Está em formação um novo Modelo de Gestão de Pessoas? Podemos falar em RH 4.0? Como as mudanças tecnológicas e ambientais podem redefinir as práticas de Gestão de Recursos Humanos?
O qualificativo 4.0 vem sendo utilizado para denominar tudo aquilo que responde a uma nova era de mudanças substanciais nas atividades humanas, negócios e setores econômicos. Falamos hoje de indústria 4.0, estilos de vida 4.0, mercado 4.0 e alguns consideram que não vem sendo diferente com o mundo da gestão de Recursos Humanos. Estaríamos ingressando num novo modelo de gestão de pessoas que também deveria receber o selo 4.0.

Será que isso corresponde à realidade? Já temos o RH Estratégico, a Gestão de Pessoas Competitiva, a Gestão por Competências, a Educação Corporativa, e agora teríamos que incluir este novo conceito em nosso vocabulário profissional e em nossa prática nas empresas?

É sobre estas questões que procuraremos refletir no mini curso “open class” sobre RH 4.0 do PROGEP – FIA. Nele o professor André Fischer e seus convidados irão apresentar e debater sobre as novas práticas de gestão de pessoas impulsionadas agora pela tecnologia e pelas demandas do mundo contemporâneo.

Com isso, você terá uma amostra dos temas mais atuais dos cursos MBA-RH e do Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas da FIA e conhecerá mais sobre:

    • O que é a Economia 4.0.
    • Como ela pode afetar as organizações e a Gestão de Pessoas.
    • Como a Gestão de RH vem se adaptando à Economia 4.0.
    • O que já vem sendo implementado na construção de um RH 4.0: People Analytics e Metodologia Ágil.

     

    Palestrantes

     

    Prof. Dr. André Luiz Fischer

    Professor Livre-Docente da FEA-USP, onde ministra cursos de graduação e pós-graduação, com mestrado em Ciências Sociais e doutorado em Administração de Empresas pela FEA-USP. Supervisor
    de projetos de pesquisa e consultoria da FIA. Coordenador dos cursos MBA Recursos Humanos e Especialização em Gestão de Pessoas da FIA. Consultor de empresas, docente e pesquisador nas áreas de tendência e novos modelos de Gestão Estratégica de Recursos Humanos, cultura, clima, gestão do conhecimento e da aprendizagem organizacional.

     

     

     

     

    Alexandre Peres

    É doutorando e Mestre em Engenharia de Produção (Poli/USP) e pesquisa Gestão de People Analytics sob o olhar da Gestão Estratégica de TI e do Aprendizado Corporativo direcionado à criação e sustentação de Vantagens Competitivas.Graduado em Engenharia Civil (Poli/USP), tem também pós-graduações latu sensu em Gestão de Operações (USP) e Administração com ênfase em Análise e Reorganização de Empresas (FGV), além de treinamento em Machine Learning (Stanford Lagunita). Atualmente, é professor convidado de People Analytics e Gestão Baseada em Evidências, além de consultor para soluções de estruturação e entrega de People Analytics. Possui experiência de 6 anos como líder de People Analytics no Itaú Unibanco, onde conduziu a estruturação e desenvolvimento dos produtos, os relacionamentos da área com TI e demais processos de RH. Tem também em seu histórico profissional passagens pelos temas de Gestão de Performance, Business Process Management, Planejamento Comercial e Project Finance.

 

 

  • Simone Azevedo

    Mestranda em Ensino em Saúde pela FICSAE , MBA Executivo em Recursos Humanos pela FIA(USP), pós graduação em Consultoria Interna de RH pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduação em Psicologia pelo Centro Universitário FMU. Formação e Certificação Internacional em Personal and Executive Coaching, pelo ICI Integrated Coaching Institute e em Coaching em PNL pelo Instituto Lambent do Brasil. Formação como Consultor Interno e Líder Facilitador pela Adigo. É Praticcioner em PNL pela SBP Neurolinguística. Possui Qualificação em MBTI – Tipos Psicológicos Coaching Psicologia Estratégica pela Consultoria Felipelli. Possui 21 anos de experiência em Recursos Humanos com atuação generalista na área e em diferentes posições de gestão. É especializada nas áreas de Treinamento e Desenvolvimento, Educação Corporativa, Recrutamento e Seleção, Remuneração, Consultoria Interna de RH, Gestão de Clima e Engajamento, Desenvolvimento de Liderança e Planejamento Sucessório, atuando como parceiro estratégico na interface às Unidades de Negócio, gestão de projetos e equipes. É Diretora de Desenvolvimento e Ensino Corporativo na SBIBAE, atuando de forma integrada e matricial na Diretoria de Ensino e Diretoria de Recursos Humanos. Em seu histórico profissional atuou empresas como ACCamargo Cancer Center, HSBC Bamerindus e Life Technologies (GIBCO/BRL). Experiência na área acadêmica: Coordenadora da Pós Graduação de Liderança e Gestão de Pessoas na área da Saúde, Coordenadora Pós Graduação em Educação Corporativa na área da Saúde, Coordenadora da disciplina de Liderança e Gestão de Pessoas na pós graduação de Excelência Operacional e Gerenciamento de Serviços. Autora, Co-autora e Tutora em Cursos EAD. Coodenadora e consultoria para programas de desenvolvimento de liderança – cursos in company. É membro grupo de Líderes de RH da ABRH SP desde 2013.

 

 

COORDENAÇÃO: PROGEP
DATA: 04-03-2021
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Evento ao vivo
PALESTRANTE(S): André Luiz Fischer, Alexandre Peres, Simone Azevedo