Com o aumento da competitividade entre as empresas, cresce também a necessidade de embasar os gestores para que tomem decisões agilmente e com o melhor embasamento possível. Em busca de resultados elevados e sustentáveis, esse é o principal objetivo dos profissionais de Inteligência de Mercado: transformar dados em informações e inteligência, e, assim, criar e recomendar cenários fundamentais para esses gestores darem conta dos desafios estratégicos (longo prazo) e táticos (médio e curto prazo) da organização.
O curso de Pós-Graduação em Inteligência de Mercado foi criado para atender à crescente demanda por profissionais qualificados nessa área estratégica. Sua proposta visa desenvolver competências essenciais para a atuação de especialistas e gestores de Inteligência de Mercado, combinando rigor acadêmico e aplicabilidade prática.
Com formato flexível e carga horária predominantemente assíncrona, o programa possibilita ao aluno conciliar estudos e carreira, garantindo uma formação completa em aproximadamente 12 meses.
Com duração de 12 meses, o programa é flexível, oferecido por uma instituição de ensino criada e administrada por professores da FEA/USP, com nota máxima no MEC, composto de um conjunto de disciplinas, levando o estudante a conhecer, na teoria e na prática, as principais áreas de uma empresa. Proporciona uma visão estratégica sobre tais áreas e capacita o estudante para atuar em ambientes multifuncionais, com ênfase em inteligência de mercado. As aulas síncronas (ao vivo) permitem ampliar o networking por meio da interação direta com os professores e os colegas, garantindo uma experiência de aprendizado dinâmica e personalizada, potencializando os resultados. O TCC é feito a partir de Game-based learning, conectando a teoria à prática na gestão de uma empresa virtual – é mais uma forma para aprimorar o pensamento sistêmico e o raciocínio lógico.
Objetivos
Analisar dados e informações e transformá-los em Inteligência, criando cenários e recomendações para os decisores e, assim, impactando na construção do futuro da organização.
Perfil do Aluno
Profissionais que desejam aprimorar-se para se desempenhar cada vez melhor em Inteligência de Mercado ou áreas semelhantes.
Investimento
Valor do curso à vista:
R$ 12.960,00
Valor do curso parcelado:
24 x R$ 658,00
Valor à vista c/ desconto empresas:
R$ 9.072,00
Valor parcelado com desconto empresas:
24 x R$ 461,00
Metodologia
A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo LABFIN/PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.
Sistema de Avaliação
O aluno será avaliado nas disciplinas mediante:
1. Cumprimento das atividades programadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ou seja, estudo do conteúdo e realização de atividades propostas pelo professor de cada disciplina.
2. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, que será desenvolvido pelo aluno, em grupo, no transcorrer dos estudos na disciplina Game-Based Learning e Simulação Empresarial sob orientação do professor da disciplina.
Disciplinas
Estratégia Empresarial
Economia Aplicada
Tomada de Decisão e Negociação
Gestão do Capital Humano e Liderança
Futuro e Transformação Digital
Inteligência de Mercado e Business Intelligence - BI
Comportamento do Consumidor em Inteligência de Mercado
Marketing e Market Scanning Aplicado à Inteligência de Mercado
Uso de Dados em Inteligência de Mercado
Análise Financeira em Inteligência de Mercado
Game-Based Learning e Simulação Empresarial
Trabalho de Conclusão de Curso
Pré-requisitos:
• Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC;
• Desejável dois anos de experiência profissional relevante;
• Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse.
Seleção:
Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição.
Salientamos que as inscrições não acarretam qualquer custo ao candidato.
Apresentação
O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.
Coordenador
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.