Formação em Tecnologias Digitais de Educação: Gestão do Processo Educacional
Formação em Tecnologias Digitais de Educação: Gestão do Processo Educacional
Lidar com as mudanças paradigmáticas do ensino e da aprendizagem em novas modalidades requer a compreensão de um novo contexto. O modelo de educação a distância – EAD, ou ainda o processo de ensino aprendizagem baseado em tecnologias digitais - prevê um planejamento sem igual para as ações do ensino, da aprendizagem, da preparação de material didático, do envolvimento dos atores, do funcionamento em escala, da logística entre outros. É um formato que se torna transparente ao usuário, ao docente e ao gestor, pois se visualiza, em tempo real, o projeto de curso em execução, a sua efetivação, suas falhas e seus resultados. Dessa forma, o processo de planejamento é fundamental e sua efetivação se dá em três instâncias: na criação (autoria); na produção e entrega (design educacional); e no acompanhamento e apoio ao estudante (tutoria).
Para que essas três fases distintas aconteçam de forma eficiente, os vários profissionais carecem de formação específica. Por isso, a necessidade de oferecer a eles a formação em EAD e o modelo híbrido, que garanta o conhecimento dos fundamentos, especificidades teóricas, em um primeiro momento e, num segundo momento, as boas práticas que os auxiliem no exercício das atividades específicas. A esse tripé de criação-produção-entrega há outros dois pontos fundamentais e circundantes: a gestão do processo e o contexto de oferta. Tão importante quanto o processo de oferta de cursos/programas está a gestão da EAD e o modelo híbrido, que supõe conhecer todo o processo, poder ter o planejamento acadêmico, financeiro, de produção e logística de distribuição.
Segunda-Feira 19h00 às 23h00 Semanal Quarta-Feira 19h00 às 23h00 Semanal
Diferenciais
O curso se propõe a dar uma visão sobre cada um dos processos e do planejamento gerencial para EAD e o modelo híbrido. Contudo, a oferta dessas modalidades, está inserida num contexto cultural que leva em conta a política educacional, as práticas e experiências testadas, as tecnologias disponíveis e as características institucionais. Para tratar desse aspecto o curso abordará as políticas nacionais, os fundamentos do Direito Digital e Legislação Aplicada às Tecnologias Digitais, a Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, Propriedade Intelectual no Ambiente Digital.
Objetivos
O curso tem como objetivo capacitar o profissional para a liderança de programas educacionais com forte uso das tecnologias digitais e desenvolver nos participantes as competências necessárias para a inovação do processo de ensino aprendizagem através da adoção de tecnologias digitais.
Perfil do Aluno
Interessados de diferentes áreas e/ou educadores, docentes desde a educação básica até a educação superior, coordenadores, técnicos educacionais, gestores de universidades, responsáveis por treinamentos e processo de ensino-aprendizagem e demais entusiastas da aplicação de tecnologias digitais da informação e comunicação na área educacional que querem aproveitar o melhor momento do digital em seus programas e projetos de educação.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com o sistema de avaliação adotado pela coordenação do curso.
Investimento
R$ 2.890,00 à vista no cartão ou em até 10 vezes.
Metodologia
Curso síncrono (ao vivo em sala virtual). A metodologia do curso enfatiza a combinação de teoria e troca de experiências, usando aulas expositivas dialogadas, métodos participativos, experiências integradas e concatenadas, oportunidades de reflexão, investigação e resolução de situações problemas reais, apresentadas pelos estudantes, simulações e trabalhos em equipe, adequados aos diferentes temas do curso. Os conhecimentos e experiências dos docentes, aliados à vivência dos estudantes em diferentes segmentos empresariais, permitem maximizar as oportunidades de troca de conhecimentos e experiências e a criação de redes de relacionamento humano, de grande valor para todos os participantes.
Sistema de Avaliação
Serão aprovados no curso e terão direito a certificado de especialização os alunos obtiverem nota igual ou superior a 7,0 nas avaliações.
