ocê sabe qual é a definição de sustentabilidade empresarial?
Essa prática vai além de um conjunto de ações isoladas realizadas por uma empresa com o objetivo de preservar o meio ambiente.
Isso é importante, é claro, mas não é tudo ao explicar o que é sustentabilidade empresarial.
Trata-se de uma estratégia que envolve iniciativas econômicas e sociais por parte da organização, com reflexos que ultrapassam os muros e atingem os públicos interno e externo de diferentes formas.
Há vantagens para o próprio negócio, mas elas se estendem também para a sociedade como um todo, o que justifica promover esforços nesse sentido.
Se tem interesse no assunto, vai gostar de conferir este artigo até o final.
A partir de agora, você vai entender melhor o que é sustentabilidade empresarial, seus pilares, benefícios, principais desafios e exemplos de ações sustentáveis.
Veja os tópicos que preparamos para o conteúdo:
- O que é sustentabilidade empresarial?
- Como a sustentabilidade empresarial funciona?
- O que é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)?
- Qual é a importância de promover a sustentabilidade nas empresas?
- O ESG e a sustentabilidade nas empresas
- Como uma empresa pode promover a sustentabilidade?
- Quais são os pilares da sustentabilidade empresarial?
- Principais vantagens da sustentabilidade empresarial
- Como colocar a sustentabilidade empresarial em prática?
- O cenário das políticas de sustentabilidade nas empresas
- Os principais desafios da sustentabilidade empresarial
- Quais são as tendências para a sustentabilidade empresarial?
- Vale a pena investir em ações de sustentabilidade empresarial?
- Ações empresariais sustentáveis para conhecer.
Aproveite esse conteúdo para saber mais sobre o conceito de sustentabilidade empresarial e colocar as dicas em prática no seu dia a dia!
O que é sustentabilidade empresarial?
A sustentabilidade empresarial se refere às práticas organizacionais de uma empresa em relação ao crescimento sustentável, ao meio ambiente e ao desenvolvimento social.
Esse conjunto de iniciativas ajuda os negócios em diferentes objetivos, como reter clientes, fortalecer a marca no mercado e atrair a atenção de investidores.
É uma forma de se posicionar, mas também de fazer a sua parte por um mundo melhor, colhendo benefícios para a própria organização.
Como a sustentabilidade empresarial funciona?
O objetivo da sustentabilidade empresarial é garantir que a empresa cresça sem comprometer o meio ambiente ou que compense o impacto de seu crescimento a partir de iniciativas que promovam a sustentabilidade.
As ações de sustentabilidade empresarial estão diretamente relacionadas às práticas e orientações da ESG (Environmental, Social and Governance), que tem como pilares os seguintes conceitos:
- Environmental (aspectos ambientais): envolve todas as iniciativas que utilizam algum recurso natural e as ações de prevenção da destruição ambiental, como redução de poluição, reflorestamento, reciclagem, entre outros
- Social (aspectos sociais): envolve as práticas internas e externas da empresa com fins sociais, como políticas de diversidade e inclusão, iniciativas de proteção aos direitos humanos e demais projetos sociais
- Governance (aspectos de governança): envolve políticas de compliance, auditoria e iniciativas relacionadas à ética e à transparência.
O que é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)?
O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 (a bolsa de valores brasileira) é uma carteira de investimentos que leva em consideração o comprometimento das empresas com a sustentabilidade.
Seu objetivo é estimular as empresas a adotarem práticas sustentáveis de acordo com a ESG.
Ou seja, o ISE é uma forma objetiva de analisar a sustentabilidade empresarial.
Para valorizar uma empresa no ISE, o indicador considera aspectos como:
- Gestão de riscos em relação às mudanças climáticas
- Comprometimento com práticas de desenvolvimento sustentável
- Transparência em relatórios de sustentabilidade
- Mitigação de riscos à saúde de consumidores
- Desenvolvimento da governança corporativa.
Qual é a importância de promover a sustentabilidade nas empresas?
A sustentabilidade empresarial se conecta a um forte senso de responsabilidade.
Empresas pautadas por esse modelo de gestão assumem um compromisso com o seu entorno, ou seja, sociedade e meio ambiente.
