Se você acompanha as principais referências na área de liderança, já deve ter ouvido falar de Ram Charan.
Renomado consultor, professor e palestrante, ele ficou famoso pelos estudos e dicas práticas para construir linhas de sucessão e planos de carreira voltados à formação de líderes eficientes.
Entre seus conselhos para a atualidade, Charan ressalta a necessidade de que os gestores monitorem e sejam capazes de responder às mudanças com agilidade.
Também destaca a importância de aprender algo novo todos os dias para se manter bem informado e escolher prioridades que ajudem a alcançar o sucesso.
Neste artigo, reunimos outras lições deixadas pelo consultor, incluindo obras para você ler e dar um impulso na carreira.
Confira quais serão os tópicos abordados:
Para aprender com Ram Charan, siga a leitura!
Ram Charan é um consultor de empresas, palestrante e escritor nascido em Uttar Pradesh, Índia, em 25 de dezembro de 1939.
Ele passou a infância e adolescência em seu país natal, onde ajudou o pai no negócio da família – uma pequena mercearia.
Desde então, foi tomando gosto pela administração de organizações e assuntos relacionados, como a liderança, plano de carreira e aprimoramento de talentos.
Após finalizar escola e faculdade, Charan foi cursar doutorado na Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas do mundo.
Pioneiro, acabou se tornando o primeiro professor indiano a ministrar aulas na Harvard Business School.
Outra universidade que teve o privilégio de contar sua sabedoria foi a Kellogg, que também o recebeu como docente.
Além da trajetória no universo acadêmico, o consultor sempre fez questão de priorizar os conhecimentos práticos, assumindo postos importantes em grandes empresas.
Ford, DuPont, Duke Energy e Verizon foram algumas companhias onde Charan fez carreira, com destaque para a multinacional General Electric (GE) – na qual o próprio CEO da época, Jack Welch, foi aconselhado pelo professor.
Unindo experiência no mercado à didática necessária para lecionar, o indiano logo se tornou referência para executivos e profissionais de várias nações, sendo convidado a palestrar e compartilhar suas ideias mundo afora.
Essas vivências foram transformadas no conteúdo presente em 20 livros do autor, muitos deles best-sellers que apontaram e continuam vislumbrando tendências no presente e no futuro.
Na década de 1980, fundou a consultoria de gestão de negócios Charan Associates.
Mais tarde, firmou parceria com Kevin Cope e Stephen Covey para formar a consultoria Acumen Learning.
A companhia oferece treinamentos para empresas com base nos conceitos da obra “What the CEO Wants You to Know: How Your Company Really Works” (“O que o CEO deseja que você saiba: Como sua empresa realmente trabalha”, em uma tradução livre).
O livro carrega um dos conceitos mais disseminados pelo escritor: o de visão de negócios como uma característica fundamental para o sucesso de qualquer líder.
Aos 80 anos, Charan continua viajando para palestrar e difundir suas ideias sobre gestão de negócios e pessoas, incluindo visitas ao Brasil em 2019.
Durante seus mais de 50 anos estudando fatores que levam os negócios ao sucesso, Charan deixou lições valiosas para profissionais de todos os segmentos.
Começando pela premissa de que a liderança não é um dom inato, mas, sim, um conjunto de habilidades e comportamentos que permitem ao líder influenciar outras pessoas de maneira positiva.
Dessa forma, os liderados o seguem espontaneamente, pois reconhecem as oportunidades de crescimento e mudanças por contarem com o suporte do líder.
A seguir, apresentamos 15 lições para a carreira e liderança, partindo de reflexões de frase do Ram Charan.
Por mais qualificado que um profissional seja, nem sempre ele está pronto para tomar a frente e liderar.
Essa afirmação mostra a relevância do preparo e formação para gestores – que, como explicamos acima, não nascem prontos.
É necessário que participem de programas específicos que possibilitem o desenvolvimento de competências técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills), de modo a se aprimorar antes de assumir um cargo mais alto dentro da empresa.
De nada adianta executar uma ou mais tarefas se não avaliarmos, constantemente, seus resultados.
E essa análise não deve se restringir a o que deu certo e o que não deu certo. Deve prosseguir para investigar as razões por trás de cada acerto e erro.
Caso contrário, vai ficar complicado multiplicar os sucessos e evitar os fracassos, pois só é possível mudar um resultado alterando os motivos que levaram até ele.
Vivemos e trabalhamos em ambientes cheios de distrações, acumulando listas com uma série de tarefas que devem ser concluídas em um só dia.
Por isso, é essencial aprender a priorizar, definindo o que realmente importa e dedicando tempo para essas atividades, todos os dias.
Segundo Charan, um bom começo é listar todas as atividades significativas e escolher uma só meta, aquela que consideramos mais importante.
Em seguida, é preciso optar pelas três ações-chave que nos levarão até essa meta.
