A consultoria em inovação é um serviço cujo objetivo é apoiar outras empresas em seus processos para inovar, desde a fase do planejamento até a mensuração dos resultados.
No Brasil, esse é um tipo de consultoria de grande valor, considerando que os nossos indicadores ainda são modestos nessa área.
Como aponta o Global Innovation Index (artigo em inglês), figuramos em uma modesta 49ª posição em um ranking de 117 países.
Considerando que as empresas brasileiras carecem de expertise no campo da inovação, é preciso se informar antes para contratar com acerto.
Um bom começo é ler este artigo, no qual vamos mostrar como funciona a consultoria em inovação, suas vantagens e outros pontos importantes.
Veja os tópicos abordados:
Leia até o final, entenda que serviço é este e por que contratar uma consultoria em inovação!
Leia também:
A consultoria de inovação é um serviço profissional oferecido para ajudar organizações a desenvolver, implementar e otimizar processos, produtos ou serviços inovadores.
Trata-se, portanto, de uma demanda que combina com negócios de todos os tamanhos e setores.
Segundo artigo da Gitnux (em inglês), 84% dos executivos C-level concordam que a inovação é parte importante de uma estratégia visando o crescimento de uma empresa.
Por outro lado, não basta inovar por inovar.
É preciso que a inovação represente um salto verdadeiro de qualidade.
A consultoria de inovação pode dar respostas nesse sentido, orientando quanto ao que fazer para direcionar os recursos.
Seu foco é diagnosticar a situação de um negócio, abrindo um panorama que permite ver seus pontos fracos e fortes.
Ela também cuida do mapeamento do mercado, de modo que a empresa direcione melhor seus esforços de inovação.
A consultoria em inovação funciona como suporte para embasar as decisões da gestão de uma empresa que tenha como objetivo inovar em suas práticas, produtos ou serviços.
Digamos, por exemplo, que os líderes de uma empresa de cosméticos decidiram que querem inovar em suas embalagens.
Nesse caso, a consultoria em inovação pode trazer um olhar externo, além de municiar os gestores com informações sobre o mercado.
Os dados são a base do trabalho realizado pela consultoria em inovação com uma estratégia baseada em benchmarking.
Agora que você sabe como funciona a consultoria em inovação, vamos ver que tipo de desafios ela ajuda a solucionar.
“Inovação é a habilidade de ver a mudança como uma oportunidade, não como uma ameaça”, disse Steve Jobs.
De fato, ao adotarmos essa sábia perspectiva, podemos concluir que inovar é a melhor forma de aproveitar o potencial de um negócio.
Sem inovação, as empresas estariam fadadas à estagnação, o que é um passo para o prejuízo financeiro e, em último caso, o encerramento de suas atividades.
O consumidor também perderia, pois estaria privado do acesso a produtos e serviços melhores e mais adequados às necessidades do seu tempo.
Veja os desafios que a consultoria em inovação ajuda a solucionar e de que forma ela atua em cada um deles.
Como vimos, não basta só inovar.
Antes disso, é fundamental que a empresa encontre boas razões para isso e formas que a inovação possa agregar tendo em vista o cliente final.
São respostas que só podem ser encontradas quando se conta com processos estruturados de gestão da inovação.
Afinal, a criação de novos produtos – ou o aprimoramento quando a inovação é apenas incremental – demanda projetos, que precisam de controle do início ao fim.
O papel da consultoria em inovação aqui é estabelecer as bases para que a empresa possa sozinha gerir seus projetos inovadores.
Normalmente, a inovação depende do lançamento de projetos.
Em teoria, isso talvez nem seja tão complexo de se fazer.
O desafio mesmo é quando se passa do papel para a prática.
Empresas que não têm uma cultura muito forte de inovação podem, nesse caso, se ressentir de profissionais que as orientem nos passos iniciais.
Esse é mais um desafio que a consultoria em inovação pode ajudar a resolver, apontando a direção certa na hora de colocar a mão na massa.
Normalmente as consultorias em inovação têm uma ampla expertise na criação e desenvolvimento de novos negócios.
Algumas funcionam como autênticas venture buildings, um tipo de “fábrica de startups”.