No âmbito interno, a importância da sustentabilidade nas empresas se revela ao adotar práticas de compliance e pela valorização da transparência.
Os bons exemplos de sustentabilidade empresarial estão aí para mostrar que é possível, mesmo em setores críticos da economia, obter lucros de forma responsável.
A Klabin é um bom caso, já que, em teoria, ela se dedica a uma atividade de alto impacto ambiental, que é a extração de celulose para fabricação de papéis.
Mesmo assim, ela se destaca no mercado pelas práticas verdes que emprega, ao extrair a matéria-prima de seus produtos a partir de florestas de manejo sustentável.
Imagine se uma empresa do porte da Klabin, cuja receita líquida anual é superior a R$ 4 bilhões, não tivesse esse comprometimento?
Cabe ressaltar que a sustentabilidade empresarial é cada vez mais necessária em um cenário de ebulição global.
Nesse contexto, toda ação conta no sentido de evitar a catástrofe ambiental anunciada há muito tempo.
As empresas têm um papel fundamental, servindo como exemplo e orientando seus consumidores quanto ao que fazer para minimizar os impactos ambientais causados pelo consumo de produtos e serviços.
O ESG e a sustentabilidade nas empresas
Um dos exemplos de sustentabilidade empresarial que melhor ilustram o quão impactante — no sentido positivo — é esse modelo de gestão vem do já citado Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da Bovespa.
Trata-se de um índice à parte, criado pela bolsa de valores, que lista apenas as ações das empresas que adotam o ESG em suas práticas, operações e estratégias.
O sucesso do índice é tamanho que, entre 2006, ano de sua criação, e 2021, ele valorizou 25% a mais que o índice Bovespa convencional.
É uma evidência de que a tríade Ambiente, Social e Governança só pode gerar resultados positivos.
Convém ainda destacar que há diferentes tipos de sustentabilidade empresarial, dependendo do setor da empresa.
Há empresas que focam mais na questão ambiental, enquanto outras voltam-se mais para as ações de impacto social nas comunidades em que estão inseridas.
Também existem as empresas que buscam intervir positivamente na cultura, fomentando ações afirmativas que privilegiem etnias e minorias.
É o caso da Tucum, que, por meio de ações de fomento ao artesanato indigena no período da pandemia, buscou fortalecer a economia das tribos Krahô e Kayapó, valorizando um produto típico das suas culturas.
Isso mostra que o ESG, enquanto prática social e ambiental, só reforça a importância da sustentabilidade nas empresas, ao colocarmos na balança os bons resultados que gera.
Como uma empresa pode promover a sustentabilidade?
Não há regras específicas para uma empresa promover a sustentabilidade, mas a organização pode estimular algumas ações internas e externas.
O importante é que a iniciativa estimulada tenha a ver com o propósito e os objetivos do negócio.
Aqui, há margem para muita criatividade, desde campanhas de reciclagem até outras que foquem no recolhimento de lixo na praia, por exemplo.
Se a ação for interna, ou seja, envolver os profissionais que trabalham na empresa, é importante alinhar bem a comunicação com os colaboradores.
No caso de iniciativas internas, o time de marketing deve ajudar na promoção da estratégia da sua vertente chamada endomarketing.
Quais são os pilares da sustentabilidade empresarial?
Como mencionamos anteriormente, a sustentabilidade empresarial se apoia em alguns pilares.
A seguir, vamos apresentar quais são eles: econômico, ambiental e social.
Econômico
O pilar econômico busca conciliar o crescimento do negócio com a sustentabilidade.
Isso significa que a empresa deve promover ações que compensem sua intervenção no meio ambiente ou que busquem reduzir os impactos ambientais de suas iniciativas.
Ou seja, o negócio não pode projetar uma expansão deixando de lado o meio ambiente.
Nesse caso, é importante equilibrar os interesses dos acionistas e stakeholders com os objetivos sustentáveis do negócio.
Além disso, o pilar econômico envolve as práticas de compliance e governança, para garantir o correto funcionamento da empresa, de acordo com legislações específicas, incluindo as de proteção ambiental.
