Você vem notando os impactos da inteligência artificial no seu dia a dia ou essa é uma tecnologia que ainda parece distante?
Se ainda não pensou a respeito, o momento não poderia ser mais oportunidade.
Afinal, os impactos da IA já estão mais presentes em nossas vidas do que imaginamos.
Um exemplo disso está nos preços que todos pagamos pelos produtos e serviços que consumimos.
A maioria pode não saber, mas muitos deles são determinados utilizando algoritmos de IA para ajustá-los dinamicamente.
Isso acontece com base em uma variedade de fatores como demanda, histórico de compras do cliente, comportamento online e concorrência.
Não é exagero dizer que as consequências da inteligência artificial são até certo ponto imprevisíveis, considerando a rapidez com que essa tecnologia vem ganhando espaço.
Motivo de preocupação ou oportunidades que se abrem? Quanto mais informações você tiver, mais perto fica da resposta.
Então, acompanhe este texto até o final, no qual vamos abordar os seguintes tópicos:
Avance na leitura e saiba como se posicionar em relação a esse tema de grande relevância.
Leia também:
Um impacto da inteligência artificial na sociedade já facilmente percebido é a automação de tarefas antes realizadas apenas por seres humanos.
Entre as atividades que a IA pode realizar e que antes eram exclusividade nossa são:
Vamos ver mais a fundo esses impactos, tomando como referência alguns campos chave das atividades produtivas.
Os impactos da IA nas empresas já se fazem notar em atividades tanto no nível operacional quanto estratégico.
No chão de fábrica, ela vem sendo empregada para automatizar rotinas, controlando robôs e equipamentos de montagem, solda e usinagem.
Já no setor de serviços, os impactos da inteligência artificial são notáveis principalmente na parte do atendimento.
Existem inclusive empresas que reduziram ao mínimo suas equipes nessa área, concentrando a maior parte dos atendimentos nos chatbots.
No Burger King, por exemplo, a preferência hoje é pelo atendimento via bots do que o realizado por humanos.
As consequências da inteligência artificial na economia ainda não são totalmente conhecidas, mas já existem estimativas quanto a isso.
Como destaca um estudo da McKinsey, o uso de IA nas atividades produtivas pode elevar o PIB global em até 1,2%.
A mesma publicação destaca ainda que até 70% das atividades humanas podem ser automatizadas pela IA generativa.
Por outro lado, essa mesma tecnologia pode também ser responsável por uma retração econômica.
Estima-se que até 2027 haverá uma redução de 2% na quantidade de empregos, o que corresponde ao menos a 14 milhões de postos de trabalho.
Quem lê o blog da FIA já tem uma boa ideia dos impactos da inteligência artificial na educação.
Aliás, os impactos da inteligência artificial no Brasil não deixam dúvida de que essa é uma tecnologia que veio para ficar nas nossas instituições de ensino.
Como mostra uma matéria da Exame, 3 em cada 10 estudantes brasileiros já utilizam a inteligência artificial em suas atividades escolares.
E isso é só o começo.
Considerando os possíveis impactos e limites da inteligência artificial na sociedade brasileira, daqui para frente, a tendência é que ela seja cada vez mais usada nas salas de aula e em atividades fora dela.
Não se pode deixar de mencionar os impactos sociais da inteligência artificial, moldando comportamentos e atitudes.
Nesse caso, um ponto positivo é o fato de as IAs generativas serem sempre “politicamente corretas” nos conteúdos gerados.
Com o tempo, espera-se que essa postura socialmente comprometida venha a se refletir na sociedade como um todo, tendo em conta a massificação do uso dessas ferramentas.
A IA já está sendo empregada para realizar diagnósticos e auxiliar médicos e profissionais de saúde em tratamentos e até em cirurgias.
O que talvez não se comente tanto são os impactos da inteligência artificial no setor da saúde enquanto área de negócios.
Uma pesquisa publicada no portal Consumidor Moderno mostra, por exemplo, que para 68% dos CEOs que trabalham na saúde, a IA deverá impactar os negócios de alguma forma.
Até há pouco tempo, relacionamentos entre seres humanos e máquinas pareciam mais coisa de cinema, como explorado em filmes como A.I., de Steven Spielberg, e Ela, de Spike Jonze.
Porém, o que parecia ficção está mais real do que nunca.
A popularização de aplicativos como o Replika, que no Brasil já conta com mais de 3,5 milhões de usuários, é um bom exemplo do impacto da inteligência artificial na sociedade.
Esse é apenas um entre tantos possíveis impactos sociais da inteligência artificial, já que, por enquanto, tudo não passa de interação virtual.
Não será surpresa se, em um futuro não muito distante, os robôs venham a substituir pessoas nas relações, como mostra o impactante episódio ‘Volto Já‘, da aclamada série Black Mirror.
O mercado de trabalho está sendo transformado pela tecnologia.
Nesse aspecto, os impactos da inteligência artificial no Brasil, a exemplo de outros países, serão mais sentidos em setores ligados à tecnologia.
