O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) surgiu como alternativa de aproximação entre alunos, professores, tutores e colegas durante cursos realizados de forma remota.
Baseado na premissa de que as interações contam para um aprendizado de qualidade, o AVA foi sendo aprimorado, até chegar às versões atuais.
Modernas, elas incluem uma série de funcionalidades que ampliam o conhecimento, incluindo informações relevantes sobre o curso e leituras complementares.
Essa flexibilidade fez com que o sistema se tornasse bastante popular, dando suporte para cursos ou disciplinas semipresenciais, presenciais e, claro, para a educação a distância (EAD).
Quer saber mais sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem? Então, este artigo é para você.
Acompanhe os tópicos abordados, abaixo:
Se o tema é do seu interesse, acompanhe até o final!
Ambiente Virtual de Aprendizagem é uma plataforma que auxilia na oferta de cursos e disciplinas a distância, proporcionando interações entre seus participantes.
O AVA serve, ainda, como facilitador para o processo de aprendizado, agregando formatos e conteúdos diferentes dos abordados em salas de aula tradicionais.
Segundo define o Ministério da Educação, AVAs são:
“Programas que permitem o armazenamento, a administração e a disponibilização de conteúdos no formato Web.”
Os principais exemplos de serviços prestados por essas ferramentas incluem:
Neste artigo sobre o sistema, as autoras Janae Gonçalves Martins e Bernadétte Beber Campestrini observam que:
“Na possibilidade da construção de conhecimento pelo aluno por meio da concepção de ambientes de aprendizagem, destaca-se a natureza construtivista de aprendizagem: os indivíduos são sujeitos ativos na construção dos seus próprios conhecimentos.”
Daí a importância de se criar mais do que meios de comunicação entre instituições de ensino, educadores e alunos que estudam remotamente.
Para contemplar essa interface do aprendizado, é necessário dispor de uma plataforma capaz de integrar saberes e ações, oferecendo uma experiência completa ao estudante – ainda que fora da sala de aula presencial.
Esse é o papel que o AVA tem assumido no ensino online atual.
Como explicamos no início do texto, o Ambiente Virtual de Aprendizagem foi construído como resposta à demanda por uma maior interação e participação do aluno no processo de aprendizado, no contexto da Educação a Distância (EAD).
Apesar de ser um assunto atual, o ensino remoto existe desde 1904 no Brasil, quando correspondências eram usadas para instruir estudantes interessados em diferentes assuntos, incluindo a educação profissionalizante.
Contudo, novas tecnologias demoraram a ser empregadas na área.
Foi só nos anos 1970 que a teleducação promoveu algumas mudanças, mostrando o potencial das aulas via satélite.
Rádio, TV, rede local e mídias de armazenamento (VHS, disquete, CD-ROM) também foram usadas para viabilizar o ensino remoto.
Duas décadas mais tarde, uma nova tecnologia da informação e comunicação (TIC) prometia se tornar grande aliada da EAD: a internet.
Acessada por meio de computadores pessoais, a rede agregou comodidade e a oportunidade de alcançar as pessoas em suas próprias casas, ganhando a atenção das Instituições de Ensino Superior (IES).
Em 1995, a mobilização alcançava um patamar mais alto com a fundação da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), focada em
“Contribuir para o desenvolvimento do conceito, métodos e técnicas que promovam a educação aberta flexível e a distância.”
No ano seguinte, foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (Lei n° 9.394/96), instrumento que estabeleceu, no país, a EAD para todos os níveis e modalidades de ensino.
Em seu artigo 80, a LDB afirma que o Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, e que a EAD só pode ser ofertada por instituições credenciadas pela União.
No entanto, a regulamentação da Educação a Distância só se deu em 2005, com a publicação do Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro, que foi substituído pelo Decreto nº 9.057/2017, que diz o seguinte:
“Considera-se educação a distância a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos.”
Embora tenha se tornado relevante na década de 1990, o EAD ainda era visto como um formato inferior de ensino até o início do século 21, em especial por sua limitação quanto à troca de experiências.
Afinal, a vivência social proporcionada pela sala de aula convencional também contribui para a construção de saberes, bem como a disponibilidade para tirar dúvidas com um educador de modo ágil.
A fim de romper com essa barreira ao crescimento do ensino a distância, organizações iniciaram o desenvolvimento de espaços que aproximassem aluno, colegas de classe (quando há) e professor tutor.
Foi assim que nasceu o Ambiente Virtual de Aprendizagem, uma plataforma personalizada para atender a todas as necessidades do estudante e da instituição de ensino.
A partir de funcionalidades como fóruns, salas de bate-papo, tarefas e comunicados, o AVA criou um formato que aproveita melhor os recursos oferecidos pela internet, elaborando espaços de troca para enriquecer o processo de aprendizagem.