Esse pilar também se preocupa com o investimento em novas tecnologias para o negócio que contribuam para diminuir os impactos ambientais.
Ambiental
O pilar ambiental também tem o objetivo de reduzir os impactos do negócio no meio ambiente, além de promover ações de preservação da natureza.
A sustentabilidade ambiental nas empresas deve levar em consideração as mudanças climáticas e o aquecimento global em seu planejamento.
Esse pilar é importante para as empresas organizarem estratégias para reduzir a emissão de carbono, o desperdício de água e a utilização de determinados recursos naturais.
O fator ambiental precisa considerar um equilíbrio entre a produção e a sustentabilidade, preocupando-se tanto com o crescimento da empresa quanto com o meio ambiente afetado por esse crescimento.
Social
O pilar social corresponde ao conjunto de iniciativas que a empresa tem com o foco no desenvolvimento da sociedade.
Isso envolve tanto ações externas, focadas em membros na comunidade, quanto estratégias internas, para promover o bem-estar dos colaboradores da empresa.
A empresa precisa contar com equipes preparadas para entender os desafios sociais e desenvolver as melhores práticas nesse sentido.
Principais vantagens da sustentabilidade empresarial
Agora que você já entendeu o conceito de sustentabilidade empresarial, vamos ver cinco benefícios dessa prática para as empresas.
Redução dos custos de produção
A sustentabilidade empresarial ajuda a reduzir os custos de produção, porque faz com que as pessoas dentro da empresa pensem de forma mais sustentável, sem gastar tantos recursos.
Essa mentalidade ajuda os times a pensarem em alternativas para não desperdiçar os recursos.
Consequentemente, gasta-se menos com as estratégias.
Auxílio na preservação do planeta
Uma das vantagens mais claras da sustentabilidade empresarial é a contribuição da empresa na preservação do planeta.
Esse deve ser um dos objetivos da organização, que também se beneficia dessa prática.
Afinal, a sustentabilidade empresarial precisa pensar em meios de garantir o crescimento econômico aliado às boas práticas de preservação.
Valorização das ações na bolsa de valores
Como dissemos, o Índice de Sustentabilidade Empresarial é um importante indicador da B3 para as empresas.
Assim, quando a organização de fato desempenha um papel relevante na preservação ambiental, suas chances de valorização na bolsa de valores aumentam.
Atração e retenção de clientes
Hoje, o cliente está cada vez mais exigente.
E essa exigência passa por escolher empresas que estejam de acordo com seus valores.
Quando as ações sustentáveis nas empresas são valorizadas, as organizações podem atrair um público que compartilha do mesmo valor.
Isso também é importante para a retenção, porque não estamos apenas falando de satisfação com os produtos vendidos, mas também de identificação entre consumidor e marca.
Competitividade
Com a sustentabilidade empresarial, a marca é mais valorizada no mercado e atrai a atenção do público. Consequentemente, ganha em competitividade.
As organizações que investem em sustentabilidade saem na frente da concorrência e se mostram mais preparadas para os desafios do futuro.
Ao mesmo tempo, vale sempre lembrar que as empresas não devem adotar ações sustentáveis de maneira aleatória, só para tentar ganhar em competitividade.
Se a empresa não tem esses valores presentes em sua cultura, dificilmente conseguirá se destacar com medidas ambientais mal planejadas.
Como colocar a sustentabilidade empresarial em prática?
Para você colocar a mão na massa e aplicar os princípios de sustentabilidade empresarial no seu negócio, trouxemos algumas dicas.
Acompanhe!
Crie um planejamento
O primeiro passo para ter eficiência na estratégia de sustentabilidade empresarial é ter um bom planejamento.
Nesse caso, a empresa precisa:
- Alinhar as áreas envolvidas na estratégia de sustentabilidade
- Definir metas e métricas para acompanhar a eficiência das iniciativas
- Avaliar a viabilidade das propostas.
Faça uma boa gestão
Além do planejamento, é importante realizar uma boa gestão e colocar o que foi planejado em prática.
Se a sua empresa nunca adotou nenhuma iniciativa focada em sustentabilidade, no início, o planejamento talvez precise ser ajustado de acordo com a realidade encarada pelo negócio.
