O curso prepara executivos para posições de liderança em empresas internacionais, aprofundando o conhecimento da economia, cultura e modelos de gestão global de negócios. Com 75% de alunos do exterior e aulas ministradas em inglês em aulas quinzenais, aprofundando os conceitos “core” de um MBA Internacional, mais 4 módulos intensivos no Brasil, Canadá, EUA e México. São imersões em 4 universidades líderes, com emissão de certificado conjunto das escolas referente à parte internacional do curso.
Credenciado internacionalmente pela AMBA - The Association of MBAs, com sede em Londres, o curso tem reconhecimento internacional como MBA. O curso é ministrado totalmente em inglês. Reforça a capacitação para uma carreira internacional a partir de um embasamento conceitual sólido, com aulas quinzenais no Brasil durante os nove meses iniciais. Esta base inicial é complementada por uma intensa experiência internacional com mais de 250 horas/aula com executivos estrangeiros em Universidades de Vanderbilt (EUA), Simon Fraser (Canadá) e ITAM (México). Um projeto real de consultoria em empresas internacionais, realizado por equipes multiculturais é outro destaque do curso.
Objetivos
Atualiza conhecimentos e prepara os participantes a assumir posições de liderança em organizações internacionais, com ênfase em ampliar a competitividade global de suas empresas. A criação de network em uma turma com aproximadamente 75% dos alunos do Exterior, ajuda a construir uma carreira internacional e a liderar empresas e projetos globais.
Perfil do Aluno
Diretores, gerentes e profissionais com experiência em gestão, com idade média de 35 anos. O grupo brasileiro tem em geral 8 anos de experiência profissional em empresas internacionais. São somente 15 profissionais selecionados em cada uma das escolas parceiras.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018. Será considerado aprovado, quem obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina ou módulo da estrutura curricular do curso e, simultaneamente, de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência no total de carga horária presencial do curso, bem como, ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso. Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.
Investimento
O preço inclui o valor dos três módulos internacionais no Canadá, México e EUA, como parte integrante do curso. Consulte a secretaria do curso para o valor atualizado e as formas de pagamento.
Metodologia
Métodos participativos e simulações, exercícios em sala de aula, uso intensivo do método de caso de Harvard e destaque para um projeto multicultural com equipe integrada por canadenses, mexicanos, norte-americanos durante toda a 2ª metade do curso, com aplicação real em uma empresa dos quatro países.
Sistema de Avaliação
Para obter o certificado, o aluno deve ser aprovado em seu projeto de conclusão de curso, nas provas presenciais e nos trabalhos realizados em cada módulo do curso. Também é exigida a presença mínima de 75% nas aulas como um todo e 50% de presença em cada módulo do programa.
Disciplinas
Análise Econômica para Negócios (Economic Analysis for Business)
Administração de Marketing e Criação de Valor (Marketing Management and Value Creation)
Fundamentos de Estratégia (Fundamentals of Strategy)
Excelência Operacional em Serviços e Manufaturas (Operational Excellence in Service and Manufacturing)
Tomada de Decisões (Decision Making)
Gestão Financeira e Valor (Financial Management of Value)
Gerenciando Pessoas e Transformação (Managing People & Transformation)
Criação e Desenvolvimento de Modelo de Negócio (Business Model Creation & Development)
Princípios de Microeconomia (Principles of Microeconomics)
Mentoria para Formação de Líderes (ManageMentor - Harvard)
Estratégia Global (Global Strategy - SFU)
Gestão Intercultural (Cross Cultural Management - SFU)
Inovação (Innovation - OWEN)
Empreendedorismo (Creating and Launching the Venture - OWEN)
Comércio Internacional e Competitividade (International Trade and Competitiveness - ITAM)
Empresas Familiares (Family Business - ITAM)
Responsabilidade Social Corporativa: Uma Abordagem Integrativa (Corporate Social Responsability: an Integrative Approach)
Marketing em Mercados Emergentes (Marketing in Emerging Markets)
Projeto Multicultural Integrado (Integrated Multicultural Project)
Trabalho de Conclusão do Curso (Final Paper)
1. Inscrição gratuita online;
2. Análise curricular;
3. Avaliação de Application Questionnaire;
4. Entrevista (preferencialmente presencial) com a coordenação do curso.
Apresentação
Composto por professores, profissionais e docentes com efetiva experiência prática no mundo dos negócios e expressiva qualificação acadêmica.
Coordenador
Profª. Drª. Renata Giovinazzo Spers
graduada em ciências econômicas pela USP (1997), mestrado e doutorado em administração pela mesma universidade em 2003 e 2007, respectivamente. Fez estágio de doutorado na Universidade de Cambridge (2006) e na Universidade Howard (2007). Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade Vanderbilt (EUA), em 2010, com apoio da FAPESP. Obteve o título de livre-docência pela FEA-USP (2016). É Professora Associada do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Coordenou projetos de pesquisa com apoio da FAPESP (2013) e CNPq (2014 a 2017). Atuou como Líder da Área Economia das Organizações do DA/FEA/USP (2013 e 2014) e membro titular da Comissão de Apoio à Pesquisa do DA/FEA/USP (2014 a 2017). Atuou como membro titular da Comissão de Internacionalização do Departamento de Administração (2015 e 2016). Atuou na equipe de coordenação da Agência USP de Inovação (AUSPIN), como Assessora Técnica de Direção (2016 e 2017). É líder do grupo de pesquisas Programa de Estudos do Futuro - PROFUTURO. Editora da Revista Científica Future Studies Research Journal. É certificada Personal and Professional Coach, pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atua em Estratégia e Estudos do Futuro, com ênfase nos temas: administração estratégica, prospecção de tendências tecnológicas, econômicas e mercadológicas; metodologias de prospecção Delphi e cenários; estratégias para a base da pirâmide e internacionalização em mercados emergentes. Também atua com estudos sobre educação executiva e métodos ativos de ensino.
graduada em ciências econômicas pela USP (1997), mestrado e doutorado em administração pela mesma universidade em 2003 e 2007, respectivamente. Fez estágio de doutorado na Universidade de Cambridge (2006) e na Universidade Howard (2007). Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade Vanderbilt (EUA), em 2010, com apoio da FAPESP. Obteve o título de livre-docência pela FEA-USP (2016). É Professora Associada do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Coordenou projetos de pesquisa com apoio da FAPESP (2013) e CNPq (2014 a 2017). Atuou como Líder da Área Economia das Organizações do DA/FEA/USP (2013 e 2014) e membro titular da Comissão de Apoio à Pesquisa do DA/FEA/USP (2014 a 2017). Atuou como membro titular da Comissão de Internacionalização do Departamento de Administração (2015 e 2016). Atuou na equipe de coordenação da Agência USP de Inovação (AUSPIN), como Assessora Técnica de Direção (2016 e 2017). É líder do grupo de pesquisas Programa de Estudos do Futuro - PROFUTURO. Editora da Revista Científica Future Studies Research Journal. É certificada Personal and Professional Coach, pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atua em Estratégia e Estudos do Futuro, com ênfase nos temas: administração estratégica, prospecção de tendências tecnológicas, econômicas e mercadológicas; metodologias de prospecção Delphi e cenários; estratégias para a base da pirâmide e internacionalização em mercados emergentes. Também atua com estudos sobre educação executiva e métodos ativos de ensino.