Uma pesquisa publicada na revista Época revela que 49% dos empregados da Microsoft estão preocupados em perder seus empregos para a IA.
Para os empregadores, é preciso considerar os impactos e limites da inteligência artificial na sociedade brasileira, principalmente em relação à qualidade da mão de obra.
Afinal, se a IA vier a fazer tudo por nós, que tipo de habilidades ou conhecimentos precisaremos dominar?
O impacto da inteligência artificial na sociedade é geral, mas é nas empresas que essa tecnologia talvez venha dando mais o que falar.
Veja a seguir algumas dessas consequências no contexto empresarial e como ela vem mudando a maneira de se fazer negócios.
A pesquisa “A new future of work: The race to deploy AI and raise skills in Europe and beyond” (em inglês) da McKinsey, mostra que apenas a IA generativa poderá automatizar 30% das horas dedicadas ao trabalho.
Para as empresas, as vantagens são consideráveis, já que um robô dispensa salário, além de trabalhar 24/7 sem precisar descansar ou ser pago por isso.
Já para os trabalhadores, embora isso represente desemprego em um primeiro momento, pode ser a oportunidade para se dedicar a tarefas mais estratégicas e menos repetitivas.
Em tempos de Big Data, um dos impactos da inteligência artificial mais bem vindos é o aumento na capacidade de analisar e estruturar dados.
Isso porque muitas IAs são capazes de realizar cálculos complexos em uma fração de segundos, podendo ainda fazer inferências estatísticas com maior precisão.
Os impactos da IA, como era de se esperar, também são percebidos nos setores de back office, entre os quais estão os de marketing e vendas.
Em razão da sua grande capacidade de processamento de dados, as IAs podem ser de grande utilidade para definir a melhor estratégia e os canais de marketing mais adequados.
Esse é, inclusive, um dos impactos da inteligência artificial com maior potencial para gerar lucros, se considerarmos aspectos como personalização e segmentação, que melhoram com a IA.
Os impactos e limites da inteligência artificial na sociedade brasileira são perceptíveis também no campo da pesquisa e desenvolvimento.
Isso ocorre, por exemplo, ao automatizar processos, analisar grandes volumes de dados e acelerar descobertas.
A tecnologia também permite a criação de modelos preditivos, otimiza experimentos e facilita a inovação.
Há ganhos esperados em precisão e eficiência, redução de custos e geração de oportunidades em diversas indústrias, desde a saúde até a tecnologia.
A propósito, o governo federal já dá sinais de que pretende investir pesado nessa área, por meio da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA), lançada em 2021.
Um dos grandes desafios com que as empresas precisam lidar é encontrar a melhor maneira de segmentar e personalizar seus produtos e serviços.
A inteligência artificial responde muito bem a isso, ajudando a analisar dados para criar estratégias focadas em nichos bastante específicos.
Ela pode direcionar conteúdos em campanhas de marketing com muito mais critério, fazendo sugestões mais alinhadas às preferências individuais.
Como vimos, um dos impactos da inteligência artificial mais celebrados diz respeito às melhorias nos processos educacionais.
Isso também aparece na pesquisa Learning at work 2023, da CIPD.
Segundo o estudo, 68% dos gestores na área de TI consideram que estão tendo sucesso ao usar as tecnologias em IA voltadas ao treinamento.
A internet já havia democratizado o acesso ao conhecimento, mas agora, com a IA, é possível não só fazer isso, como direcionar o aprendizado, por meio de aulas 100% organizadas pela tecnologia.
Nada menos que 85,1% dos usuários de IA já a utilizam para produzir artigos e outros conteúdos criativos, como aponta o site E-commerce Brasil.
Esse é um dos impactos da inteligência artificial no Brasil que está mudando a forma de se fazer negócios pela web.
É verdade que os textos escritos pela IA são relativamente fáceis de serem detectados e a qualidade nem sempre corresponde às expectativas.
Por outro lado, essa é uma forma de produção de conteúdo mais acessível, principalmente para pequenas empresas ou empreendedores que não dispõem de recursos para investir.
Os impactos sociais da inteligência artificial são ainda mais relevantes se partimos do princípio de que estamos em plena transformação digital.
Pode-se até dizer que uma coisa está relacionada com a outra, ou seja, os impactos da IA são, de certa forma, consequência desse movimento.
Como já explicamos por aqui, a transformação digital se caracteriza pela extrema agilidade na prestação de serviços e oferta de produtos, tanto no meio físico quanto online.
Nesse aspecto, a IA representa um salto, assumindo o protagonismo nas relações de consumo e nas atividades produtivas em geral.
Ainda que se possa discutir as consequências da inteligência artificial em termos éticos e no mercado de trabalho, é inegável que ela representa um avanço.
Confira na sequência alguns dos seus pontos positivos de destaque e entenda como a IA pode fazer a diferença no contexto dos negócios.
Por mais que um dos impactos da inteligência artificial seja a extinção de certos postos de trabalho, por outro, ela está criando todo um novo leque de possibilidades.