Em entrevista ao site da Revista Exame, o autor compartilhou sua própria lista com ações-chave que preenchem dois terços do seu tempo, diariamente.
Confira:
Simplesmente porque a prática é que leva à melhoria contínua.
Sem investir em treinamento, mesmo os melhores líderes e profissionais de alta performance tendem a perder o controle de sua carreira e seu espaço no mercado.
Cedo ou tarde, eles e seus empreendimentos serão superados por concorrentes dispostos a exercitar suas competências, testar e aperfeiçoar suas soluções.
O nome dessa lição é empatia, ou a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa para experimentar seus dramas, paradigmas e desejos.
Na era da informação, o maior capital das empresas está na expertise de seus funcionários e no potencial de atender às necessidades dos clientes.
Tudo isso exige empatia dos gestores e lideranças, a fim de conquistar e manter a lealdade dessas pessoas.
Ter persistência e dar continuidade aos planos é fundamental para crescer na carreira ou expandir os negócios.
Para tanto, é preciso se disciplinar e manter o foco até acertar o alvo, não se importando com o número de tentativas necessárias.
A metáfora do atleta cabe perfeitamente nesse raciocínio, porque demonstra que mesmo um recorde pode ser superado com esforço, disciplina e treinamento.
Está aí uma abordagem interessante para incentivar resultados expressivos: dar reconhecimento e recompensas em diversos formatos.
Então, além de bônus, viagem, brindes ou qualquer outro tipo de premiação, lembre-se de agradecer pela dedicação dos liderados que trabalham duro, ou pela criatividade dos que encontram novas soluções e caminhos.
Para ser um líder competente, é preciso conhecer os talentos das pessoas para colocar os desafios certos em suas mãos.
Às vezes, a companhia perde em produtividade e oportunidades de negócio por ignorar essa lição, por exemplo, na hora de contratar um colaborador.
O processo de recrutamento e seleção pede um planejamento detalhado para a identificação de indivíduos com o perfil adequado para uma vaga.
Esse perfil é tão relevante quanto as habilidades técnicas do candidato, em especial se a posição for de liderança.
Eis aqui uma das razões que renderam a fama de guru da liderança a Charan.
Visionário, o palestrante já adiantou muitas tendências, incluindo o customer centric e user experience (UX), que descrevem estratégias centradas no consumidor e em sua experiência.
Se não atender àquilo que o cliente espera, não será possível monetizar o negócio, tornando boas ideias insustentáveis após poucos meses.
Portanto, começar estudando os hábitos, problemas e preferências do consumidor é uma dica de ouro para qualquer empresa.
Declaração dada em entrevista ao site Pioneiro, esSe insight revela a adaptação dos estudos sobre liderança à realidade da internet e das mudanças velozes impulsionadas pelo ambiente digital.
De acordo com Charan, na era digital, a maior parte das ideias acaba se tornando commodity, o que pede inovação constante para manter as empresas competitivas.
A saída gira em torno de uma cultura ágil, que englobe a experimentação frequente e de baixo custo.
Assim, produtos e serviços são melhorados rapidamente para atender à demanda do consumidor.
Temido por muitos profissionais e gestores, o fracasso precisa ser encarado de forma mais leve, e não como uma sentença imutável.
Até porque é comum errar algumas (ou muitas) vezes antes de conseguir o resultado almejado.
Dentro da cultura startup, voltada para inovação, existe o processo de iteração, que nada mais é do que a adaptação de um produto ou serviço repetidas vezes, até que ele esteja pronto para conquistar o público-alvo.
Portanto, pode ser vantajoso apresentar versões simples (MVP ou mínimo produto viável) da sua solução a um pequeno grupo, a fim de que ela seja testada, receba feedbacks e passe por iterações antes do lançamento oficial.
Para Charan, esse é um dos segredos das pessoas de sucesso.
Como mencionamos acima, continuar aprendendo é uma das ações-chave que norteiam a carreira do consultor, construindo um portfólio de qualidade para solucionar questões complexas.
Aprender também oferece motivação diária, pois lembra que o mundo e as oportunidades não se resumem ao que já conhecemos.
Daí a necessidade de expandirem os horizontes, tornando-se pessoas visionárias.
Um dos maiores desafios para as lideranças é traçar planos para o longo prazo, sem deixar de lado a flexibilidade para corrigir a rota sempre que for preciso.
Junto a dados estratégicos, essa visão de negócios auxilia na tomada de decisões assertivas.
Por exemplo, analisar a performance da empresa, equipe e colaboradores a cada trimestre.
Desse modo, ficará mais simples mensurar as forças e fraquezas, reforçando os pontos fortes e minimizando os fracos para elevar o desempenho.
As organizações buscam, cada vez mais, por pessoas abertas ao diálogo e dispostas a vestir a camisa pela equipe.
