CAD – Centro de Atualização Docente

Reproduzir vídeo

Quem somos

O CAD foi concebido como parte do projeto “FIA Educação 2030”, uma iniciativa da liderança da FIA Business School que envolveu todos os coordenadores de programas educacionais em uma reflexão profunda sobre o futuro da educação superior e seus impactos nas estratégias da Fundação Instituto de Administração (FIA). Reconhecendo as constantes inovações educacionais no ensino superior, o CAD se dedica ao desenvolvimento contínuo dos professores e à promoção de um ambiente colaborativo, promovendo experiências de aprendizagem mais eficazes e significativas para os estudantes.

Nossa missão

Contribuir para que o processo de ensino-aprendizagem da FIA Business School esteja em consonância com as inovações no campo educacional e alinhado aos padrões de excelência adotados pelas principais escolas de negócio nacionais e internacionais.

Objetivos

O objetivo central do CAD é fortalecer as habilidades e conhecimentos dos professores em relação à prática da docência, proporcionando uma experiência educacional de alta qualidade para preparar os estudantes frente aos desafios do século XXI.

Nosso propósito

  • • Desenvolvimento de programas de conscientização para coordenadores e professores, destacando a importância da constante reflexão sobre práticas docentes.
  •  
  • • Implementação de workshops e eventos que promovam a troca de experiências e a discussão colaborativa sobre inovações educacionais.
  • • Criação de um programa estruturado de integração de novos docentes, com o objetivo de agilizar sua adaptação à instituição por meio da familiarização com as políticas institucionais de ensino e da ambientação com as ferramentas tecnológicas utilizadas pela instituição.
  •  
  • • Criação de programas de capacitação contínua para os docentes, abordando métodos, estratégias, técnicas e ferramentas modernas que promovam o engajamento dos estudantes.
  •  
  • • Estabelecimento de parcerias com especialistas em educação para ministrar workshops práticos e seminários sobre as últimas tendências educacionais.
  •  
  • • Desenvolvimento de cursos específicos para garantir que os docentes compreendam e possam aplicar eficazmente o sistema de garantia da aprendizagem (Assurance of Learning) da FIA em suas práticas educacionais.
  • • Aperfeiçoamento do sistema de avaliação de desempenho docente nos cursos de Educação Executiva da FIA.
  •  
  • • Ampliação da prática de avaliação e padronizar os instrumentos de coleta de dados.

Catálogo de formações

Jigsaw em ação

Objetivo de aprendizagem

Vivenciar a experiência da aprendizagem colaborativa Jigsaw na resolução de um desafio, ilustrando o uso dos métodos apresentados durante o treinamento de atualização docente.

Aplicabilidade

A técnica Jigsaw em cursos de pós-graduação em negócios está diretamente ligada ao estímulo da cooperação, ao desenvolvimento de habilidades de comunicação, à promoção do pensamento crítico e à integração de diferentes perspectivas. Isso reflete a dinâmica do mundo corporativo, onde a colaboração e a integração de conhecimentos são essenciais para o sucesso em equipe. A estratégia Jigsaw pode ser ajustada e adaptada para atender às
necessidades específicas dos estudantes de pós-graduação em negócios, promovendo um aprendizado mais amplo e prático sobre conceitos e desafios atuais nesse campo.

Qualificação dos docentes

Objetivo de aprendizagem

Compreender como se dá a qualificação docente em nível internacional, relacionando as normas das acreditadoras com suas competências atuais e necessidades futuras.

Ementa

Ao longo desse workshop de qualificação docente e o papel do professor FIA, os participantes irão explorar e compreender como as acreditações internacionais, especialmente AACSB, avaliam a qualificação do docente e quais os requisitos para atender às exigências das acreditadoras. Os participantes serão capazes de relacionar essas exigências à sua situação atual de qualificação identificando necessidades específicas para atender ao padrão desejado.

Team Based Learning

TBL Métodos de ensino e aprendizagem
Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver habilidades para aplicar o método TBL, demonstrando o entendimento das etapas do processo, utilizando a compreensão dos princípios do método e a capacidade de adaptá-lo às necessidades específicas de suas disciplinas.

Relevância Aplicabilidade
O método Team-Based Learning é altamente relevante para a aprendizagem de negócios, pois desenvolve habilidades essenciais, promove a aplicação prática do conhecimento e prepara os participantes para os desafios dinâmicos e colaborativos do mundo empresarial.

Visita ao Inteli

Instituto de Tecnologia e Liderança

O Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli) é uma instituição de ensino privada e sem fins lucrativos, localizada em São Paulo, que visa a formação de lideranças em tecnologia.