Planejamento de programas educacionais
* Dimensões envolvidas no ambiente educacional digital (PPI, PPC e PEA).
* Relações estabelecidas no processo de ensino e aprendizagem.
* Inovação Pedagógica e Formação de professores
Produção de Conteúdo em tempos de Educação Digital
* Didática na Educação online
* Produção e mediação partilhada (colaboração on-line)
* Recursos educacionais abertos (REA) e a Cultura Digital
* Processos e produção de conteúdo educacionais digitais
Gestão de projetos educacionais
* Educação digital e mercado de trabalho
* Projetos educacionais digitais: plataformas, conteúdo e metodologia.
* Planejamento educacional para o digital
Direito Digital aplicado à Educação
* Fundamentos do Direito Digital para Educação
* Legislação Aplicada às Tecnologias Digitais de Educação
* Privacidade e Proteção de Dados Pessoais na Educação Digital
* Propriedade Intelectual no Ambiente Digital
Tendências da Educação no Mundo Digital
Avaliação da Práxis Pedagógica
Conhecimento e Aprendizagem na Cibercultura: Teoria e Prática
Teorias e Tendências da Educação
1ª etapa – Inscrição em nosso site (não temos taxa de inscrição):
2ª etapa – análise curricular;
3ª etapa – entrevista com a Coordenação;
4ª etapa – aprovação e convocação para matrícula.
Apresentação
O corpo docente é composto por professores com nível de Mestrado e Doutorado da Fundação Instituto de Administração, professores titulados de outras instituições, por profissionais e palestrantes de grande capacidade na área de gestão empresarial e gestão da tecnologia da informação.
Coordenador
Prof. Adriana Backx Noronha Viana
Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES; Coordenadora de Projeto FAPESP sobre Estilos e Estratégias de Aprendizagem dos alunos de graduação em Administração: Mensuração e Associação (2018/2020), Estudo comparativo de estudantes de pós-graduação em estratégias de aprendizagem, processo de autorregulação e métodos ativos de aprendizagem na Austrália e no Brasil (2018/2019). Com a Pandemia, coordenou formação para os docentes da USP, com foco na utilização de tecnologias digitais educacionais, fundamentais para atravessar esse período. Coordenou em 2021/2022 o projeto CAEG / USP - Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação, intitulado: "Caminhos para a disrupção no processo de ensino e aprendizagem em cursos de graduação em Gestão". É responsável por outras formações docentes para o contexto das tecnologias digitais educacionais. Participa da Coordenação do PROINFO - FIA e Coordena o curso Gestão de Programas e Tecnologias Digitais de Educação entre outros. Possui várias publicações em artigos, livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais sobre os seus temas de pesquisa.
*Consulte outras condições de pagamento na ficha de inscrição.
Coordenador do Curso
Prof. Adriana Backx Noronha Viana
Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES; Coordenadora de Projeto FAPESP sobre Estilos e Estratégias de Aprendizagem dos alunos de graduação em Administração: Mensuração e Associação (2018/2020), Estudo comparativo de estudantes de pós-graduação em estratégias de aprendizagem, processo de autorregulação e métodos ativos de aprendizagem na Austrália e no Brasil (2018/2019). Com a Pandemia, coordenou formação para os docentes da USP, com foco na utilização de tecnologias digitais educacionais, fundamentais para atravessar esse período. Coordenou em 2021/2022 o projeto CAEG / USP - Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação, intitulado: "Caminhos para a disrupção no processo de ensino e aprendizagem em cursos de graduação em Gestão". É responsável por outras formações docentes para o contexto das tecnologias digitais educacionais. Participa da Coordenação do PROINFO - FIA e Coordena o curso Gestão de Programas e Tecnologias Digitais de Educação entre outros. Possui várias publicações em artigos, livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais sobre os seus temas de pesquisa.