portanto, essa é uma oportunidade singular de participar de cursos com foco em áreas como arte, arquitetura, tecnologia, mídia e idiomas em uma das mais prestigiosas instituições de ensino do mundo.
Uma pesquisa da plataforma Husky revela que, só entre 2020 e 2022, aumentou em 491% o número de profissionais que vivem no Brasil e trabalham para empresas no exterior.
Existe um claro movimento de internacionalização do mercado de trabalho e, nesse sentido, quem faz cursos de curta duração no exterior tem vantagem.
Além disso, de acordo com o portal UC Merced (em inglês), 97% dos alunos que fazem cursos no exterior encontraram emprego nos 12 meses após a formatura.
A título de comparação, apenas 49% dos graduados universitários conseguiram se empregar no mesmo período.
Há ainda outras vantagens que devem ser colocadas na balança ao decidir fazer cursos de curta duração no exterior.
Conheça a seguir algumas delas.
Para quem já compreende pelo menos o inglês falado e escrito, os cursos de curta duração no exterior são uma excelente oportunidade para praticar e aperfeiçoar a conversação.
Como vimos, nem todos eles exigem o TOEFL, o teste comumente requerido para estudantes estrangeiros quando se candidatam a instituições de ensino em países anglófonos.
Para quem ainda não sabe inglês ou está em um nível básico, estudar fora é um pretexto mais do que justo para começar a desenvolver esse idioma tão importante.
Hoje em dia, o conhecimento de inglês está ligado à competitividade e inovação, como mostra o EF English Proficiency Index, da Education First.
Isso para não falar de outros idiomas, como o Espanhol, Francês e Alemão, que podem igualmente ser aprimorados em imersões internacionais.
Nada melhor para expandir a rede de contatos e abrir mais portas do que conhecer potenciais colegas de trabalho, empregadores ou sócios em outros países.
Tendo em conta a internacionalização do mercado de trabalho, quem faz um networking sólido fora do Brasil ganha uma tremenda vantagem.
É verdade que a competência profissional e o currículo são fundamentais, mas nada adiantam se não forem vistos pelas pessoas certas.
Fazer networking em cursos no exterior é essencial para aumentar as chances de ser lembrado quando surgirem novos projetos ou postos de trabalho dentro do seu perfil.
Os cursos de curta duração no exterior são certamente a melhor maneira de entrar em contato com outras culturas.
Muitos contam com uma agenda própria de eventos sociais, justamente para dar aos alunos a oportunidade de interagir e de se aprofundar nas culturas locais.
É a sua chance de conhecer de perto e de assimilar, pelo menos em parte, o modo de vida daquele país que você sempre admirou.
Pode parecer pouco, mas esse é um conhecimento que pode colocar você em vantagem em diversas situações, principalmente em projetos que envolvam pessoas de outros países.
Viver fora do país de origem é uma oportunidade também para desenvolver habilidades para as quais normalmente não teríamos motivação estando em casa.
Cozinhar, por exemplo, pode ser necessário em certos países em que o custo de comer fora é alto demais.
Além disso, há sempre as tarefas domésticas e do dia a dia que demandam tempo e a prática indispensáveis.
Assim, os cursos de curta duração no exterior são uma maneira de praticar tudo isso e ganhar mais independência.
Imagine que você está concorrendo a um emprego no Brasil e, entre os candidatos, você é o único que tem um diploma de Harvard?
Pois essa é uma possibilidade real, se fizer um dos cursos de curta duração no exterior que apresentamos aqui.
Tenha certeza de que um diploma ou certificado de uma instituição estrangeira fará com que você seja visto com outros olhos pelos recrutadores.
Esse pode ser o diferencial em uma eventual decisão de uma empresa entre você e um concorrente com um currículo parecido.
Por isso, não é exagero dizer que esse é um investimento “que se paga”.
Embora alguns dos cursos de curta duração no exterior sejam direcionados para o público jovem, não existe uma faixa etária certa para fazê-los.
No geral, eles são indicados para pessoas que pretendam aperfeiçoar-se profissionalmente em países notoriamente mais evoluídos em um certo campo do conhecimento.
Ou seja, são para quem quer desenvolver um saber mais aprofundado e adquirir competências que, no Brasil, não são normalmente disponibilizadas em cursos de graduação.
Há ainda os cursos de curta duração no exterior voltados ao ensino de idiomas, nos quais se aprende a língua local com uma metodologia mais avançada.
Cursos de verão são também para os que têm vontade de conhecer um país estrangeiro com mais orientação, já que muitos deles juntam o útil ao agradável.
Ou seja, pode ser melhor participar de um programa desses do que ir por conta própria, arriscando-se a perder o que o país tem de melhor.
Os cursos de curta duração no exterior são como pontes que ligam estudantes, culturas, empresas e profissionais de diferentes países.
Em um contexto cada vez mais globalizado, é fundamental ganhar alguma bagagem internacional para se destacar.
Nesse aspecto, os cursos de curta duração fora do país valem a pena por serem mais rápidos e exigirem uma capacidade de investimento menor.
Como a organização onde você atua pratica a Responsabilidade Social Empresarial (RSE)? Independentemente da resposta,…
A gestão sustentável é cada vez mais essencial em um mercado no qual a responsabilidade…
Não se pode ser um PhD de verdade sem saber o que é doutorado profissional.…
O compliance anticorrupção é uma daquelas normas indispensáveis para regular o mercado. Trata-se de um…
A ferramenta 5W2H é versátil e útil para solucionar diversas demandas na gestão de projetos.…
As metodologias ativas de aprendizagem são uma abordagem pedagógica que dá ao aluno mais protagonismo…