A abordagem multidisciplinar do tema energia torna-se imperativa na medida em que a humanidade se torna mais consciente da utilização de energia limpa em todos os setores da atividade econômica como fundamental para o desenvolvimento de seu bem-estar. O objetivo desse Webinar é apresentar o novo livro “Energia Solar Fotovoltaica: Um enfoque multidisciplinar”, destacando seus benefícios, aspectos regulatórios, tecnológicos e suas perspectivas.

 

Evento gratuito

 

CONVIDADOS

 

Aurélio de Andrade Souza

Engenheiro Mecânico, especialista em energias renováveis e tecnologias limpas. Atua desde 1994 em projetos e negócios no setor de energia renovável e efi ciência energética. Atualmente é Líder do Time de Energia do Programa de Transição Energética para o Brasil (BEP) do Fundo Prosperidade do Reino Unido. Fundador da USINAZUL, Conselheiro do Grupo Consultivo para o Setor Privado no Fundo Verde para o Clima da ONU (PSAG/GCF/ONU), Conselheiro da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e do Instituto ClimaInfo. Pesquisador-colaborador do Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos LSF/IEE/USP.

 

 

 

Fernando Mario Rodrigues Marques

Pós-doutorado (FEA/USP), Doutorado em Energia (IEE/USP), Mestrado em Administração de Empresas (COPPEAD/UFRJ), Executive MBA (BSP) e Graduação em Administração de Empresas (EBAPE/FGV). Experiência corporativa nas áreas de Finanças, Controladoria e Planejamento em cargos de gerência e direção de empresas multinacionais: General Electric (GE), IBM, Accenture, GTECH, INCO, RJ Reynolds e Gillette. Experiência como Coordenador de Programas de Pós-graduação em Negócios e MBA. Professor de Contabilidade, Finanças e Empreendedorismo em cursos de MBA. Coautor do livro Gás Natural e Transição para uma Economia de Baixo Carbono” entre outros. Conselheiro Fiscal da INSPRO – Instituto Prospectiva e Coordenador Pedagógico da Pós-graduação em Gestão de Negócios em Energia da FIA Business School.

 

 

Luís Ricardo de Stacchini Trezza

Advogado formado pela Faculdade de Direito da USP, com MBA em Gestão Empresarial (FGV), Capacitação em Direito da Energia e Sustentabilidade (SAT Educacional), Extensão em Direito Administrativo atual das Licitações e Contratos da Administração (IASP/USP) e Pós-graduando em Direito Digital pelo ITS Rio/UERJ. Membro do Grupo de Excelência em Negócios de Energia (GENE) do Conselho Regional de Administração de São Paulo e da Comissão de Direito da Energia da OAB/SP. Consultor na área de contratos, direito administrativo, direito regulatório e litígios, com foco em prevenção e solução de conflitos (negociação, mediação e conciliação). Diretor Executivo na Associação Brasileia das Empresas de Serviços de Conservação de Energia – ABESCO e sócio fundador da Advocacia Luís Ricardo de Stacchini Trezza.

 

 

Sergio Luiz Pereira

Livre-docente e doutor (Escola Politécnica/USP), MSc in Robotics (Coventry University) e Engenheiro Eletricista pela Faculdade de Engenharia São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação e Graduação do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Administração (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Palestrante e professor de programas de MBA. Exerceu cargos de coordenação do curso de Engenharia Elétrica na Fundação Armando Alvares Penteado e do curso de Engenharia de Produção na PUC-SP. Pesquisador e consultor de Automação Industrial, Sustentabilidade e Ecoeconomia. Possui diversos livros e artigos técnicos publicados, bem como vários livros de ficção.

 

 

 

Jaime Díaz de la Cruz

Engenheiro Eletrônico (Escola Técnica de Las Palmas de Gran Canaria – Espanha). Sócio-fundador da CD Consultoria e Projetos (1980). Atua nas áreas de consultoria e projetos de eletricidade e automação predial. Autor do livro Automação Predial 4.0 (2019).

 

 

 

 

COORDENAÇÃO: PGT
DATA: 20-10-2020
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Evento ao vivo
PALESTRANTE(S): Aurélio De Andrade Souza, Fernando Mario Rodrigues Marques, Luís Ricardo de Stacchini Trezza e Sergio Luiz Pereira, Jaime Díaz de la Cruz