O business plan é o ponto de partida para a criação e desenvolvimento de negócios lucrativos.
Estamos falando do plano de negócios, que funciona como um roteiro completo que guia o empreendedor na gestão de uma nova empresa.
O documento reúne as informações mais importantes da empresa e detalha quais recursos, processos e estratégias serão necessários para alcançar o sucesso no segmento escolhido.
Quer saber como montar um business plan do zero e por que é fundamental utilizar essa ferramenta?
Então, continue a leitura e anote cada passo da construção do documento, o que vamos mostrar a partir dos seguintes tópicos:
Business plan, ou plano de negócios, é uma ferramenta de gestão que permite planejar em detalhes a abertura de uma empresa e seu funcionamento.
Na prática, funciona como um roteiro que descreve cada informação, etapa e recurso necessários para iniciar um negócio com sucesso, considerando todas as estruturas e processos de uma organização com fins lucrativos.
Entre as informações que devem constar em um business plan, estão os dados essenciais da empresa (nome, endereço, área de atuação etc.), descrição dos produtos e serviços, definição do público-alvo e planejamento operacional e financeiro.
O formato do plano de negócios varia muito, pois não há um padrão único a ser seguido, e sim vários modelos possíveis.
De qualquer forma, quanto mais completo for esse documento, maiores as chances de começar o negócio com tudo nos eixos e ter o retorno esperado com o investimento.
Afinal, o segredo do êxito em qualquer negócio é o planejamento – e o plano de negócio é o ponto de partida para colocar sua ideia em prática no mercado.
O business plan organiza toda a informação necessária para estruturar um novo negócio e iniciar as operações com eficiência.
Ele permite que o empreendedor visualize como vão funcionar os processos na empresa e se prepare para enfrentar a concorrência do mercado.
O plano de negócios também garante que o empreendimento irá cumprir seu propósito essencial: gerar valor para o cliente e lucro para os sócios e acionistas.
Isso é possível por meio de estudos de mercado, análise de concorrência e identificação do público-alvo, e do desenvolvimento de diferenciais competitivos.
Além da parte mercadológica e estratégica, o business plan abrange ainda as questões financeiras e operacionais da empresa que está nascendo.
Assim, o empreendedor consegue estimar os investimentos necessários, calcular o capital de giro, estruturar a logística, controlar a qualidade e vários outros aspectos relevantes para o início do negócio.
Com todos esses processos documentados, os riscos de empreender diminuem consideravelmente, e a empresa pode abrir as portas com um plano robusto por trás de cada atividade.
De acordo com a pesquisa “Causa Mortis: o sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros 5 anos”, realizada pelo Sebrae, 55% dos empreendedores que fecharam as portas em até 5 anos não planejaram sequer os itens básicos do início das atividades do negócio.
Outros dados do estudo mostram que a falta de planejamento é fatal para os negócios recentes:
Todos esses fatores, quando estruturados corretamente em um business plan, fazem muita diferença para a sobrevivência e prosperidade de uma empresa no mercado.
São vários os benefícios de fazer um business plan antes de começar um negócio.
Veja alguns dos principais:
Na hora de escrever um business plan, é preciso ter vários conceitos em mente e saber como desenvolver o conteúdo.
Confira algumas dicas para começar:
Toda empresa deve embasar suas ações, sua estrutura e sua cultura organizacional em um propósito central.
Isso porque, hoje em dia, as organizações não podem se resumir a empreendimentos criados para gerar lucro.
A sociedade também espera que os empreendedores sejam agentes transformadores do mundo e que suas organizações sejam fundadas com base em princípios essenciais à humanidade e ao planeta.
Afinal, o principal objetivo dos negócios deve ser a geração de valor para seu público, ou seja, a criação de um impacto positivo na vida das pessoas.
O Google, maior buscador da internet, por exemplo, tem como propósito organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.
Já a Apple tem o objetivo de mudar o mundo e a forma como as pessoas se comunicam, enquanto a Amazon pretende ser a empresa mais centrada no cliente que há no planeta.
Essas grandes empresas guiam suas operações e estratégias a partir desses propósitos, que têm um significado muito maior do que gerar riquezas.
Da mesma forma, você deve ter um propósito para o seu negócio, independentemente do porte e segmento.
O plano de negócios é desenvolvido com base nas suas perspectivas sobre o negócio que será iniciado.
Logo, você precisa ter uma visão realista sobre o futuro para definir metas possíveis de serem alcançadas e prever os obstáculos que deverão ser enfrentados.
Isso exige um estudo que considere as tendências do seu nicho de mercado, as inclinações dos principais índices macroeconômicos do país e as perspectivas para o comportamento do consumidor nos próximos anos, por exemplo.