A boa gestão passa por contar com especialistas em ESG ou em preservação ambiental, seja a partir de consultoria interna ou de contratação externa.
O importante é que a empresa tenha uma estratégia de negócios sólida, com objetivos claros e métricas eficientes para acompanhar os resultados.
Promova a reciclagem
A reciclagem é uma das ações de sustentabilidade mais disseminadas.
O seu negócio pode começar estimulando os funcionários a separarem o lixo nas latas de recicláveis.
Pensando em iniciativas externas, utilizar as redes sociais para promover ações sustentáveis nas empresas entre os seguidores também é uma boa prática.
Desenvolva estratégias de redução de carbono
A emissão de carbono é um grande problema, principalmente se pensamos na indústria ou em grandes empresas.
Por isso, para apoiar a sustentabilidade empresarial, ter a redução de carbono como uma das ações sustentáveis nas empresas é um importante passo.
Para as organizações, é interessante promover a renovação de energia limpa e ter metas periódicas para acompanhar o progresso das iniciativas.
Engaje os colaboradores
A sustentabilidade empresarial acontece de dentro para fora.
Nesse sentido, engajar os colaboradores nas iniciativas sustentáveis da empresa é fundamental.
É importante manter as pessoas a par das iniciativas sustentáveis da empresa e desenvolver iniciativas que envolvam os times na conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Faça a adesão a projetos ambientais
As empresas podem fazer parcerias com organizações que valorizem o meio ambiente para promover iniciativas de sustentabilidade empresarial.
Essa é uma medida eficiente que alcança um público mais amplo, além de colocar o negócio no caminho certo para ser mais sustentável.
Busque certificações
Outro passo importante para implementar a sustentabilidade empresarial é buscar certificações na área.
Isso mostra ao público que a empresa está comprometida com a causa ambiental, além de preparar os colaboradores para lidarem com os desafios da preservação do ambiente.
Algumas certificações relevantes para ESG incluem:
- LEED (Leadership in Energy and Environmental Design)
- GBC Zero Energy
- Selo Procel PBE Edifica
- Selo Casa Azul da Caixa.
Adote softwares especializados
Atualmente, existem algumas ferramentas online focadas na promoção de ESG nas empresas.
Esses softwares são grandes aliados da sustentabilidade nas empresas, porque permitem emitir relatórios com informações sobre ESG.
Assim, os gestores têm mais informações para tomarem decisões nessa frente.
Além disso, com esses softwares, os líderes conseguem saber o impacto socioambiental de suas estratégias, reavaliando as iniciativas quando necessário.
O cenário das políticas de sustentabilidade nas empresas
Uma matéria publicada pela Exame mostra que, se as empresas recorressem mais ao Investimento Social Privado (ISP) — um estratégia de ESG — poderiam abater nada menos que 100% do IRPJ.
Parte das empresas brasileiras estão atentas a isso, considerando que, em 2022, foram investidos R$ 4,8 bilhões nessa modalidade de incentivo fiscal, como mostra a reportagem.
Por outro lado, parece que, no mercado brasileiro, a sustentabilidade nas empresas ainda não está tão bem “calibrada”.
Como mostra um estudo da PwC, para 63% dos executivos das grandes empresas, o foco dos investimentos em questões de diversidade de gênero são exagerados.
Outros 56% acreditam que há recursos demais sendo investidos em sustentabilidade empresarial em questões ambientais.
Como se vê, os tipos de sustentabilidade empresarial não são uma unanimidade, restando pela frente um árduo trabalho de conscientização.
São alguns dos desafios da sustentabilidade empresarial que as lideranças das empresas, junto com seus colaboradores, precisarão aprender a superar.
De qualquer forma, há empresas nos setores público e privado que parecem dar à sustentabilidade empresarial a atenção que ela merece.
Os Correios têm, nesse sentido, toda uma política voltada para a área, contemplando objetivos, princípios e diretrizes para suas estratégias e operações.
Os principais desafios da sustentabilidade empresarial
Os desafios da sustentabilidade ambiental nas empresas variam de organização para organização, de acordo com o modelo de negócio.
