A inovação tecnológica está na base do progresso científico, das práticas do mercado e das mudanças nos hábitos de consumo.
Há alguns anos, por exemplo, não existia uma dependência tão grande de smartphones como se vê hoje.
Um processo parecido começa a ser delineado para a tecnologia de inteligência artificial.
Essa é só uma entre tantas evidências de que tecnologia e inovação ditam os rumos das sociedades, independentemente de suas culturas, valores e tradições.
Afinal, um indiano pode ser tão ligado em tecnologia quanto um chinês ou um brasileiro.
A inovação na tecnologia está aí para provar que, quanto mais avançamos, mais percebemos o quanto se pode avançar.
Por outro lado, é preciso delimitar para que servem as inovações tecnológicas, de modo que elas sejam um instrumento para melhorar a qualidade de vida e não o contrário.
Continue lendo e entenda o que está em jogo quando se trata de inovação e o que as empresas fazem para continuar levando novidades aos seus clientes.
Veja os tópicos abordados:
Avance na leitura, entenda o conceito e veja exemplos de inovação tecnológica!
A inovação tecnológica é o conceito que trata da inovação da tecnologia, ou seja, da criação de novos instrumentos, equipamentos e técnicas para realizar certas atividades.
O futebol e a tecnologia no esporte podem ilustrar isso.
Repare em como mudaram radicalmente as bolas, chuteiras e materiais que compõem os uniformes, por exemplo.
Isso para não falar de setores mais estratégicos, como a indústria, em que a aplicação da tecnologia tornou certos equipamentos operáveis quase como videogames.
Na saúde, é graças à inovação tecnológica que a preparação para cirurgias pode ser feita com realidade aumentada, reduzindo os riscos de falha humana e antecipando imprevistos.
Além desses, muitos outros exemplos poderiam ser citados para ajudar a entender o que é a inovação e o seu significado.
Tecnologia e inovação são termos quase idênticos em seus sentidos.
A diferença é que uma tecnologia pode ser datada, enquanto inovação é o processo de fazer algo melhor e diferente do que se tem feito.
Logo, as inovações tecnológicas desempenham um papel central para empresas de todos os segmentos, já que somente a partir disso elas podem se manter competitivas.
Uma empresa que deixa de inovar acaba estagnada e, colocando-se assim em uma posição vulnerável, pronta para ser superada pela concorrência.
Por isso, inovar em suas tecnologias, práticas e operações é um fator decisivo para toda empresa e para que um negócio continue relevante com o passar do tempo.
A inovação da tecnologia nos leva a testemunhar que, em se tratando de mudanças, existem diferentes maneiras de avançar.
Da mesma forma que não há duas empresas iguais, cada uma acaba encontrando sua própria maneira de inovar.
O avanço tecnológico não é um processo linear, embora haja uma continuidade.
Entre um ponto e outro da trajetória que leva uma tecnologia a se tornar inovadora, há avanços e recuos, normais como em todo processo de crescimento.
Por isso, há diferentes abordagens no que diz respeito à inovação, algumas das quais vamos conhecer melhor na sequência.
Você lembra do Kyocera Visual Phone VP-210?
Se não faz ideia de qual seja esse aparelho, tudo bem, já que é considerado o primeiro telefone móvel da história equipado com câmera fotográfica digital.
Lançado em 1999, ele permitia fazer até 20 fotos, com a modesta resolução de 0,11 megapixels.
Com ele, era também possível fazer videochamadas, uma tremenda revolução para a época.
Esse é um bom exemplo de inovação incremental, cuja característica principal é a agregação de uma nova função a um produto que já existe.
No caso, a funcionalidade mais importante do aparelho é ser um telefone.
De maneira incremental, esse telefone passou a ser também uma máquina fotográfica, sem prejuízo de suas funções originais.
Pensemos agora no que a fabricante Kyocera precisou fazer para inserir uma câmera em um aparelho de telefone móvel.
Certamente houve uma série de mudanças em seus processos de fabricação para dar conta dos novos componentes que passaram a integrar os aparelhos.
Foi necessário um esforço para inovar os processos, já que os antigos não dariam mais conta da produção de um item com novas funções.
A inovação de processo, portanto, é toda nova maneira de produzir algo, concentrando-se na melhoria de um procedimento.
Lembrando que por processo entende-se toda entrada e saída, assim como o que acontece entre uma e outra.