Foi fundado em 2021 pelos empresários André Esteves e Roberto Sallouti, com o intuito de oferecer formação superior para estudantes na área de Tecnologia, com ênfase em Computação, Negócios e Liderança.

A sede é no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), do Governo do estado de São Paulo, no Bairro Butantã, Zona Oeste da capital, integrando o projeto do Centro Internacional de Tecnologia e Inovação.

Assurance of Learning

Objetivo de aprendizagem

Entender a garantia de aprendizagem (Assurance of Learning), assim como seus procedimentos e evidências, estabelecendo conexões entre as normas das agências de acreditação e as competências do corpo docente.

Ementa
Esse workshop visa aprofundar o conhecimento sobre o processo de garantia da aprendizagem da AACSB, explorando seus objetivos, processos e evidências de forma detalhada. Além disso, estabelecer conexões significativas entre as normas estabelecidas pelas agências de acreditação e as competências específicas do corpo docente, destacando e refletindo sobre a importância dessa relação para a melhoria contínua da qualidade educacional.

Lançamento do CAD

A FIA Business School teve o prazer de anunciar o lançamento do Centro de Atualização Docente!

No dia 05/06/2024, demos um grande passo com a inauguração desse centro inovador, dedicado a promover o desenvolvimento contínuo de nossos professores.

Estamos comprometidos em oferecer as melhores ferramentas e recursos para que nossos docentes possam se atualizar e aperfeiçoar constantemente. Juntos, estamos construindo o futuro da educação!

Cenários de Casos de Ensino: Conectando Teoria e Prática – Parte 1

Objetivo de aprendizagem

Estimular o pensamento crítico em diferentes contextos; Facilitar discussões com alunos brasileiros: motivação e participação; Customizar materiais de casos internacionais para a realidade brasileira. Identificar as principais diferenças culturais que influenciam o processo de ensino e aprendizagem nos dois países; Compreender como as expectativas e interações dos alunos brasileiros podem diferir das práticas americanas, especialmente no contexto de discussões abertas.

Relevância e Aplicabilidade

Adaptar o Método de Harvard para que ele seja mais eficaz ao abordar as particularidades culturais do Brasil, como hierarquias em sala de aula e a comunicação menos direta. Os professores poderão ajustar suas abordagens pedagógicas, facilitando uma maior participação dos alunos brasileiros, respeitando seus estilos de aprendizagem.

Propostas de Workshops para 2025

cursos-online-harvard-1500386218983-680x350

O jeito Harvard de escrever business cases

Prof. Riccardo V. Morici, PhD

Capacitar os professores no desenvolvimento e escrita de business cases, seguindo os principais passos da metodologia da Harvard Business School. Ao final do workshop, espera-se que os professores compreendam e dominem esses passos.

iStock-1147778018 (1)

Da Prática à Teoria: Storytelling como Ferramenta de Ensino

Profs. Ilíada de Castro e Ricardo Buonanni

Capacitar os participantes a praticar a estrutura de Storytelling para uso em sala de aula. A partir de uma apresentação de Storytelling em um TED atual, os participantes explorarão histórias clássicas, como a Odisseia e contos de fadas, e aprenderão a Jornada do Herói, de Campbell, para aplicar essas estruturas narrativas em sala de aula.

iStock-584475792 (1)

Construindo Conhecimento: Aprendizagem Ativa com Lego® Serious Play® em sala de aula

Prof.ª Ísis Koelle

Capacitar os participantes e aplicar a Metodologia Lego® Serious Play® como ferramenta de aprendizado ativo e engajamento em sala de aula.

iStock-1329003941 (1)

Metodologias Ativas e Filosofia da Educação: Teoria e Prática para um Ensino Transformador

Prof. Alessandro Bighetto

Explorar como as metodologias ativas, fundamentadas em teorias de grandes pensadores, como Paulo Freire e John Dewey, podem transformar o processo de ensino-aprendizagem, tornando o mais centrado no aluno e no desenvolvimento do pensamento crítico.

iStock-1480095869 (1)

Simulação Empresarial como Método de Ensino: Capacitação para Professores em Educação de Negócios

Prof.ª Sheila Serafim

Capacitar professores a utilizar a simulação empresarial (Business Game) como uma metodologia de ensino prática e eficaz para desenvolver habilidades gerenciais e estratégias nos alunos.

Melhores momentos

Condições de parcelamento

Valor do curso

Valor do curso para empresa parceira

à vista

R$ 45.400,00

R$ 31.780,00

12 x

R$ 3.910,00

R$ 2.736,33

18 x

R$ 2.653,00

R$ 1.856,76

24 x

R$ 2.025,00

R$ 1.417,25

30 x

R$ 1.649,00

R$ 1.153,78