Neil Patel é hoje um dos maiores nomes do marketing digital no mundo.
Se você se interessa pelo tema, é bastante provável que tenha tido contato com diversos conteúdos produzidos por ele.
Em um segmento no qual diariamente surgem especialistas, ele se destaca não só pela fama, mas pela reputação sólida construída com muito trabalho (e excelência).
Afinal, Patel não só sabe explorar sua imagem, mas tem de fato contribuições significativas para o marketing digital, tendo desenvolvido várias soluções e ferramentas de sucesso.
Com tanta expertise, ele é também um dos mais renomados autores na área, com ênfase no marketing de conteúdo.
Mas se você nunca leu nada de autoria desse grande especialista, tem agora uma boa oportunidade de conhecê-lo melhor.
Neste artigo, você verá como ele construiu sua carreira e se destacou em seu nicho de atuação.
Para quem pretende atuar no marketing ou já trabalha no ramo, a leitura dos próximos tópicos é imperdível.
Conheça Neil Patel, surpreenda-se com a sua trajetória e inspire-se!
Neil Patel é um dos mais destacados empresários de marketing digital do mundo.
Nascido em Londres em 1985, ele é o fundador da Crazy Egg, do Quicksprout e criador da Hello Bar.
Sua carreira de sucesso foi e continua sendo destaque nos principais veículos de comunicação dos Estados Unidos e do mundo, e não é por acaso.
Afinal, Patel foi reconhecido como um dos 100 maiores empreendedores com menos de 30 anos pelo ex-presidente Barack Obama.
Além disso, foi apontado como um dos 100 maiores empreendedores com menos de 35 anos pelas Nações Unidas.
Sim, a ONU já reconheceu o talento de Neil Patel, que vem acumulando um patrimônio milionário graças às suas ideias e aos serviços prestados, sempre no segmento digital.
Tamanho sucesso e experiência é o que faz com que o guru do conteúdo publique diariamente artigos e guias em seu blog, hoje traduzido em cinco idiomas.
No Brasil, ele conta com uma média mensal de 2,3 milhões de leitores.
E se você achou impressionante essa breve apresentação, guarde o fôlego, pois, como veremos a seguir, ele ganhou ainda mais prêmios e reconhecimento pelo seu brilhante trabalho.
A trajetória de Neil Patel traduz o ideal de que, com trabalho duro e dedicação, todos podem ter o seu lugar ao sol.
Mas, antes de falar sobre a sua carreira, é preciso dimensionar o que ele representa hoje para pessoas do setor de marketing e para o cenário empresarial como um todo.
De acordo com a Forbes (em site onde teve uma coluna), Patel é um dos dez maiores profissionais de marketing online, além de ser reconhecido pelo Wall Street Journal como um dos top influencers da internet.
Suas duas empresas, KISSMetrics e Quicksprout, estão avaliadas hoje em mais de US$ 10 milhões.
No entanto, como boa parte dos profissionais do segmento, a carreira desse incrível marketer começou com a prestação de serviços para outras companhias.
Nisso ele também se destaca, já que auxiliou grandes marcas, como Amazon, Viacom, HP e NBC a aumentarem suas receitas por meio do marketing digital.
Ele ainda é um investidor-anjo, ajudando diversas startups e empresas embrionárias a decolarem com seus insights e ideias.
É claro que, para chegar nesse nível, Patel teve que “ralar” bastante e superar vários obstáculos.
Veja, então, como começou e se desenrolou essa história de sucesso.
A veia empreendedora se fez notar em Neil Patel desde a infância.
Filho de imigrantes indianos, seus pais se mudaram para Orange County, na Califórnia, quando tinha dois anos.
Depois disso, sua mãe passou a dar aulas em uma escola e seu pai se juntou a um tio em um negócio da família, o que já era um sinal de que o DNA empreendedor estava no sangue.
A primeira iniciativa do guru do marketing digital foi vender CDs e, posteriormente, passou a vender uma mercadoria curiosa: caixas pretas, sempre na John F. Kennedy High School, onde concluiu o Ensino Médio.
Foi nessa época que ele começou a observar que os alunos consertavam seus carros com peças de segunda mão.
Era o insight que ele precisava para ter a sua primeira ideia de negócio realmente lucrativa: a revenda de peças automotivas recondicionadas com descontos.
Tudo isso com apenas 15 anos de idade.
Ainda na adolescência, Patel conseguiu seu primeiro emprego de verdade, na Knott’s Berry Farm.
Suas funções: limpar banheiros, esvaziar latas de lixo e fazer faxina.
Seus primeiros passos no segmento digital foram no site Advice Monkey, no qual ele replicou o plano de negócios da Monster.com, da área de recrutamento e seleção.
Depois de concluir a faculdade na Universidade de Yale, Patel conseguiu uma vaga como consultor na Elpac Electronics, onde passou a ganhar US$ 3,5 mil mensais.