Qualquer produto está sujeito a passar por algum tipo de inovação, por mais simples que seja.
Uma xícara, por exemplo, pode ser feita com material anti deslizante, para melhorar a pegada e evitar que ela escorregue ao ser manuseada.
Conceitualmente, a inovação de produtos consiste em toda melhoria implementada em algo que já está disponível para venda no mercado.
Dessa forma, ela pode ser apenas incremental, que como vimos é um tipo de inovação que não descaracteriza o produto e suas funções originais.
Também pode, em certos casos, ser uma mudança radical, um tipo de inovação mais profunda, que vamos conhecer melhor a seguir.
Dependendo de quão drástica seja, a inovação na tecnologia pode reconfigurar completamente um produto ou serviço.
Já que falamos das câmeras nos celulares, a digitalização da fotografia levou à obsolescência as tradicionais câmeras que usam filmes em seus registros.
Embora se fale muito em uma cultura vintage ou retrô, que valoriza equipamentos com tecnologias datadas, o fato é que a câmera digital foi uma inovação radical.
Ela levou a uma mudança não apenas do produto, mas também a grandes modificações no mercado.
A prática de tirar fotos popularizou-se ainda mais, já que mais pessoas puderam ter uma câmera fotográfica, não só para tirar fotos como para fazer vídeos.
Portanto, a inovação radical, embora tenha algo de incremental, é aquela em que a mudança é tão grande que mexe para sempre não só com o produto, mas com o mercado como um todo.
Uma tecnologia inovadora pode representar um verdadeiro divisor de águas, dependendo de quão impactante ela seja.
A inteligência artificial é um exemplo disso, ainda que, conceitualmente, não seja tão nova assim.
Já na década de 1950, o cientista John McCarthy falava nas máquinas que poderiam se comportar de forma inteligente e simular o raciocínio humano.
Também nessa época, Alan Turing, considerado o pai da Inteligência Artificial, dizia que as máquinas não poderiam pensar, mas se comportar como se fossem pessoas.
Esses conceitos levaram a uma nova forma de lidar com a inovação da tecnologia, já que colocou as máquinas não mais como apenas objetos, mas como agentes dessa inovação.
Com a transformação digital, esse protagonismo passou a ser ainda maior, acentuando-se mais recentemente com os avanços nos modelos de conversação e realidade aumentada.
Por caminhar lado a lado, tecnologia e inovação são as molas propulsoras que levam as empresas a patamares mais altos nos mercados em que atuam.
Para que essa mudança seja possível, elas precisam investir em uma série de aspectos do negócio.
Não se cria uma tecnologia inovadora sem que haja um ecossistema empresarial favorável e um cenário propício para a disseminação dessa tecnologia.
Ou seja, não adianta muito ter uma meia dúzia de empresas inovadoras se elas estiverem em um mercado que não se abre à inovação.
Em contextos assim, os próprios consumidores podem ser reativos a novos produtos ou maneiras de prestar serviços.
Veja de que forma a inovação tecnológica pode se consolidar e quais práticas podem facilitar a criação de novas tecnologias.
Como vimos, a inovação tecnológica parte das empresas e é direcionada para as pessoas dentro e fora delas.
Assim, é fundamental que haja um esforço comum no sentido de tornar um mercado receptivo à inovação.
O termo ecossistema empresarial trata justamente disso, ao categorizar diferentes ambientes de negócios conforme sua maior ou menor abertura à tecnologia.
Nada disso seria possível sem que houvesse profissionais qualificados e capazes de desenvolver dentro das empresas projetos inovadores.
O consumidor também precisa evoluir, embora para isso, a participação do governo seja essencial.
É como falar, por exemplo, em redes 5G, quando na realidade a maior parte dos brasileiros está no 4G e uma parcela significativa nem saiu do 3G.
Falando em redes de telefonia, elas jamais poderiam evoluir e passar por processos de inovação sem uma infraestrutura capaz de suportar isso.
Ou seja, para que exista uma rede 5G, é necessária uma nova rede de antenas, equipadas com retransmissores com a potência de sinal e tecnologia adequada.
O mesmo se aplica ao contexto das empresas que, para inovarem, precisam contar com um mínimo de infraestrutura em suas comunicações, processos e operações logísticas.
Cada vez mais digital e amparada em Big Data, a inovação tecnológica depende fortemente dos dados para ter sequência.