O importante é reunir toda a informação possível sobre o futuro para criar um business plan realista e compatível com as possibilidades do mercado.
Afinal, de nada adianta esquematizar uma empresa ideal, com base nos seus desejos, se você terá que enfrentar uma realidade totalmente diferente na prática.
O business plan deve ser escrito com uma linguagem direta e objetiva, de modo que os principais pontos envolvidos na criação do negócio fiquem muito claros.
Não é o momento de divagar sobre os conceitos da empresa e criar metas ambiciosas, e sim de ir direto ao ponto para estruturar a base necessária ao início das operações.
Lembre-se de que esse plano servirá como um manual para guiar o funcionamento da empresa e será consultado durante seus primeiros meses – e até anos.
Logo, ele precisa ser escrito de forma que qualquer pessoa compreenda o conteúdo e consiga seguir as diretrizes na gestão do negócio.
Os objetivos e metas determinam o que você pretende alcançar com a abertura da empresa no business plan.
Para que esses propósitos estejam claros, a dica é usar o modelo SMART para escrever esse conteúdo:
Seguindo essas regras, você terá mais chances de criar objetivos e metas compatíveis com o contexto do seu negócio.
Agora que você entende a importância de um business plan, podemos partir para a prática e detalhar a estrutura desse documento.
Confira os elementos que não podem faltar no seu plano de negócios:
O sumário executivo é a apresentação do seu plano de negócios que resume as principais informações da sua empresa.
Ele serve para informar rapidamente os pontos mais importantes do negócio e deve conter os seguintes elementos:
A história da empresa deve ser contada no plano de negócios para situar o leitor sobre a origem da ideia e a trajetória do empreendedor.
É importante contar como surgiu o insight para a criação da empresa e qual caminho foi trilhado até o momento da decisão pelo empreendedorismo.
Futuramente, essa história poderá ser usada para fortalecer as estratégias de marketing e branding do negócio a partir da técnica de storytelling.
Uma seção do plano de negócios deve ser dedicada a um panorama completo do mercado de atuação em que a empresa estará inserida.
É fundamental utilizar ferramentas como a Análise SWOT ou Matriz FOFA, que permite avaliar os pontos fortes e fracos do negócio, assim como as oportunidades e ameaças identificadas no mercado.
Não podem faltar as seguintes informações na parte de mercado de atuação:
Os produtos e serviços oferecidos são decisivos para o sucesso de uma empresa e devem ser definidos já no business plan.
É importante descrever os seguintes pontos:
O plano de marketing é fundamental no business plan porque determina como a empresa e seus produtos/serviços serão divulgados no mercado.
Para estruturar esse plano, é preciso levar em conta os 4ps do marketing, que são pilares essenciais para o desenvolvimento da área:
A seção de gestão do business plan diz respeito ao gerenciamento de várias áreas essenciais do negócio, tais como:
Por fim, o plano financeiro detalha quais recursos serão necessários para iniciar o negócio e manter seu funcionamento.
No business plan, é importante definir:
Como vimos, um business plan completo é um documento altamente detalhado que contém todas as informações relacionadas ao negócio.
Se fôssemos exemplificar um documento desse teor, este artigo se estenderia excessivamente.
Por isso, indicamos que você confira exemplos de planos de negócios de várias áreas do mercado no site Smart Business Plan.
Lá, você encontra referências de business plans para e-commerces, empresas de software, salões de beleza, serviços de buffet, empresas de serviços, agências, restaurantes e muito mais.
Se você quer escrever um plano de negócios do zero, pode fazer o curso online gratuito “Como elaborar um plano de negócio” do Sebrae, com duração de 2 horas.
Se desejar uma formação mais consistente para gerenciar uma empresa como um profissional gabaritado, vale a pena conhecer os cursos da FIA.
Você pode optar por um curso de extensão como Aplicações de Business Intelligence para Gestão de Negócios, que prepara o empreendedor para usar a análise de dados na tomada de decisão.
Outro exemplo é o curso Contabilidade: Análise Econômico-Financeira Empresarial, que capacita o empreendedor para lidar com os dados financeiros do negócio.
Ao concluir a leitura, esperamos que tenha compreendido a importância de elaborar um business plan para o seu negócio e saiba como dar os primeiros passos.
Essa etapa, por si só, aumenta consideravelmente suas chances de ter sucesso como empreendedor.
Afinal, é preciso se planejar antes de investir seu patrimônio e seu tempo em um negócio próprio, ainda mais em um mercado ultracompetitivo que não tem espaço para amadores.
E claro: quanto mais você se qualificar para iniciar sua jornada no empreendedorismo, melhores serão os resultados obtidos.
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