No geral, alguns enfrentados atualmente são:
- Identificar as necessidades sustentáveis da empresa: nem sempre é fácil identificar o que é importante para a empresa em termos sustentáveis. Aqui, é preciso considerar os valores e o propósito do negócio, assim como quais são os recursos disponíveis para viabilizar as iniciativas de sustentabilidade
- Implementar uma cultura focada em sustentabilidade: mudar a cultura organizacional pode ser um grande desafio, dependendo do tamanho da empresa e do nível de conscientização dos funcionários. Nesse sentido, a organização pode ter que investir em treinamentos de equipe e workshops que ajudem a implementar uma nova cultura
- Implementar as iniciativas sustentáveis: um dos desafios passa por efetivamente colocar em prática o que foi identificado como importante para a sustentabilidade empresarial. Esse processo pode envolver desde a adoção de novas tecnologias até a contratação de profissionais
- Medir a eficiência das iniciativas: assim como pode ser difícil implementar as iniciativas sustentáveis, medir os resultados das estratégias adotadas também pode ser um desafio, porque nem sempre os resultados serão imediatos
- Contar com uma equipe de especialistas: como o ESG ainda é um tema novo, não é muito fácil para as empresas encontrarem profissionais especialistas.
Quais são as tendências para a sustentabilidade empresarial?
Cada vez mais em voga, a sustentabilidade empresarial encontra forte respaldo no mercado.
Essa consolidação do modelo faz com que se vislumbre, para o futuro, algumas tendências a serem seguidas.
O relatório 8 tendências de sustentabilidade nos principais setores de negócios, do Sebrae, traz algumas pistas que apontam para isso.
O documento destaca como um dos exemplos de sustentabilidade empresarial e tendência para os próximos anos a adoção do ESG na gestão.
Destaca ainda a energia limpa como uma dessas tendências, que é também um dos desafios da sustentabilidade empresarial a serem enfrentados em regime permanente.
Vale destacar o consumo sustentável e as práticas de compensação de carbono como tendências que devem ganhar força.
Outra entidade que aponta para tendências em sustentabilidade empresarial com potencial para deslanchar é a Federação das Indústrias do Estados de Minas Gerais (FIEMG).
Em seu site, a entidade aponta como “highlights” práticas como a agricultura sustentável e os transportes ecologicamente responsáveis com uso de tecnologia verde.
Outra tendência destacada pela FIEMG é a Science Based Targets, ou seja, as metas definidas pelas empresas com base científica.
Tudo isso amparado pelo aumento na consciência ecológica coletiva e a economia circular como bases para um futuro mais responsável em termos ambientais e sociais.
Vale a pena investir em ações de sustentabilidade empresarial?
Existem fortes razões que justificam os investimentos em sustentabilidade empresarial.
Como vimos, as empresas geridas pelo modelo ESG e orientadas pelo respeito ao meio ambiente e sociedade têm inclusive um valor de mercado mais alto que a média.
Sendo assim, investir nos diferentes tipos de sustentabilidade empresarial é um “gasto” que se paga, considerando o retorno gerado.
Um estudo da McKinsey, por exemplo, mostra que 60% dos consumidores pagariam mais para comprar um produto cuja embalagem seja sustentável.
No Brasil, essa também é uma realidade.
Como mostra uma pesquisa feita pela CNDL, 37% dos consumidores brasileiros valorizam produtos com apelo ecológico.
Há ainda uma pesquisa da KPMG, feita em 11 países, que revela que, para 76% dos consumidores, proteger o meio ambiente é mais importante do que o crescimento da economia.
Evidências não faltam para mostrar que investir em sustentabilidade empresarial é não só uma iniciativa socialmente engajada, mas com alto potencial de gerar lucros.
Ações empresariais sustentáveis para conhecer
De acordo com o ISE B3, a Vivo é uma das empresas mais sustentáveis do Brasil.
Um dos compromissos da marca é, justamente, o crescimento sustentável.
Algumas ações que colocaram a Vivo nessa posição do ranking são:
- Adoção da ISO 45001 (relacionada à Saúde e Segurança do Trabalho)
- Implementação de produtos e serviços com impacto ambiental positivo
- Ampliação do número de mulheres no Conselho Administrativo.