Não se pode conceber um negócio nesse contexto que não opere e tome suas decisões sem dados estruturados.
A inteligência de negócios nasce e se desenvolve quando as empresas estão alinhadas às práticas do seu tempo.
Nesse aspecto, seus líderes precisam orientar-se em seus processos decisórios por dados, que demandam tratamento com ferramentas de análise sofisticadas e softwares adequados.
No mundo corporativo, um dos Indicadores Chave de Performance (KPI) fundamentais é a taxa de sucesso de projetos.
Ela indica se um projeto de inovação foi bem sucedido medindo a proporção daqueles que geraram e não geraram valor para a empresa.
Note que esse valor não se consubstancia necessariamente pelo lucro.
A inovação pode ser considerada bem sucedida quando leva uma empresa a aumentar seu market share, ainda que isso não se traduza em aumento de receitas.
Como esse, existem diversos outros parâmetros que podem ser usados para avaliar o sucesso de uma iniciativa inovadora.
De pouco serviria a tecnologia se as pessoas não dessem valor às mudanças.
Afinal, para que servem as inovações tecnológicas, se não para melhorar o que já existe ou gerar soluções para problemas aparentemente insolúveis?
Logo, um dos desafios a serem superados ao implementar a inovação tecnológica é diminuir a resistência que certas pessoas têm ao que é novo.
Tanto que, em algumas empresas, existe a chamada gestão da mudança, que é a soma de processos gerenciais com o objetivo de facilitar a inovação e a adaptabilidade.
Outro desafio é a falta de qualificação, um problema crítico especialmente no Brasil, onde a escassez de mão de obra qualificada atinge 81% das empresas.
Não pode existir inovação tecnológica onde não há trabalhadores capazes de levar adiante projetos e iniciativas a partir de novas perspectivas.
Assim, esse é um grande obstáculo a ser superado em nosso país e um desafio para as instituições de ensino públicas e privadas.
Sobram no mercado bons exemplos de inovação tecnológica que sugerem o que fazer e como fazer para alcançar a excelência nesse quesito.
Alguns deles são:
O movimento de transformação digital segue a todo vapor e, nesse cenário, as empresas precisam de profissionais capacitados para levar adiante seus projetos de inovação.
Chegou a sua vez de se tornar um líder e uma referência nesse contexto, qualificando-se no Advanced MBA em Transformação Digital da FIA.
Com carga horária de 500 horas/aula, este curso ensina desde os fundamentos do pensamento estratégico até análise de dados e inteligência artificial aplicada aos negócios.
Você viu neste artigo o que é inovação tecnológica, os conceitos que a cercam e de que forma ela contribui para a construir uma sociedade melhor.
Uma nação que não apoia a inovação está fadada a reproduzir os mesmos problemas, por isso, acreditamos fortemente que não há avanço social sem investir nessa área.
Quer saber ainda mais e fazer bonito na carreira e nos negócios?
Acompanhe as atualizações no blog da FIA e tenha uma opinião mais madura sobre os temas que realmente importam!
Referências:
https://www.cnnbrasil.com.br/economia/escassez-de-mao-de-obra-qualificada-no-brasil-atingiu-81-em-2022-diz-pesquisa/
https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/a-inovacao-tecnologica-e-aliada-do-empreendedor,e638d53342603410VgnVCM100000b272010aRCRD
https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/conteudos/posts/inovacao-tecnologica-e-sempre-a-melhor-solucao-para-o-seu-negocio,3afc6195041a4810VgnVCM100000d701210aRCRD
https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8125/1/Pol%c3%adticas%20de%20apoio%20%c3%a0%20inova%c3%a7%c3%a3o%20tecnol%c3%b3gica%20no%20Brasil.pdf
https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/conhecimento/noticias/noticia/inovacao-tecnologica-varejo
As práticas ESG estão entre as mais valorizadas no mercado, pautando até mesmo o grau…
A experiência comprova que saber como fazer um orçamento é uma competência essencial para os…
Para quem não é do ramo, delimitar qual é o objetivo da contabilidade pode parecer…
Qual a preocupação com a gestão de pessoas no seu negócio? Não se apresse em…
Quais práticas de consumo consciente você adota no seu dia a dia? Pense um pouco…
A economia criativa é um modelo econômico que valoriza a criatividade, a inovação e a…