Já existe, por exemplo, a função de AI trainer, em que pessoas são recrutadas online para treinar os chamados Modelo de Linguagem Ampla (LLM), como o Chat GPT e o Gemini.
Isso para não falar de outras funções ainda mais especializadas, como engenheiro de prompts, cuja função é dar à IA orientações para seguir os comandos nela inseridos.
A lista de novas funções não fica por aqui e, no futuro, espera-se que muitos outros novos postos sejam criados graças à IA.
A IA agrega uma série de possibilidades para empresas que, de outra forma, talvez nem sonhassem em aproveitar, como por exemplo, a capacidade de analisar dados e automatizar tarefas.
Podemos até considerar os impactos da inteligência artificial no Brasil como um exemplo disso, como mostra a disseminação da tecnologia entre os estudantes.
Inovar através da tecnologia é um processo que sempre traz riscos, tendo em conta que uma mudança pode não ser positiva aos olhos do consumidor.
Uma das estratégias para mitigar esses riscos é utilizar dados em massa para gerar insights que possam sugerir onde inovar e como inovar.
A IA é indicada para isso, já que conta com uma grande capacidade de processamento de dados e o que é melhor, a um custo mínimo ou inexistente.
Há muito em jogo quando se trata de mensurar os impactos da inteligência artificial e, no momento, qualquer prognóstico é arriscado.
Contudo, já se pode dizer que, entre os muitos desafios que temos pela frente, o da integração da IA com outros sistemas e soluções digitais é um dos mais complexos.
Isso para não falar da qualificação das pessoas que devem trabalhar com IA, já que, a partir do que vimos, existe toda uma nova safra de postos de trabalho sendo criados.
Os impactos da inteligência artificial já estão sendo percebidos, e certamente muitos outros estão por vir.
O fim de alguns postos de trabalho pode ser preocupante em um primeiro momento, mas, como em tantos outros períodos históricos, tudo é questão de adaptação.
Afinal, a IA também gera oportunidades, especialmente para quem se qualifica para isso.
Se você procura um curso para dar os primeiros passos nesse universo, a extensão EAD Análise de Big Data e Inteligência Artificial para Iniciantes é ideal.
Essa qualificação da FIA Business School prepara o aluno para desenvolver soluções inovadoras, automatizar processos, analisar grandes volumes de dados e tomar decisões embasadas em insights obtidos por meio da IA.
Garanta agora a sua inscrição!
Aproveite para ler outros conteúdos no blog da FIA e se preparar para o que está por vir.
Referências:
https://www1.folha.uol.com.br/tec/2024/04/empresas-usam-ia-para-automatizar-atendimento-ao-cliente.shtml
https://www.mckinsey.com/~/media/mckinsey/featured%20insights/artificial%20intelligence/the%20promise%20and%20challenge%20of%20the%20age%20of%20artificial%20intelligence/mgi-the-promise-and-challenge-of-the-age-of-artificial-intelligence-in-brief-oct-2018.pdf
https://valor.globo.com/empresas/noticia/2023/09/05/salto-da-inteligencia-artificial-impoe-desafios-a-economia-global-sembarreira.ghtml
https://exame.com/bussola/inteligencia-artificial-e-a-educacao-veja-4-efeitos-da-tecnologia-no-futuro-do-ensino-no-brasil/
https://consumidormoderno.com.br/inteligencia-artificial-saude/
https://oglobo.globo.com/saude/bem-estar/noticia/2023/09/14/ia-cresce-o-numero-de-jovens-que-namoram-e-conversam-com-a-tecnologia-psicologos-avaliam-a-nova-tendencia.ghtml
https://veja.abril.com.br/coluna/tela-plana/um-episodio-assustador-de-black-mirror-esta-perto-de-virar-realidade
https://epocanegocios.globo.com/colunas/coluna/2023/06/os-impactos-da-inteligencia-artificial-no-trabalho.ghtml
https://www.mckinsey.com/mgi/our-research/a-new-future-of-work-the-race-to-deploy-ai-and-raise-skills-in-europe-and-beyond
https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/transformacaodigital/arquivosinteligenciaartificial/ebia-diagramacao_4-979_2021.pdf
https://www.cipd.org/uk/knowledge/reports/learning-at-work/
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/35-das-empresas-ja-trabalham-com-ia-que-vai-eliminar-85-milhoes-de-empregos-ate-o-ano-que-vem-mas-criara-outros-97-milhoes
Aprenda a desenvolver habilidades profissionais para se destacar no mercado de trabalho brasileiro. Leia e…
Se você ainda não vê o Value-Based Management como um farol estratégico para a sua…
Descubra como a sustentabilidade empresarial pode transformar negócios, aumentar vendas e promover impacto positivo. Leia…
Descubra como a contabilidade financeira fortalece a saúde financeira e apoia decisões estratégicas empresariais.
Está considerando a possibilidade de começar no empreendedorismo digital, mas não sabe como? Confira dicas…
Conhecer os conceitos de custo fixo e variável é algo que todo gestor ou dono…