A Imersão COP 30: Jornada Preparatória possui como objetivo capacitar os participantes para que estejam aptos para atuar com excelência nas discussões da COP30 no Brasil!
Ao longo de 5 meses, os participantes participarão de 6 sessões, no formato Master Class ao vivo, via Zoom. Serão, ao todo, 12 horas de conteúdo e debates aprofundados sobre os principais temas da conferência.
Para aqueles que participarem integralmente das 6 sessões, será emitido um certificado.

A imersão é gratuita.

As aulas acontecem às terças-feiras, das 19h às 21h, em formato de sala de aula virtual.

Nesta sessão de encerramento, o professor Rubens Harry Born apresentará o tema Justiça Climática: Vulnerabilidades, Direitos e Inclusão Social na Ação Climática.

 

Professor

 

Rubens Harry Born

Diretor da Fundação Esquel Brasil e representante do FBOMS Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento junto ao Conama e sua Câmara Técnica de Justiça Climática.

Engenheiro civil , com especialização em engenharia ambiental. Mestrado em saúde pública e doutorado em tema de sociologia jurídica e meio ambiente. Advogado. Cursos de pós graduação em direito constitucional, negociação de conflitos em meio ambiente. Colaborador e diretor da Fundação Grupo EsquelBrasil –FGEB, integrante e presidente do Conselho Diretor do IDEC –Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Conselheiro do Conama(2023/2025 e 2025/2027) e da sua Câmara Técnica de Justiça Climática. Participou de diversas sessões de negociações da Convenção Quadro da ONU de Mudanças do Clima antes da Rio-92. Participou da 2ª Conferência Mundial sobre Mudança do Clima ,em Genebra,, novembro de 1990, na qual houve a decisão de negociar a Convenção. Participou de 16 das 28 CoPse de dezenas de reuniões do regime multilateral de mudanças do clima. Foi representante de ONGs junto ao Comitê Gestor do Fundo Nacional de Mudanças do Clima (2010 a 2013). Foi assessor legislativo durante a Assembléia Nacional Constituinte, junto ao Gabinete do Dep. Fabio Feldmann, para a elaboração dos dispositivos constitucionais a respeito da proteção do meio ambiente, de minorias e de consumidores. Participou das 9 sessões de negociações e de 3 CoPs do Acordo de Escazú sobre direitos de acesso à informação, à participação e à justiça em assuntos ambientais na América Latina e no Caribe. Fundador, ex-conselheiro e consultor do Fundo CASA Socioambiental para apoiar preparação de ativistas nas CoPsde biodiversidade e mudanças do clima.

 

GRATUITO | VAGAS LIMITADAS