Pós-Graduação Certificate em Varejo, Branding e Mercado de Consumo
Pós-Graduação Certificate em Varejo, Branding e Mercado de Consumo
O segmento varejista brasileiro vive um acelerado processo de mudança, resultando na abertura de oportunidades às empresas que estiverem preparadas para enfrentar a concorrência. O PROVAR, referência como o maior centro acadêmico de investigação nas áreas de varejo e mercado de consumo no Brasil, desenvolveu a Pós-Graduação em Marcas e Consumo, onde o participante tem a oportunidade de obter subsídios para embasar suas decisões, conhecer tendências, reconhecer a importância cada vez maior das marcas e o seu papel estratégico nas empresas, bem como, ampliar horizontes nesse mercado.
O curso prima pela constante atualização da grade curricular, agregando todo tipo de conteúdo relevante para o contexto competitivo em que o varejo e a importância do branding se encontra para os negócios. Entendemos ser isso fundamental, uma vez que o mercado varejista está em forte crescimento e transformação. Para atingirmos esta excelência, o curso conta com um diferenciado time de docentes, suportados pela habilidade advinda da experiência profissional nacional e internacional e da área acadêmica, além de grande capacidade didática, tornando o processo de aprendizagem fácil e prazeroso. O participante terá a oportunidade de estar em contato com as últimas tendências e práticas aplicadas na área de varejo, marcas e consumo.
Objetivos
• Promover a discussão tanto de conceitos teóricos como de melhores práticas empregadas por empresas varejistas brasileiras e internacionais, oferecendo, assim, um conhecimento amplo do varejo com a gestão de marcas e suas interfaces.
• Oferecer uma ampla visão de todas as áreas relevantes da operação varejista, discutir conceitos inovadores de mercado e ferramentas modernas, capacitando os participantes para aplicação prática e imediata dos conceitos mais avançados na área.
Perfil do Aluno
Profissionais que atuam com varejo ou pretende atuar no mercado varejista, de indústrias de bens de consumo, agências de propaganda ou empresas relacionadas a esse segmento, como agências de propaganda, prestadores de serviços, bancos e consultorias nas áreas de administração, marketing, vendas, trade marketing, comunicação que buscam reciclagem e especialização.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 2018. Será considerado aprovado, quem obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina ou módulo da estrutura curricular do curso e, simultaneamente, de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, bem como, ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso. Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, em nível de ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.
Investimento
Consulte a secretaria do curso.
Metodologia
A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.
Sistema de Avaliação
Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).
Recursos-Chave: Marca
Arquitetura e Elementos de Marca
Branding: Criação e Gestão de Marca
Segmentos de Mercado
Comportamento do Consumidor Omnichannel
Recursos-Chave: Pessoas
Cultura Organizacional e Liderança no Varejo
Parcerias-Chave e Canais
Estatística Aplicada: Análise de Dados para Tomada de Decisão
Proposta de Valor
Estratégia: Do Planejamento à Execução
Gestão da Inovação e Design Thinking no Varejo
Relacionamento com Clientes
Gestão Estratégica de Marketing
Proposta de Valor
Laboratório de Vendas e Negociação
Estrutura de Custos e Fontes de Receita
Leitura de Demonstrativos Financeiros e Análise Contábil
Atividades-Chave: Supply Chain
Logística e Supply Chain: Experiência do Consumidor Omnichannel
Relacionamento com Clientes
Marketing de Relacionamento e CRM
Atividades-Chave: Mercado
Marketing Digital e Mídias Sociais: Comunicação e Vendas
Parcerias-Chave e Canais
Meios de Pagamento no Varejo
Atividades-Chave: Mercado
Mercado do Varejo (Bens e Serviços) no Brasil e no Mundo: Customer Centricity
Atividades-Chave: Supply Chain
Prevenção de Perdas
Estrutura de Custos e Fontes de Receita
Revenue Management e Rentabilidade no Varejo
Segmentos de Mercado
Segmentação e Pesquisa de Mercado
Relacionamento com Clientes
Trade Marketing e Gerenciamento por Categorias
Parcerias-Chave e Canais
Varejo Digital e Geolocalização
Recursos-Chave: Marca
Storytelling e Branded Content
Estrutura de Custos e Fontes de Receita
Matemática Financeira
Recursos-Chave: Pessoas
Gestão de Pessoas no Varejo
Aprimorando Soft Skills por Meio do Coaching
Simulação Empresarial
Simulação Empresarial
Empreendedorismo
Empreendedorismo
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Pré-requisitos:
• Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
• Desejável dois anos de experiência profissional relevante
• Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
• Leitura na língua inglesa (desejável)
Seleção:
Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição.
Salientamos que as inscrições não acarretam qualquer custo ao candidato.
Apresentação
O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.
Coordenador
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.