Significa que é crucial observar as habilidades de comunicação, comprometimento, divisão de trabalhos, resolução de problemas e proatividade para selecionar os melhores colaboradores.
Claro que partes das tarefas eles desempenharão sozinhos, contudo, o restante do time precisa dispor das informações básicas para trabalhar com agilidade e confiança.
Gostou das reflexões e conceitos abordados em palestras, entrevistas e obras de Charan?
Veja, agora, indicações de livros que vão fazer a diferença na sua vida profissional, servindo como guias para impulsionar sua carreira ou seu negócio.
Uma das obras mais conhecidas do autor estrutura seu conceito sobre o desenvolvimento contínuo de lideranças e sucessores capacitados dentro das organizações.
O termo pipeline, emprestado do inglês, se refere a encanamentos ou canalização – uma metáfora para mostrar que o caminho até a liderança é repleto de ramificações.
Nesse cenário, Charan se une a Stephen Drotter e James Noal para apresentar um modelo com seis etapas, marcadas por transições que exigem que o líder domine diferentes competências.
Na primeira, é requerido aprender a delegar tarefas, pois o profissional deixa de responder apenas por si mesmo para responder por uma equipe.
Na segunda, troca a liderança de uma equipe pela de gerentes, o que implica em observar os funcionários interessados na liderança e prepará-los.
A terceira transição prevê a passagem da liderança de gerentes para a liderança de uma área inteira na companhia, por exemplo, vendas, marketing ou Recursos Humanos.
Aqui, já é necessário ter uma visão ampla e estratégica, que considere as necessidades do negócio como um todo.
Na quarta transição, o gerente funcional se torna gerente de negócios, respondendo por uma unidade inteira da empresa.
É preciso muita dedicação e esforço para adquirir conhecimentos sobre setores em que ele, provavelmente, nunca trabalhou, a fim de integrar as ações em prol do negócio.
A quinta etapa faz do gerente de negócios um gestor de grupo, ou seja, aquele que coordena mais de uma unidade da companhia.
Conhecimentos avançados sobre o mercado, negócios, análise de dados e gestão de riscos são imprescindíveis para que ele tenha sucesso nessa fase.
Por fim, o gestor de grupo passa a ser o administrador ou CEO da empresa.
Para tanto, deve ter os valores extremamente alinhados aos da organização, tornando-se seu principal representante e responsável por ações em âmbito global.
Neste best-seller, Charan e Larry Bossidy falam sobre os três processos-chave para o bom funcionamento de qualquer negócio: unir pessoas, estratégia e operações.
Pessoas devem ser observadas, receber treinamento e oportunidades para que ocupem o melhor lugar, considerando seus talentos.
Essa dinâmica precisa ser alinhada à estratégia e às operações da empresa, o que faz parte das responsabilidades dos gestores.
Em outras palavras, as lideranças podem e devem se envolver com os demais níveis hierárquicos da companhia para que disseminem sua visão através do diálogo e da transparência.
Assim, os funcionários terão clareza sobre o que se espera deles, metas e resultados, ajudando na construção de companhias saudáveis e realistas.
Esta obra enfatiza as perguntas que lideranças precisam se fazer diariamente, avaliando se o negócio é rentável, se satisfaz necessidades e desejos do cliente e quais pontos requerem aprimoramento.
Nesse contexto, Charan elenca 8 competências essenciais para os gestores:
De olho na demanda crescente por novas lideranças, o autor propõe uma metodologia diferenciada e prática para formar sucessores na gestão.
A fim de acelerar o desenvolvimento de competências, líderes em altas posições podem propor atividades desafiadoras para seus liderados, incentivando a criatividade e a autocorreção para melhorar a performance.
Ao longo deste artigo, abordamos as realizações, ensinamentos, frases marcantes e livros populares de Ram Charan.
Suas décadas de vivência e estudos sobre negócios foram convertidas em lições valiosas, que servem como bússola para nortear uma carreira de sucesso.
O guru Ram Charan será nosso professor em alguns dos cursos online da FIA (https://www.fiaonline.com.br/). Não perca a oportunidade de ser aluno do Ram Charan!
Faltou alguma reflexão importante? Escreva abaixo, no espaço para comentários.
Acesse o blog da FIA para aprofundar os conhecimentos sobre outras personalidades nas áreas de administração, gestão de empresas e pessoas.
Aprenda a desenvolver habilidades profissionais para se destacar no mercado de trabalho brasileiro. Leia e…
Se você ainda não vê o Value-Based Management como um farol estratégico para a sua…
Descubra como a sustentabilidade empresarial pode transformar negócios, aumentar vendas e promover impacto positivo. Leia…
Descubra como a contabilidade financeira fortalece a saúde financeira e apoia decisões estratégicas empresariais.
Está considerando a possibilidade de começar no empreendedorismo digital, mas não sabe como? Confira dicas…
Conhecer os conceitos de custo fixo e variável é algo que todo gestor ou dono…