25 nov 19

FIA e Você S/A divulgam a lista das Melhores Empresas para Trabalhar 2019

Na terça-feira, 19, foi divulgada a lista das 150 empresas reconhecidas pelo PROGEP-FIA e pela Revista Você S.A. como as Melhores Para Trabalhar no Brasil. A cerimônia, no Teatro Opus, em São Paulo, premiou as companhias que se destacaram por criarem um clima organizacional positivo e adotarem práticas avançadas em gestão de pessoas. É o décimo-terceiro ano em que a FIA realiza o levantamento, para o qual desenvolveu a metodologia e promove atualizações que acompanham a evolução das melhores práticas no setor.

A pesquisa é feita ao longo do ano com mais de 500 empresas, de 21 setores, que participam voluntariamente. Para chegar aos escolhidos, a equipe consolida informações de mais de 250.000 questionários, além de entrevistas presenciais com mais de 4.000 funcionários das companhias. O resultado desse esforço é o Índice de Felicidade no Trabalho, formado por dois indicadores: o Índice de Qualidade do Ambiente de Trabalho (IQAT), no qual os funcionários avaliam as organizações, mais o Índice de Qualidade de Gestão de Pessoas (IQGP), em que a FIA e VOCÊ S/A avaliam as práticas das organizações.

O impacto do ranking não se limita às empresas participantes, porque a divulgação das melhores práticas acaba por incentivar evolução de toda a comunidade empresarial e dos profissionais de RH no Brasil, criando, assim, um círculo virtuoso. “A pesquisa tem um importante efeito de transformação cultural nas empresas. Promove processos de aprendizagem nas organizações participantes e contribui para o desenvolvimento das práticas de Recursos Humanos em todos os setores. Vários depoimentos realizados durante a premiação relatavam experiências de empresas que utilizaram o guia para tornar seus processos de gestão de pessoas mais atualizados. Presidentes e diretores de Recursos Humanos mostraram como o Guia orientou decisões para tornar a gestão de RH mais coerente com as estratégias organizacionais e com as expectativas dos colaboradores”, explica o professor André Fischer, coordenador da pesquisa.

A edição 2019 do guia já está nas bancas, e a lista completa dos vencedores pode ser acessada aqui (https://exame.abril.com.br/carreira/conheca-as-150-melhores-empresas-para-trabalhar-em-2019/ ). O calendário para a próxima edição da pesquisa será divulgado no início de 2020. Para participar, a empresa precisa ter no mínimo 100 funcionários e atuar no Brasil há pelo menos cinco anos.


Voltar