Nesse modelo de empreendimento, o foco é a criação de novos negócios, às vezes de modelos totalmente novos.
A venture building pode montar uma startup do zero, aplicando para isso seus próprios recursos materiais, humanos e tecnológicos.
Uma vez criado o novo negócio, ela recebe o retorno, na forma de participação nos lucros ou em cotas de ações.
Nem sempre a inovação requer a criação de um negócio novo.
Há os casos em que ela pode ser mais pontual e específica, de modo a atender necessidades particulares de um negócio.
Para isso, ela deve antes estruturar o funil de inovação, sempre considerando a realidade e o contexto de cada empresa.
O funil é como um fluxo que toda iniciativa inovadora deve obedecer.
Ainda que haja variações, a estrutura básica é a seguinte:
A consultoria de inovação é, por excelência, um serviço estratégico.
Ela ajuda não só a direcionar e colocar em prática a inovação, mas a definir a estratégia que vai nortear todas essas ações.
Como em toda estratégia, a consultoria define, junto com a gestão da empresa, as metas a serem atingidas.
A partir disso, ela vai começar a analisar possibilidades, tomando como referência o mercado e os dados que a empresa tiver disponíveis para tratamento e análise.
Inovar requer uma postura analítica e é preciso também adotar alguma metodologia e equipar a gestão com ferramentas para apoiar nos processos.
A consultoria em inovação também dá suporte nesse sentido, ajudando a definir métodos e frameworks (ferramentas) de trabalho adequados.
Entre os frameworks mais utilizados, destacam-se:
Para gerar resultados consistentes, a inovação precisa ser contínua.
Isso requer uma cultura fortemente voltada para a inovação, que pode ser desenvolvida a partir de programas internos.
É o que fazem, por exemplo, as empresas de tecnologia que promovem hackathons (maratonas de programação) e o intraempreendedorismo.
Outro papel que cabe à consultoria de inovação é a montagem do design estratégico, ou seja, desenhar a maneira como uma estratégia deverá ser implementada.
Aquela hipotética empresa de cosméticos que mencionamos pode, por exemplo, adotar uma estratégia baseada em visual merchandising.
Já uma startup que desenvolve aplicativos pode ter como design estratégico o foco em campanhas online em suas redes sociais.
Portanto, a consultoria em inovação pode ajudar não só a definir uma estratégia de negócios, mas também a escolher os canais e de que maneira essa estratégia será lançada.
As empresas não investiriam em uma consultoria em inovação se isso não gerasse resultados acima da média.
Os líderes sabem da importância de inovar porque conhecem os benefícios que esse tipo de iniciativa traz.
Conforme a pesquisa da Gitnux que citamos no início do texto, investir em inovação pode elevar a produtividade em cerca de 3%.
O mesmo estudo revela ainda que as empresas que estão entre as 10% mais inovadoras aumentam o seu lucro líquido em 12,9% anualmente quando investem em inovação.
Veja então por que contratar uma consultoria em inovação, considerando algumas das vantagens que esse serviço agrega.
Ao mesmo tempo em que abre novas e interessantes oportunidades, inovar também gera riscos consideráveis.
A empresa pode meter os pés pelas mãos e o que era para ser algo inovador acaba se tornando um fracasso comercial.
Um caso que ilustra muito bem o quão arriscada pode ser uma inovação mal planejada é o da Coca-Cola (artigo em inglês) nos anos 1980.
Em uma tentativa de recuperar espaço perdido para alguns concorrentes, seus líderes decidiram, com base em uma pesquisa de mercado, mudar o sabor do refrigerante em 1985.
A mudança gerou uma forte rejeição, levando a Coca-Cola a recuar e a manter o sabor original, mas aí o estrago já tinha sido feito.
O que talvez tenha faltado para os executivos da Coca-Cola foram ideias mais originais de possíveis sabores que não só substituíssem o original, mas que realmente agradassem ao público.
A consultoria em inovação, nesse aspecto, pode atuar como um filtro, selecionando as melhores ideias em projetos inovadores.
A falta de habilidade e de conhecimento para inovar em certas empresas está invariavelmente ligada à falta de processos bem definidos.
