Dentro do tema Economia Criativa, os negócios de Jogos Eletrônicos tem ganhado cada vez mais destaque, seja pelo público que atraem, seja pelos investimentos e faturamentos envolvidos nesse mercado em franca expansão. O mercado global de jogos possui hoje uma geração de jogadores digitais desde o nascimento, e o e-Sport tem milhões de jogadores e de espectadores online. Compreender o ecossistema de e-Sports e suas relações com as mudanças de comportamento do consumidor é um desafio, mas ao mesmo tempo um mar de oportunidades para empresas e negócios no Brasil. Neste webinar vamos discutir esse cenário e como identificar e aproveitar essas oportunidades de negócios.

 

Webinar gratuito

 

CONVIDADOS

 

Bernardo Mendes (Game Specialist)

Antes de entrar para o time da Cheil, Bernardo trabalhava na Turtle Entertainment, proprietária da ESL (Electronic Sports League), gerenciando as áreas de negócio da empresa e colaborando com o desenvolvimento do mercado local de e-sports com a liga nacional “ESL Brazil Premier League” e grandes produções de eventos como o “Clash Royale Crown Championship”, o “ESL Pro League Finals São Paulo” e a “ESL One Belo Horizonte”. O executivo também atuou na Futura Networks (proprietária da Campus Party) e MCI Group. Ao longo de sua carreira, Bernardo também registra trabalhos executados para clientes como Facebook, Paypal, Submarino, Vivo, Sadia, 3 Corações, Outback, Uber, Porto Seguro, Otima, IBM, Riot, Activision Blizzard, Tencent Games, Intel e RedBull. O Gamer Specialist traz para sua primeira passagem em uma agência de publicidade sua visão ampliada e seu entendimento sobre a singularidade e o grande potencial do mercado de games no Brasil podendo, assim, contribuir com a comunidade e traduzir o que significa tal cenário para os “não-gamers”. Sua trajetória torna ainda mais possível conectar as pontas do mercado, mantendo um bom tom para diferentes linhas de campanha, seja as com potencial profissional, no caso de e-sports, seja as que têm relação com tendências Pop Cult.

 

 

Maria Lopes

Maria Lopes é funcionária do Banco do Brasil desde 2007, trabalhou como assessora do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília até 2013, quando se tornou assessora de marketing na Diretoria de Comunicação do Banco do Brasil em 2015. Atuou por três anos com processos de patrocínio e ações promocionais ligadas ao Marketing Cultural até, em 2019, iniciar a assessoria em Marketing Esportivo no Banco do Brasil, na área de Esports. Desde então, o Banco patrocinou a BGS por dois anos, a Game XP e se tornou patrocinador no CBCS. Em 2020, o Banco do Brasil pretende ampliar sua atuação no mercado de Esports nos eventos, feiras, torneios e campeonatos. Maria é licenciada em Artes Plásticas pela UnB, possui um MBA em Marketing pela FIA e é especialista em gestão cultural e de recursos culturais pela Universidad de Girona.

 

 

 

Luiz Ojima Sakuda

Sócio da Homo Ludens Research & Consulting e co-coordena cursos de extensão na FIA Business School na área de economia criativa e na Unibes Cultural na área de jogos digitais e gamificação, entre os quais”E-Sports: a Nova Arena dos Negócios”, “Serious Games e Gamification na gestão de RH” e “Audiovisual e Games: oportunidades e desafios”. Possui Doutorado em Engenharia de Produção (POLI-USP), Mestrado em Administração de Empresas (FGV-EAESP, com intercâmbio na ESSEC Business School) e Bacharelado em Administração Pública (FGV-EAESP). É co-curador do BIG Careers (BIG Festival) e Conselheiro da Abragames e da IGDA-SP. É autor de diversas publicações sobre negócios internacionais, plataformas, inovação, tecnologia e jogos digitais entre os quais a tese de doutorado contemplada pelo Programa Observatório Itaú Cultural de Pesquisa em Economia da Cultura 2017, capítulos nos livros indicados para os prêmios HQ Mix 2018 – categoria Livro Teórico e Jabuti 2018 – Eixo Ensaios – Economia Criativa, o “Radar AgTech Brasil” e o “II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais”.

 

 

COORDENAÇÃO: PROINFO
DATA: 10-11-2020
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Evento ao vivo
PALESTRANTE(S): Bernardo Mendes, Maria Lopes, Luiz Sakuda (Mediador)