Vimos, acima, que o AVA é essencial para qualificar os cursos ministrados de forma remota.
Essa é sua principal função, porém não é a única.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem serve, ainda, para melhorar a experiência no ensino híbrido – aquele que mescla aulas presenciais e a distância.
Além do mais, as plataformas AVA dão suporte para aperfeiçoar os serviços de cursos totalmente presenciais, complementando conteúdos, exercícios e facilitando a entrega e organização de tarefas.
Imagine, por exemplo, uma formação ou disciplina em que os alunos tenham aulas presencialmente, apenas às terças-feiras.
Devido ao número limitado de encontros, podem ficar com períodos menores para apresentar um relatório ou trabalho, mas, se dispuserem de um AVA, o tempo pode ser estendido com a ajuda da entrega online, via sistema.
Ali, o professor também pode incluir materiais complementares, como leituras, dispensando a necessidade de copiar essas informações durante as aulas ou imprimir os conteúdos.
Outra opção interessante é divulgar comunicados, planos de aula, calendários, correções e até notas via AVA, permitindo que os estudantes organizem melhor sua agenda para aproveitar o curso ao máximo.
Dependendo do sistema e das necessidades, o AVA pode conter uma série de ferramentas, atendendo aos interesses dos alunos, tutores e instituições de ensino.
Em geral, as plataformas reúnem atividades realizadas na secretaria, sala de aula e tarefas feitas em casa.
A seguir, comentamos as funcionalidades mais comuns.
Quiz, questões de múltipla escolha ou dissertativas podem ser respondidas online, com um tempo determinado para testar os conhecimentos dos alunos.
Além disso, conteúdos diferenciados são entregues por meio do AVA, que os mantêm salvos para facilitar consultas posteriores.
Dessa maneira, os estudantes podem aprender de um jeito interativo, usando estratégias que saem do formato tradicional de explanação, texto, cópia e tarefas para opções mais atraentes ou até lúdicas.
Vídeos, gráficos interativos como infográficos, animações, áudios ou podcasts e jogos (gamificação) servem para potencializar o aprendizado e propiciar experiências memoráveis.
Quem é que nunca se sentiu confuso quanto ao início ou final das aulas, datas para provas e entrega de trabalhos?
Foi pensando nessa demanda que desenvolvedores adicionaram calendários customizáveis ao AVA, que aparecem completos e atualizados, reunindo todas as datas importantes.
Eles podem, inclusive, ser baixados, salvos em suas agendas pessoais nas mais diversas plataformas de e-mails como Google ou Outlook, em seus smartphones e compartilhados com colegas para recordar sobre as avaliações finais, por exemplo.
Outro arquivo útil e bastante consultado pela classe é a grade curricular dos cursos, junto ao seu programa de aulas.
Todos esses documentos ficam à disposição, em versões atualizadas, nos ambientes virtuais de aprendizagem modernos.
Assim, acabam com as dúvidas sobre a condução dos encontros, se são presenciais ou virtuais, ao vivo ou gravados – permitindo que se escolha o melhor horário para assistir.
Pode incluir, ainda, plantões de dúvidas a respeito de temas mais relevantes.
Diversos arquivos que fazem parte do histórico financeiro são fornecidos no AVA. Alguns ficam salvos e outros podem ser requisitados de um jeito simples.
No caso das mensalidades, elas ficam disponíveis para abertura, impressão e pagamento online, facilitando a dinâmica de quitação de valores atrasados ao mostrar números atualizados.
Taxas de matrícula, serviços, compra de materiais específicos e qualquer outro tipo de pagamento pode ficar disponível no AVA.
É o espaço dedicado à troca de informações, exposição de temas de interesse e debates entre alunos e professores.
Normalmente, o fórum online de discussões fica separado por tópicos, iniciados por uma questão e que seguem com as respostas de um ou mais participantes.
Além de ampliar os horizontes sobre um assunto, os fóruns podem auxiliar na avaliação da participação dos estudantes, podendo ser respondidos de modo síncrono ou assíncrono.
Aqueles feitos de forma síncrona requerem comentários imediatos, ou seja, equivalem a um debate ao vivo, mas mediado pela tecnologia.
Já aqueles organizados em formato assíncrono ficam abertos por um período para que os participantes respondam conforme sua disponibilidade.
Eles dispensam respostas imediatas, permitindo a construção de comentários mais elaborados e reflexões.
Se a ideia é aproximar as pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem, o AVA não poderia deixar chats, e-mails e outros locais de interação de lado.
Sempre que precisar, o aluno pode acionar um tutor para esclarecer dúvidas sobre o curso ou o uso da plataforma, ou entrar em contato diretamente com um professor através do e-mail pessoal.
