As marcas são hoje um diferencial competitivo fundamental para organizações de todos os tipos. O MBA em Marketing e Branding EAD da FIA é perfeito para profissionais que precisem dominar o processo de criação e gestão de marcas como diferencial competitivo.
O foco está na construção de marcas como diferenciais competitivos por meio da apresentação dos conceitos mais avançados na área, bem como a troca de experiências com profissionais renomados.
O curso combina disciplinas fundamentais da gestão de negócios com disciplinas focadas nos temas mais atuais em marketing e branding, visando estimular as melhores práticas de gestão de marcas.
Oferece ainda a possibilidade da realização de um módulo no exterior.
O mercado demanda profissionais que dominem branding. Uma oportunidade única no Brasil para seu aprimoramento em marketing e branding.
Além de um programa completo e atualizado, o curso oferece a possibilidade da realização de um módulo opcional no exterior, numa de nossas universidades parceiras: Illinois Institute of Technology/Chicago, Florida International University/Miami, Columbia University/N.Iorque e o ISEG/Lisbon School of Economics/Portugal.
Oferece também aos participantes diferentes oportunidades de networking: nas próprias turmas, nas disciplinas de gestão compartilhadas com outros MBAs da FIA (Sistema Core MBA), módulos no exterior e na realização dos encontros semestrais dos MBAs de Marketing.
Credenciado pela ANPAD, conta ainda com a acreditação global da ANAMBA e a importante acreditação internacional da AMBA – Association of MBAs (que credenciou só 2% dos MBAs em mais de 50 países).
As aulas são oferecidas de forma presencial ou híbrida (EAD ao Vivo) permitindo ao participante escolher o formato mais adequado à sua rotina.
Objetivos
Fornecer aos participantes compreensão dos conceitos mais atualizados de negócios, marketing e branding, com foco na criação e gestão de marcar como diferencial competitivo.
Além disso, o curso capacita os participantes a elaborarem planos de posicionamento e de comunicação de marca, adaptados à realidade competitiva de suas organizações.
Como consequência, o curso transforma os participantes em profissionais que dominam marketing e branding, o que os posiciona de forma competitiva no mercado de trabalho.
Perfil do Aluno
O curso é voltado a profissionais de marketing e comunicação que queiram atualizar e aprofundar seus conhecimentos de marketing e branding, bem como empreendedores e profissionais de outras áreas de formação, mas que necessitem de conhecimento estruturado em marketing e branding. É necessário nível superior e ao menos 3 anos de experiência profissional.
Espera-se dos participantes senso crítico, atitude empreendedora e um pensamento aberto à inovação.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 2018. Será considerado aprovado, quem obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina ou módulo da estrutura curricular do curso e, simultaneamente, de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, bem como, ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso. Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, em nível de ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.
Investimento
Consulte a secretaria do curso.
Metodologia
A metodologia do curso está focada em três pilares centrais: 1. Aulas expositivas dialogadas com professores que dominem a teoria e a prática no tema estudado 2. Atividades práticas e dinâmicas em todas as aulas 3. Troca de experiência entre os participantes.
Nossos professores são autores respeitados nos temas que lecionam e têm Mestrado e/ou Doutorado, nas melhores universidades do Brasil e Exterior. Mas isto não é o bastante. É necessária comprovada vivência e experiência prática no tema. As duas condições são necessárias e disto não abrimos mão.
Todas as aulas, sem exceção, contemplam o uso de metodologias ativas, discussão de casos reais e debates. Isto permite ao participante a rápida compreensão dos conceitos para aplicação imediata na realidade profissional do participante. Ao final do curso os alunos preparam um Plano de Comunicação e um Plano de Marketing. Há ainda o uso do simulador de jogo de empresas mundialmente reconhecido, Markstrat, que permite avaliar o resultado prático da combinação de diferentes variáveis de marketing numa simulação competitiva.
A estrutura de disciplinas obrigatórias e eletivas do curso, permite troca de experiências e networking com grupos diversos. Além disso, são organizados semestralmente encontros de participantes do MBA com líderes de mercado e convidados. Deste modo, colocamos o participante em contato direto com líderes de mercado e com o que há de mais avançado na área de marketing e branding.
Sistema de Avaliação
A avaliação é centrada no participante, procurando identificar suas potencialidades e os pontos de melhoria. Desta forma, cada avaliação realizada, seja via prova, trabalho em grupo ou outra atividade, tem como função direcionar o participante para onde ele deve dedicar seus esforços para se tornar um profissional de marketing e branding mais qualificado. As avaliações não se prendem apenas aos conhecimentos teóricos adquiridos, mas também ao desenvolvimento de habilidades comportamentais, tais como trabalho em equipe e comunicação. Este esforço adicional de avaliação traz como benefício aumentar a autonomia do participante para quando precisar se posicionar dentro de uma organização, aumentando sua empregabilidade.
