A FIA mais uma vez inovando lança um curso na área de ciências do comportamento humano. Aprenda técnicas de negociação, influência, resolução de conflitos, liderança, motivação. Este curso lhe permitirá compreender as técnicas de tomada de decisão. Você aprenderá sobre a intuição e a inconsciência dos processos da sua vida profissional e pessoal.
Estruturado para ampliar e aprofundar as habilidades analíticas e de tomada de decisão, este programa aplica os princípios da economia comportamental através das funções gerenciais de uma organização. O curso objetiva trazer mudanças sutis para o ambiente de tomada de decisão, que pode influenciar os resultados, com aplicações que vão desde a concepção da experiência do cliente até a motivação dos funcionários.
Objetivos
Curso dividido em 2 disciplinas, Economia Comportamental e Escolhas que apresentam, através de muitos casos, exercícios e trabalhos em grupo, os principais conceitos de Economia Comportamental (tendo como base Daniel Kahneman e o Amos Tversky e suas ideias sobre nosso comportamento automático e inconsciente). Mostra como vieses cognitivos determinam nossas decisões e comportamentos. Os participantes descobrirão a existência de dois modos de pensar.
Perfil do Aluno
Voltado para profissionais em diferentes áreas como marketing, vendas, finanças, compras, recursos humanos, profissionais de gestão de projetos e estratégia, que estejam especialmente preocupados com relações, influência e comportamentos, seus e de terceiros, em diferentes atividades organizacionais e de mercado.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com o sistema de avaliação adotado pela coordenação do curso.
Investimento
R$ 1.080 à vista no boleto ou cartão ou em até 4 vezes no cartão.
Prazo para Conclusão
2 meses
Metodologia
Entre os módulos há testes (ou quizzes) em formato de múltipla escolha para fixar o conteúdo e reforçar a aprendizagem, os estudos de caso se aproximam a teoria e a prática e serão avaliados pelo professor.
Sistema de Avaliação
Conceito Mínimo nas avaliações: 7,0;
Conceito Mínimo no Trabalho Final;
Frequência exigida curso;
Frequência exigida disciplinas.
Conteúdo Programático
Aulas com Vídeos
Módulos:
- A importância da Economia Comportamental: Contextualização
- Introdução a Economia Comportamental
- Os dois Sistemas
- Vieses Cognitivos
- Estudo de Caso Monte Everest
- Excesso de Confiança
- Escolhas
- Políticas de Risco e aversão à Perdas
- Etapas de uma decisão eficaz
Os canditados interessados devem inscrever-se no próprio site da FIA.
Apresentação
A condução do curso dá-se por uma equipe de professores e profissionais ligados às suas respectivas disciplinas. Desta forma os cursos trazem bagagem acadêmica e ao mesmo tempo, propiciam aos participantes uma abordagem prática.
Coordenador
Prof. Dr. Fernando Carvalho de Almeida
Livre docente pela FEA/USP, possui graduação em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Administração - Université Piere Mendes France - Grenoble 2 (1993). Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo. É professor convidado de diferentes Universidades Francesas (IAE de Nancy, IAE de Grenoble, IAE de Aix en Provence). Atualmente ministra anualmente a disciplina Competitive Intelligence no IAE de Aix en Provence. É vice-presidente executivo do IFBAE - Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas. Organizador do Congresso do IFBAE a cada 2 anos, uma vez na França e outra no Brasil, desde 2001. Desenvolve pesquisas nas áreas de Inteligência Competitiva e Estratégia, Comportamento, Processo decisório e tem publicado em revistas de destaque como Journal of Knowledge Management, International Journal of e-collaboration, Journal of Modern Accounting and Auditing, RAUSP, RAE-FGV, RAC (Revista de Administração Contemporânea), REAd (Revista Eletrônica de Administração), RAM (Revista do Mackenzie), entre outras. Membro do grupo de pesquisa de Gestão de Informática desde 1994.
*Consulte outras condições de pagamento na ficha de inscrição.
Coordenador do Curso
Prof. Dr. Fernando Carvalho de Almeida
Livre docente pela FEA/USP, possui graduação em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Administração - Université Piere Mendes France - Grenoble 2 (1993). Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo. É professor convidado de diferentes Universidades Francesas (IAE de Nancy, IAE de Grenoble, IAE de Aix en Provence). Atualmente ministra anualmente a disciplina Competitive Intelligence no IAE de Aix en Provence. É vice-presidente executivo do IFBAE - Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas. Organizador do Congresso do IFBAE a cada 2 anos, uma vez na França e outra no Brasil, desde 2001. Desenvolve pesquisas nas áreas de Inteligência Competitiva e Estratégia, Comportamento, Processo decisório e tem publicado em revistas de destaque como Journal of Knowledge Management, International Journal of e-collaboration, Journal of Modern Accounting and Auditing, RAUSP, RAE-FGV, RAC (Revista de Administração Contemporânea), REAd (Revista Eletrônica de Administração), RAM (Revista do Mackenzie), entre outras. Membro do grupo de pesquisa de Gestão de Informática desde 1994.