Para facilitar a resolução das dúvidas mais comuns, existem AVAs que contêm páginas de FAQ, reunindo as perguntas frequentes e orientações.
Informações cadastrais sobre a matrícula, inscrições e boletins são mais exemplos de documentações salvas no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Essa funcionalidade substitui as filas e a necessidade de imprimir comprovantes e relatórios, apresentando os dados do aluno de modo ágil, em um só lugar.
Diplomas, certificados, manuais, histórico escolar e encomendas a vários departamentos das instituições de ensino podem ser solicitados a partir de poucos cliques, sem que o estudante precise sair de casa.
Além disso, o AVA possibilita o acompanhamento sobre a situação desses materiais, o que é útil, sobretudo, para quem deseja solicitar um documento impresso – por exemplo, o diploma da graduação.
Em vez de ficar ligando na secretaria, basta acessar a plataforma e conferir se ele já ficou pronto ou se demora alguns dias para ser retirado.
Nos tópicos acima, falamos sobre algumas vantagens como a agilidade nos processos e maior disponibilidade de arquivos para os alunos.
Agora, trazemos outros seis benefícios que o AVA fornece para a integração de todos os usuários.
Confira!
Embora possa transmitir aulas ao vivo ou aplicar exercícios com tempo determinado para entrega, o ambiente de aprendizado virtual é caracterizado pela flexibilidade.
Ao contrário do sistema tradicional, que limita aulas, avaliações e conversas aos encontros presenciais, a plataforma dá autonomia para que o aluno organize seus horários, estudando quando for mais conveniente.
Caso seu curso não seja ofertado para outros colegas simultaneamente, é possível concluir as atividades em semanas ou até meses, desde que fique provado que o estudante adquiriu os conhecimentos necessários para avançar.
Graças à flexibilidade, o próprio aluno pode personalizar o tempo para estudos, local, materiais que irá ler, ouvir ou assistir.
É por isso que dizemos que o AVA ajuda a construir uma experiência positiva, adaptada de acordo com o que os usuários gostam e se sentem mais à vontade.
Sabe aquele período dedicado à cópia e organização do caderno, apostila ou fichário?
Com o AVA, ele pode ser deslocado para a revisão do conteúdo, pois os arquivos ficam todos organizados e disponíveis, no mínimo, pelo período que durar o módulo cursado.
Em geral, aulas e materiais de referência ficam salvos por mais tempo, para que o estudante possa revê-los e tirar dúvidas com facilidade.
Chats e outros recursos permitem conversas de modo instantâneo, favorecendo a comunicação com agilidade.
Significa que, mesmo a distância, não é necessário esperar horas ou dias para obter retorno sobre questões relativas ao conteúdo, formato do curso ou ao funcionamento do AVA.
Outra vantagem é a possibilidade de conversar com colegas do mesmo curso ou até de cursos diferentes para trocar experiências, pedir ajuda com um material ou convidá-los para a produção de arquivos em conjunto.
Por vezes, essa opção integra o próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem, que possui espaços wiki para a elaboração de trabalhos e outros projetos em parceria.
Aqui está mais um benefício que alcança alunos, professores e a coordenação das escolas e faculdades: é simples enviar e arquivar as atividades referentes ao curso.
Aliás, todas as recomendações do educador quanto à tarefa podem ficar em uma mesma página, junto a uma caixa com espaço para o envio do documento.
Assim que a atividade é entregue, o estudante recebe uma mensagem de confirmação, e poderá acompanhar sua avaliação via plataforma.
Quando preciso, os usuários podem baixar seus documentos e atividades em qualquer dispositivo, seja computador, tablet e principalmente ou smartphone.
Essa opção facilita a consulta frequente de informações, sem exigir a impressão em papel.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem da Fundação Instituto de Administração (FIA) tem base no aprendizado centrado no aluno, considerando suas necessidades para promover uma experiência rica.
Além das vantagens que citamos acima, o sistema está todo hospedado na nuvem, que é o local de armazenamento da internet, dispensando qualquer download de aplicativo, atualização, sincronização ou consumo da memória do dispositivo do usuário.
Também dá para criar agendas personalizadas, conferir conteúdos das aulas e itens complementares de um jeito ágil, a partir de alguns cliques.
Falamos, neste artigo, sobre as funcionalidades, a importância e as vantagens do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
O AVA permitiu diversos avanços na educação a distância, adicionando interações em tempo real, possibilidades de customização, acesso a documentos e outras facilidades para o dia a dia de alunos e professores.
Por isso, a equipe da FIA trabalha para manter uma plataforma atualizada e rica em conteúdo, oferecendo uma experiência qualificada para todos os estudantes e tutores.
Gostou de saber mais sobre essa importante ferramenta de ensino-aprendizagem?
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