A partir disso, sua carreira decolou de vez, com destaque para a criação de empresas como as já citadas Quicksprout, KISSMetrics, Crazy Egg e da ferramenta Hello Bar.
Ninguém melhor do que a própria Neil Patel Brasil (NPBR) para dizer quem são e o que fazem:
“(…) consultoria de marketing digital especializada em SEO, CRO e lançamento de infoprodutos. A consultoria de marketing digital Neil Patel Brasil atende grandes e pequenas empresas no mercado brasileiro e já conseguiu gerar diversos cases de sucesso em vários nichos.”
A sede brasileira é uma das seis representantes da Neil Patel Digital, agência de SEO e soluções em marketing digital fundada em 2016.
Tal como fez Patel em sua carreira para lá de bem-sucedida, a agência é focada em recursos para negócios de diversos segmentos e empresas de todos os portes.
No Brasil, a NPBR vem atendendo marcas de prestígio e grandes organizações nos mais variados setores.
Hoje, a agência está focada em cinco deles:
Entre os serviços prestados, estão:
Como todo empreendedor, Patel também se destaca pela ousadia e iniciativa arrojada.
Uma prova disso foi a campanha #quemeneilpatel, com a qual o guru do marketing digital foi catapultado de vez à fama no Brasil.
Lançada por aqui em 2017, ela foi uma reedição de uma campanha de 2014, realizada na época pela Quick Sprout.
A diferença dessa vez é que o próprio Patel foi o “produto” divulgado.
A estratégia era bastante simples: usar o poder de viralização das principais redes sociais para alavancar a sua marca.
Para isso, ele recorreu a uma verdadeira seleção das mais belas influencers para chamar a atenção para a campanha.
Nomes como Mari Nolasco, Luisa Sonza, Viih Tube e Dani Russo publicaram fotos em seus perfis exibindo a hashtag #quemeneilpatel em diversos suportes.
Considerando que a maior parte dessas influencers tem mais de um milhão de seguidores, não é difícil imaginar o buzz que isso causou.
Obviamente, a campanha foi um tremendo sucesso de audiência, levando a hashtag a incríveis picos de audiência no início de 2017.
De lá para cá, o guru do marketing de conteúdo só fez aumentar sua fama, além, é claro, de ajudar empresas de vários segmentos a alavancar a audiência dos seus sites e blogs.
Embora seja reconhecido pelos seus extensos artigos e conteúdos escritos, Neil Patel ganhou projeção pelas soluções digitais que desenvolveu ao longo da carreira.
E elas não são poucas.
Os maiores destaques da trajetória desse grande marketer são as ferramentas usadas para otimização de sites e mensuração de resultados.
Ou seja, seu trabalho é, basicamente, ajudar marcas e empresas a serem encontradas na internet e, a partir daí, aumentarem suas vendas.
Vamos ver, então, quais são as principais plataformas criada por Patel e como elas facilitam a vida de usuários e companhias de pequeno ou grande porte em suas estratégias de marketing.
Vamos começar pela Ubersuggest por uma razão especial.
Essa não é exatamente uma ferramenta criada por Neil Patel.
Porém, o recurso hoje disponível ao usuário é muito diferente da Ubersuggest original, que ele comprou e revolucionou a partir de fevereiro de 2017.
Ele assim a define:
“Ubersuggest permite que você obtenha informações sobre as estratégias que estão dando mais certo em outros sites no seu nicho, para que você possa adotar essas estratégias, aprimorá-las, e ganhar uma vantagem competitiva.”
Um dos desafios que as empresas têm ao começar a explorar conteúdo do zero é ter uma referência.
Afinal, qual deve ser a audiência a se alcançar? Que tipo de palavra-chave funciona e o que não deve ser usado?
São dúvidas que o planejador de SEO Ubersuggest pode ajudar a responder.
Ele não só auxilia a encontrar as keywords certas como a posicionar uma marca perante os concorrentes em relação aos resultados na busca orgânica (SERP).
O Ubersuggest ainda mostra quais páginas dos concorrentes estão ranqueando para, a partir disso, formar insights para definir uma estratégia de conteúdo.
Também ajuda a encontrar as palavras-chave mais indicadas, sejam elas genéricas, sejam de cauda longa (long tail).
Outra função dessa ferramenta é identificar keywords negativas, isto é, aquelas que não devem ser exploradas em futuros conteúdos.
A ferramenta que apresentou Patel ao mundo do marketing digital é o software Crazy Egg.
Lançada em 2005, é até hoje uma das soluções mais eficazes do mercado para formar os chamados mapas de calor (heatmaps) de sites e blogs.
O que ela faz, basicamente, é identificar quais são as áreas que mais geram ações por parte das pessoas que acessam as páginas.
Cliques, rolagens e tudo o que possa ser detectável em termos de ação pode ser mapeado por essa ferramenta.
Dessa maneira, ela ajuda a identificar que tipo de conteúdo ou formato é mais ou menos adequado para gerar conversões.
