Cercar-se de uma consultoria pode ser a solução ideal para qualquer negócio, a qualquer momento.
Seja para investir e crescer, para colocar a casa em ordem ou para sobreviver e se manter competitivo no mercado, esse é um serviço especializado de grande validade.
E tal valor aparece não somente na rotina de empresas, como de profissionais que buscam aprimorar sua atuação, alcançar melhores resultados e ascender na carreira.
Se você não sabe bem o que é consultoria empresarial ou profissional, está no texto certo.
Vamos explicar o significado e também falar em detalhes sobre os principais tipos de consultoria.
Você vai entender como ela funciona, quando se aplica e as vantagens que oferece.
Será que este é o momento certo de buscar um profissional ou empresa de consultoria empresarial?
Com as informações que vai conferir ao longo do texto, ficará muito mais fácil encontrar a resposta.
Confira só alguns dos tópicos que você vai conferir a partir de agora:
Interessado? Boa leitura!
A consultoria nada mais é do que um serviço oferecido por um profissional ou empresa de uma área específica para outro profissional ou empresa.
A finalidade da consultoria é levantar as necessidades do cliente, por meio de diagnósticos e processos, identificar soluções e, então, recomendar ações de melhoria.
Depois que o consultor consegue reunir todas as informações, ele desenvolve, implanta e viabiliza o projeto, a fim de aprimorar as práticas já executadas pelo cliente e, por consequência, auxiliar na tomada de decisões.
Através de uma visão externa e profissional, é possível buscar crescimento pessoal ou da empresa, desde que o cliente também trabalhe em conjunto com o consultor, fornecendo todas as informações necessárias de forma transparente.
Atualmente, existe a possibilidade de realizar consultoria em diversas áreas, como: financeira, recursos humanos, negócios, marketing, entre outras.
Falaremos mais sobre elas na sequência. Antes, porém, vamos entender como funciona a profissão de consultor.
Os projetos de consultoria da FIA visam auxiliar organizações públicas e empresas da iniciativa privada em várias áreas de atuação
Conheça as áreas de atuação
Entender o trabalho de um consultor é bastante simples.
Ele não atende somente pessoas ou empresas com algum tipo de problema, seja ele de gestão ou financeiro, mas também ajuda a manter em alta os processos que já funcionam bem.
O consultor pode ser contratado, por exemplo, para ajudar a controlar e planejar as finanças de uma empresa, algo que exige certa disciplina e muitas pessoas não têm.
Ele também pode atuar na organização e na tomada de decisões na vida pessoal e empresarial de um indivíduo.
Para ser um consultor, o profissional precisa ter conhecimento e habilidades na área em que vai atuar. Ele necessita, sobretudo, de capacidade analítica e uma postura ética.
Podemos dizer que existem dois tipos de consultores: os internos (profissionais da própria empresa) e os externos (funcionários de um consultoria contratada).
Independentemente de qual tipo seja, ele precisa entender as estratégias e objetivos da área para depois coletar dados para um diagnóstico.
Com essas informações em mãos, o consultor é capaz de implementar processos de acordo com as políticas da empresa.
Como falamos anteriormente, o trabalho de um consultor serve para resolver problemas gerenciais ou técnicos.
Normalmente, ele levanta as necessidades do cliente, identifica os problemas, propõe soluções, implanta e viabiliza o projeto de acordo com cada profissional ou empresa que atende e, por fim, faz a avaliação.
Muitas pessoas podem acabar confundindo o papel de um consultor, por isso, é importante que todo o processo seja especificado antes de fechar a consultoria.
O consultor é a pessoa que vai detectar possíveis problemas e orientar o cliente.
Você não deve esperar que ele execute algumas atividades, como enviar emails ou prospectar clientes.
A disponibilidade em tempo integral também é relativa, pois a maioria das consultorias é negociada em um pacote de horas.
Por isso, com o alinhamento inicial, fica mais fácil entender o que esperar e o que não esperar de um consultor.
Toda empresa, seja qual for o seu porte, pode contratar uma consultoria para melhorar os seus resultados.
A consultoria empresarial está diretamente relacionada às necessidades do cliente. Dessa maneira, o que irá determinar como se dará o processos são os objetivos que ele quer alcançar.
Por isso, é importante que, antes de contratar esse serviço, os responsáveis pela empresa entendam a realidade que estão vivendo e o que esperam para o futuro.
Uma vez que o ponto de partida foi definido, o consultor irá trabalhar a partir daí, mas sempre buscando conquistar algo mais adiante.