Para habilitar-se nesse aspecto, é preciso antes mapear os processos-chave do negócio para que, a partir disso, se possa saber por onde começar.
Esse é mais um desafio que a consultoria em inovação ajuda a superar, orientando na melhora dos processos que tenham relação com esse quesito.
Uma possível vantagem adicional, nesse caso, é que a empresa ganha uma nova visão sobre suas próprias operações.
Conduzir um negócio de qualquer porte implica ter que tomar uma série de decisões diariamente.
Nas empresas em que as decisões não são tomadas com uma base sólida como referência, a inovação é praticamente inviável, já que não existe uma estratégia.
As iniciativas inovadoras acabam sendo deixadas de lado ou param no meio do caminho, em alguns casos simplesmente porque não há quem decida o que fazer.
Contar com uma consultoria em inovação é uma maneira de estabelecer papéis, atribuindo a quem tem mais preparo a responsabilidade por decidir.
E se não houver na organização líderes capazes para isso, a consultoria pode até contribuir para sua formação, seja por treinamentos in company ou indicando cursos.
Como resultado da melhora nos processos como um todo, a gestão da empresa amplia a visão sobre o mercado em que atua e sobre suas próprias falhas.
A tendência é que a postura dos seus líderes e gestores se torne mais exigente, contribuindo assim para elevar os padrões de qualidade, aumentando o valor agregado.
Não causa espanto, por exemplo, que muitas das empresas que recorrem à consultoria de inovação acabem adotando metodologias como Lean Manufacturing e Lean Six Sigma.
Isso acontece porque, junto com a inovação, vem a percepção de que não adianta fazer algo novo se a “casa” não está em ordem.
A decisão de buscar por uma consultoria em inovação é um passo muito importante, e deve ser tomada com muito critério.
Em geral, essa é a medida a que recorrem empresas que estão defasadas em suas práticas ou que estejam perdendo mercados para concorrentes diretos ou indiretos.
Ou, como fazem outras empresas, a busca pela inovação pode ser motivada apenas pelo desejo de melhorar e de se manter em constante aperfeiçoamento, que é o mais recomendado.
A consultoria em inovação da FIA leva para o seu negócio soluções criativas para problemas complexos, aumentando a eficiência para alcançar os melhores resultados.
Tenha à disposição um time qualificado para fazer análises de tendências de mercado e levar a inovação para a sua empresa, independentemente do porte e área de atuação.
Conheça a nossa consultoria agora mesmo e veja tudo que podemos fazer pelo seu negócio!
Acredite: é muito melhor ter uma consultoria em inovação do que se arriscar a inovar apenas com base na opinião dos clientes.
Inovar é por si só um desafio de alta complexidade, sempre cercado de incertezas e que demanda pessoas preparadas e processos muito bem mapeados e geridos.
Aqui no blog FIA, você cresce na carreira e nos negócios, aprendendo sobre temas da maior relevância.
Referências:
https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/en/wipo-pub-2000-2023-en-main-report-global-innovation-index-2023-16th-edition.pdf
https://gitnux.org/innovation-statistics/
https://economictimes.indiatimes.com/between-the-lines-how-new-coke-got-choked/articleshow/10707231.cms
https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-a-importancia-da-inovacao-para-a-sua-empresa,4bbf0a088aa32810VgnVCM100000d701210aRCRD
https://agenciadenoticias.bndes.gov.br/blogdodesenvolvimento/detalhe/Inovar-e-preciso-situacao-atual-desafios-e-perspectivas-da-inovacao-no-Brasil/
Descubra o que é flexibilidade no trabalho e como essa tendência está transformando empresas, atraindo…
O futuro do trabalho em 2025 apresenta mudanças importantes para empresas e profissionais. Descubra as…
A ética na IA envolve princípios e práticas que orientam o uso responsável dessa tecnologia…
A auditoria externa é uma análise detalhada das finanças empresariais, garantindo precisão e conformidade com…
A matriz de materialidade é um método de grande utilidade para as empresas que têm…
Responsabilidade social corporativa: empresas indo além dos negócios tradicionais para um mundo melhor. Saiba mais!