Na verdade, o Crazy Egg trabalha com quatro modalidades de heatmap diferentes:
Provavelmente você já acessou pelo menos uma vez um site em que uma barra de cor chamativa oferecia algo em troca de uma ação.
Essa é a Hello Bar, ferramenta criada por Neil Patel em 2011 com o objetivo de aumentar as conversões em sites e blogs.
Ela é, digamos, um tipo de Call to Action (CTA, ou chamada à ação) permanente, sendo por isso indicada para sites com o propósito de gerar conversões.
Sua vantagem é dispensar as sempre invasivas e nada populares janelas pop-up, permitindo interações menos forçadas.
Ela serve para atrair mais leads por meio do oferecimento de ofertas e conteúdos ricos em troca de endereços de e-mail.
Também é útil para direcionar tráfego para uma landing page, o que pode ser bastante indicado quando se está lançando um produto ou serviço.
Outra função interessante da Hello Bar é gerar tráfego e interações em redes sociais por meio de CTAs como solicitações para curtir, comentar ou compartilhar conteúdo.
Para aumentar ainda mais a eficiência, é recomendável fazer testes A/B para saber que posições, cores e estilos são mais efetivos para provocar as ações esperadas.
“Comece, construa e faça seu negócio crescer” – esse é o lema do Quick Sprout, solução analítica criada por Neil Patel em 2015.
A exemplo de outros SaaS idealizados pelo guru do marketing digital, o objetivo dessa ferramenta é gerar mais tráfego qualificado.
No caso do Quick Sprout, a diferença está em ser uma solução ainda mais abrangente, com múltiplas alternativas para monitorar uma audiência.
Como diz o próprio Neil Patel, ele faz uma análise completa, não só do site, como das redes sociais, de conteúdo e SEO.
Cabe destacar que ela gera receitas até hoje, uma vez que em sua versão completa, como todo SaaS, funciona como um software pago.
O Quick Sprout opera integrado com o Google Analytics, de onde extrai os dados usados para a montagem de relatórios e para criar insights sobre o comportamento dos usuários.
Ele faz isso baseado em números e nas tradicionais métricas de SEO, bem como por meio de um sistema em que você não só lê e interpreta dados como aprende o tempo todo.
Criado em 2008, o KISSmetrics é uma espécie de junção entre Quick Sprout e Crazy Egg.
Ele também fornece um mapa de calor, mas faz isso paralelamente a funções de analytics.
O mais interessante dessa ferramenta é que ela oferece um panorama extremamente detalhado do fluxo de usuários do site.
É algo parecido com o que faz o Analytics na opção “comportamento”, só que, no KISSmetrics, a análise é muito mais simples e amigável.
Em vez dos intrincados esquemas usados pela solução do Google, nela, você conhece o comportamento do usuário de forma direta.
Ele faz isso pelo que chama de “eventos” e “trilhas”.
Por exemplo, digamos que você defina como evento “clicar no botão comprar”.
Depois disso, o KISSmetrics passará a monitorar o comportamento de todos que realizam essa ação, criando uma “trilha” para cada conversão.
A Fundação Instituto de Administração (FIA) tem o prazer de ser uma das empresas a formar uma parceria de sucesso com Neil Patel.
Com a Neil Patel Brasil, conquistamos metas importantes em nossos esforços de marketing digital, sempre pautados no conteúdo.
Em dois anos, tivemos um crescimento espetacular de 941% em nosso tráfego orgânico.
Nesse tempo, conquistamos 7.605 palavras-chave indexadas pelo Google no primeiro lugar dos resultados, além de 500 backlinks em estratégias de link building.
Números que vieram para confirmar todas as boas expectativas que tínhamos sobre Neil Patel e o que ele poderia fazer para nos ajudar a alcançar nossos objetivos.
Tudo isso com trabalho sério e transparente .
É isso que nos encanta no trabalho desenvolvido por Patel e sua equipe: a simplicidade aliada à sofisticação e ao profundo conhecimento de causa.
Em recente depoimento, o Diretor de Operações e Tecnologia da FIA, Eduardo Savarese, declarou seu parecer em relação aos trabalhos da equipe Patel: “RESULTADOS, palavra que resume o projeto de Marketing Digital FIA. A NPBR possui uma equipe focada em resultados, propicia uma aprendizagem constante e cria valor para o negócio.”
Conheça mais detalhes em Case Neil Patel FIA.
Por ser bem jovem (36 anos), Neil Patel certamente ainda tem muito a nos mostrar.
Sua trajetória de sucesso no marketing digital é fonte de inspiração para todos os que buscam vencer nessa carreira.
Para a sorte de todos, Patel é extremamente generoso e não economiza ao compartilhar seu vasto conhecimento.
Você pode comprovar isso em suas ferramentas ou mesmo no blog em português, sempre com ótimos conteúdos sobre marketing.
E para seguir aprendendo sobre gestão e empreendedorismo, confira mais textos como este no blog da FIA.
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