Sendo assim, é comum dizermos que a consultoria empresarial visa alcançar um objetivo e é por isso que o resultado só costuma ser percebido mais para o término do trabalho.
O empresário deve ter em mente que o consultor não consegue fazer mágica e modificar a empresa do dia para noite.
É preciso ter paciência, pois a consultoria, aos poucos, vai levando conhecimento para dentro da empresa e conquistando confiança, o que aumenta a chance de sucesso.
Outro fator muito importante, que deve ser levado em consideração, é que o trabalho de uma consultoria só dará certo se a empresa colaborar com os consultores.
Caso contrário, os objetivos não serão alcançados.
Como já comentamos, a consultoria é um serviço prestado que visa o diagnóstico e sugestão de soluções sobre um determinado assunto ou setor.
Sendo assim, é possível dizer que os tipos de consultoria podem variar de acordo com a área que necessita desse suporte.
Para que você fique por dentro dos tipos de consultoria disponíveis, listamos abaixo as principais delas.
A consultoria em gestão empresarial acontece quando os profissionais especializados, consultores, passam um tempo na empresa, diagnosticando problemas e formulando soluções.
Esses consultores podem atuar nas mais diversas áreas, como logística, recursos humanos, finanças, marketing, jurídica e outros.
O que vai definir a área na qual o profissional irá atuar é a necessidade do cliente, que será influenciada pela situação atual do negócio.
O objetivo da consultoria em gestão empresarial é sempre focar nas melhorias que podem ser concretizadas no futuro, para que a empresa qualifique seus resultados e experimente o crescimento sustentável.
O objetivo de uma consultoria financeira é analisar, planejar e traçar estratégias financeiras – seja para pessoas ou empresas. E é sobre elas que vamos falar agora.
O consultor analisa as finanças do seu cliente, buscando estratégias para que ele alcance os seus objetivos financeiros.
Para isso, ele precisa:
Na consultoria financeira empresarial, o objetivo é analisar o momento atual da empresa e sugerir mudanças pertinentes para o crescimento da organização.
Sendo assim, o consultor precisa:
O foco da consultoria de marketing é o relacionamento da empresa com o seu mercado.
Ao contratar um consultor da área, o cliente espera que ele melhore a comunicação e o marketing da empresa.
Esse trabalho é feito através da gestão do relacionamento com colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes.
O papel do consultor é apresentar o diagnóstico da situação atual da empresa, identificando as dificuldades e os pontos que podem ser aperfeiçoados.
Ele é peça-chave para explorar de forma assertiva os canais de comunicação, construir um marketing de relacionamento e atingir as metas de vendas.
Uma consultoria de RH tem o poder de avaliar todo o quadro de funcionários de uma empresa e analisar as práticas implementadas, a fim de sugerir novas alternativas para os processos que não estão dando certo.
O consultor da área será responsável por:
A consultoria de reestruturação avalia a possibilidade de recuperação de uma organização.
Caso o consultor identifique a possibilidade de alavancar novamente a empresa, ele irá elaborar uma estratégia, que deve envolver os diversos departamentos, definindo cronograma de ações.
Normalmente, a empresa de consultoria contratada faz a intermediação da negociação junto a bancos, funcionários e fornecedores.
Em alguns casos, é preciso realizar um corte brusco nos gastos, o que envolve a demissão de colaboradores.
Muitas empresas acabam apostando na contratação de uma consultoria empresarial para se sobressair no mercado.
Ao contratar este tipo de serviço, o empresário pode esperar que o consultor leve para dentro da organização todo o seu conhecimento e experiência para que a empresa alcance os seus objetivos.
Podemos listar como as principais vantagens de contratar uma consultoria empresarial:
A consultoria empresarial serve para qualquer tipo de empresa, inclusive pequenas e médias (PMEs).
Basta o negócio ter um objetivo, o qual pode ser solucionar um problema ou ainda desenvolver algo novo.
No caso das PMEs, que nem sempre possuam o nível de qualidade de gestão das empresas maiores, é bastante indicado contar com o auxílio de um consultor externo.
Porém, é importante investir em uma consultoria que entenda a realidade da pequena ou média empresa e que tenha conhecimento e experiência nesse tipo de atuação.
É preciso ressaltar que a consultoria empresarial não é um luxo acessível para poucas empresas.
Ela pode ser contratada por organizações de todos os portes, uma vez que existem várias modalidades de trabalho, que serão aplicadas de acordo com a necessidade de cada cliente.
Para que o trabalho do consultor renda bons resultados, é necessária a colaboração de ambas as partes.