Outro exemplo de uma empresa brasileira que foca em sustentabilidade empresarial é a Natura, que foi considerada uma das mais sustentáveis do mundo.
O dado é do ranking Global 100, desenvolvido pela Corporate Knights, empresa canadense de pesquisa.
A empresa nasceu com a proposta de desenvolver cosméticos que levassem em conta o impacto ambiental e tem diversas iniciativas para reduzir esse impacto e promover a preservação do meio ambiente.
Há quase 15 anos, a Natura se tornou uma empresa de carbono neutro, ou seja, que compensa inteiramente a sua emissão de gases de efeito estufa.
Além disso, a companhia também tem ações sustentáveis específicas focadas na preservação da Amazônia.
Já a Nike é um exemplo global de sustentabilidade empresarial, com a criação do Flyknit, que busca diminuir os resíduos e o desperdício de materiais.
Entre outras ações empresariais sustentáveis para conhecer, podemos destacar:
- A escolha de fornecedores sustentáveis
- Adoção de processos digitais em vez do uso do papel
- Redução da produção de lixo
- Redução do desperdício de água.
O mais importante é que as empresas avaliem aquilo que é possível de ser implementado, ao mesmo tempo em que deve ter em mente estratégias para o futuro, sem interromper seu crescimento econômico.
Conclusão
Vimos nesse texto o conceito de sustentabilidade empresarial e por que as organizações precisam estar atentas.
O que já era uma tendência, com o ESG, veio para ficar.
Cabe dizer ainda que a importância da sustentabilidade nas empresas aumenta em um cenário no qual o aquecimento global bate recordes, como foi em 2023.
É preciso que haja um grande esforço conjunto envolvendo as empresas e a sociedade, no sentido de mudar radicalmente a maneira como consumimos.
Você pode fazer parte disso e contribuir para a mudança.
Medidas simples como aderir à coleta seletiva ajudam muito a reduzir a pegada de carbono, diminuindo a demanda por materiais como plástico, vidro e papel.
Estar sempre a par dos acontecimentos também faz diferença, afinal, informação é poder.
Isso você consegue lendo os artigos do blog da FIA, sempre atualizado com informação relevante nas áreas de sustentabilidade, negócios, gestão e empreendedorismo.
Referências:
https://www.estadao.com.br/economia/governanca/ise-b3-ibovespa-esg-investimentos/
https://conexaoplaneta.com.br/blog/tucum-em-meio-a-pandemia-empresa-cria-estrategias-para-apoiar-comunidades-indigenas-que-produzem-artesanato/
https://exame.com/bussola/esg-pesquisa-aponta-projetos-para-60-como-oportunidade-para-o-investimentos-privados/
https://www.pwc.com.br/pt/estudos/servicos/auditoria/2020/esg-entenda-as-questoes-em-jogo-as-perspectivas-e-o-rumo-a-seguir.html
https://www.correios.com.br/acesso-a-informacao/institucional/legislacao/politicas-corporativas/arquivo/politica_sustentabilidade_empresarial
https://sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/PE/Anexos/8%20tend%C3%AAncias%20de%20sustentabilidade%20nos%20principais%20setores%20de%20neg%C3%B3cios.pdf
https://fiemglab.com.br/futuro-da-sustentabilidade/
https://www.mckinsey.com/featured-insights/destaques/os-consumidores-se-preocupam-com-a-sustentabilidade-e-a-respaldam-com-o-bolso/pt
https://cndl.org.br/varejosa/consumo-sustentavel-em-ascensao-40-dos-brasileiros-valorizam-produtos-ecologicos/?city=brasil
https://mercadoeconsumo.com.br/19/12/2022/sustentabilidade/consumidores-valorizam-mais-sustentabilidade-e-protecao-ao-meio-ambiente/
https://tiinside.com.br/03/01/2023/vivo-e-uma-das-empresas-mais-sustentaveis-do-brasil-segundo-ise-b3/
https://www.natura.com.br/blog/mais-natura/natura-e-uma-das-empresas-mais-sustentaveis-do-mundo