Disciplinas
Fatores Humanos na Gestão de Negócios
Economia e Macroambiente
Estratégia de Negócios
Finanças Corporativas e Contabilidade Gerencial
Gestão de Marketing
Gestão da Inovação e de Operações
Gestão de Marketing II
Branding Estratégico I
Branding Estratégico II
Marketing Digital
Planejamento de Marketing
Construção de Marcas I
Construção de Marcas II
Trabalho de Conclusão de Curso
O processo seletivo para o MBA em Marketing e Branding EAD é composto por três etapas. A primeira delas é a inscrição gratuita, que pode ser realizada online e sem qualquer custo. Em seguida, nossa equipe analisará cuidadosamente os currículos de cada candidato, buscando identificar experiências e habilidades relevantes para o curso. Por fim, os candidatos selecionados serão convidados para uma entrevista com a coordenação do curso, que nos permitirá conhecer um pouco mais sobre as motivações e objetivos de cada candidato. Acreditamos que essa seleção cuidadosa é essencial para garantir que todos os participantes escolhidos sejam capazes de contribuir significativamente para o curso e, ao mesmo tempo, obter o máximo benefício possível do nosso programa de MBA em Marketing e Branding.
Apresentação
Nossos professores são autores respeitados nos temas que lecionam e têm Mestrado e/ou Doutorado, nas melhores universidades do Brasil e Exterior. Fazem parte também de nosso corpo docente especialistas e profissionais de reconhecido destaque em suas áreas de atuação. A coordenação geral é do Prof. Dr. Andres Veloso e a coordenação técnica é do Prof. Dr. Marcos Machado.
Coordenador
Prof. Dr. Andres Rodriguez Veloso
Professor Titular da Universidade de São Paulo, Vice-Chefe do Departamento de Administração da FEA-USP, Professor de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da FEA-USP, Representante eleito do Brasil na European Marketing Association (EMAC). Tem diversos livros, capítulos de livro, artigos em revistas e em congressos nacionais e internacionais. Tem como linha de pesquisa o estudo do Comportamento do Consumidor, Estratégia de Marketing e questões éticas que envolvem o Marketing. Especialista em Pesquisa de Marketing, Estratégia de Marketing e Planejamento de Marketing.
Professores
Alexandre Borba Salvador
Alfredo Castro
Ana Carla Scalabrin
André Saab
Andres Rodriguez Veloso
Angela Christina Lucas
Armando Lourenzo
Antonio Sá
Antonio Paulo Lage Terassovich
Bruno Carlos de Souza
Bruno Carlos de Souza
Bruno Pompeu Marques Filho
Carlos Eduardo Rodrigues
Camila Martins
Caio Marco Bartine Nascimento
Caio Esteves
Carlos Honorato Teixeira
Daelcio de Freitas
Edson Ricardo Barbero
Eduardo Muniz de Araújo
Fernando Palácios
Felipe Borgea
Flávia Bravin
Gabriel Bedante
Geovana Donella
Guilherme Guimarães
Guilherme de Farias Shiraishi
Heliodoro Teixeira Bastos Filho
Íris Gardino
Júlio César Bastos de Figueiredo
Katherine B. G. B. Sresnewsky
Lucio Tadeu Pereira
Luis Fernando Ascenção Guedes
Luis Fernando Bassi
Luiz Arnaldo Stevanato
Marcelo Pontes
Marcelo Custodio de Oliveira
Marcelo Praxedes da Silva
Marco Antonio da Costa Sabino
Marcos Bedendo
Marcos Cesar Conti Machado
Marcos Morita
Marcos Telles Almeida Santos
Olívio Luccas
Pablo Garran
Ricardo Pastore
Rodrigo Puga
Renan Bueno Ferraciolli
Renata Galhanone
Roberto Flores Falcão
Roberto de Napoli
Rogério Morgado
Sérgio Santos
Selma Culturati Vasquez
Sofia Ferraz
Sergio Nery
Vanessa Alves dos Santos
Valdir Nascimento
Viviane Rocha
Vitor Koki da Costa Nogami
Wilson Pinheiro Jabur
O MBA já tem reconhecimento internacional pois conta com a certificação da AMBA – ASSOCIATIONS OF MBAs, importante certificadora global, avaliando cursos em 75 países por mais de 50 anos. Somente 2% dos MBAs do mundo tem o credenciamento da AMBA. <br>
Os participantes podem ainda cursar um módulo internacional numa de nossas universidades parceiras: Columbia University, em Nova Iorque/EUA, uma das mais renomadas universidades do mundo, Illinois Institute of Technology em Chicago/EUA, Florida International University em Miami/EUA e no ISEG/ Lisbon School of Economics da Universidade de Lisboa/Portugal. <br>
Os módulos têm programação variada de temas de negócios, duram 1 semana, totalmente ministrado por professores da universidade parceira, mas concebidos exclusivamente para um grupo fechado da FIA, sem participantes de outras instituições, permitindo adequar os conteúdos às nossas necessidades. São módulos opcionais podendo ser cursados durante o curso ou até 2 anos após a conclusão do MBA.
Professor Titular da Universidade de São Paulo, Vice-Chefe do Departamento de Administração da FEA-USP, Professor de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da FEA-USP, Representante eleito do Brasil na European Marketing Association (EMAC). Tem diversos livros, capítulos de livro, artigos em revistas e em congressos nacionais e internacionais. Tem como linha de pesquisa o estudo do Comportamento do Consumidor, Estratégia de Marketing e questões éticas que envolvem o Marketing. Especialista em Pesquisa de Marketing, Estratégia de Marketing e Planejamento de Marketing.