Os sócios da empresa precisam repassar todo o histórico e a realidade atual da organização para que os consultores se envolvam com o negócio e consigam sugerir soluções aos problemas.
Apesar de uma grande empresa ser mais estruturada, isso não a impossibilita de necessitar de uma consultoria empresarial.
Como já falamos anteriormente, são inúmeras as áreas nas quais os consultores podem atuar.
O processo é basicamente o mesmo que ocorre nas pequenas e médias empresas.
Primeiro, a consultoria contratada precisa entender o que está acontecendo com a organização, quais processos não estão dando certo, os erros que estão sendo cometidos, para só então sugerir mudanças de comportamento e práticas.
Nesse caso, também é importante que os gestores da empresa participem de forma honesta e transparente, dividindo a real situação pela qual a organização está passando.
Só assim será possível aos consultores conseguir alcançar os melhores resultados.
Mas se você tem dúvidas ainda se deve ou não recorrer a uma consultoria, o próximo tópico vai ser bastante esclarecedor.
Nem sempre é tão simples descobrir quando a sua empresa está necessitando de uma consultoria empresarial.
Porém, existem algumas situações que podem ser melhor resolvidas com a ajuda de um olhar externo.
Dentre essas circunstâncias, podemos citar as seguintes:
A empresa está crescendo e os gestores não sabem bem qual deve ser o próximo passo.
Há dúvidas, por exemplo, se contratam novos funcionários ou investem na melhoria dos processos para aumentar a produtividade.
Um profissional de fora consegue olhar mais estrategicamente para a situação e apontar novos caminhos.
Para retomar as vendas
Os clientes estão insatisfeitos e as vendas diminuíram, afetando seriamente o faturamento.
Um consultor pode fazer a análise do que está acontecendo e apresentar um plano de ação para reverter esse quadro.
A equipe está desmotivada e os gestores não têm tido sucesso em ações de incentivo ao engajamento.
Para esse caso, nada mais certeiro do que contratar uma consultoria de gestão de pessoas ou de recursos humanos para melhorar o clima e a produtividade dos colaboradores.
Falta padronização sobre como realizar as atividades.
Para resolver esse problema, o consultor faz o mapeamento dos processos e propõe melhorias na rotina.
Enfim, são alguns exemplos entre tantos que poderíamos citar.
Vale ressaltar que a consultoria empresarial não faz milagre.
É muito importante que a empresa se comprometa em ajudar o consultor e também a colocar em prática tudo o que foi sugerido.
Depois que os gestores de uma empresa entendem que é realmente necessário contratar uma consultoria, eles precisam decidir qual o melhor parceiro para isso.
Pensando nisso, listamos algumas dicas importantes para ajudar na hora de contratar um consultor.
O serviço de uma consultoria é sempre bem-vindo, seja para uma pessoa física ou para uma empresa,
Quando o cliente reconhece as suas fraquezas, mas sabe dos seus objetivos, fica mais fácil nortear o consultor, que irá fazer o seu diagnóstico e, então, propor mudanças de atitudes e comportamentos.
Como vimos neste artigo, é possível contratar uma consultoria em diversas áreas, como finanças, recursos humanos e marketing.
E o que vai definir isso é o setor que está apresentando problema, ou que necessita de uma ajuda para enfrentar um novo desafio.
O grande diferencial de um consultor é que, com o seu olhar externo e imparcial, ele consegue enxergar algo não percebido por aqueles que passam o tempo todo ali.
É, de fato, uma oportunidade e tanto de reforçar seus pontos fortes, ampliar a competitividade e se tornar mais bem preparado para fazer frente à concorrência.
A FIA (Fundação Instituto de Administração) possui 30 anos de experiência na prestação de serviços de consultoria e pesquisa.
Além disso, a partir da Rede Evolue, ela promove a evolução de empresas ao oferecer consultoria, software e educação executiva, seja de modo integrado ou em módulos.
Faça contato com a FIA para saber mais a respeito.
Sobre a FIA Business School:
Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.
Descubra o que é flexibilidade no trabalho e como essa tendência está transformando empresas, atraindo…
O futuro do trabalho em 2025 apresenta mudanças importantes para empresas e profissionais. Descubra as…
A ética na IA envolve princípios e práticas que orientam o uso responsável dessa tecnologia…
A auditoria externa é uma análise detalhada das finanças empresariais, garantindo precisão e conformidade com…
A matriz de materialidade é um método de grande utilidade para as empresas que têm…
Responsabilidade social corporativa: empresas indo além dos negócios tradicionais para um mundo melhor. Saiba mais!