A combinação perfeita entre teoria e prática. A FIA tem 40 anos de experiência em educação executiva com padrão internacional, aliada à prática pedagógica de um corpo docente com doutores predominantemente formados pela USP, com vivência em consultoria empresarial.
A linha de Gestão Estratégica envolve estudos voltados para o avanço das teorias e práticas gerenciais relacionadas à formulação e à implementação de estratégias, abordando suas três dimensões.
A primeira diz respeito às decisões relacionadas ao tipo de negócio em que a empresa deve atuar (estratégias corporativas).
A segunda diz respeito às decisões que se relacionam ao modo como a organização compete ou se posiciona no mercado em relação ao seu negócio (estratégias competitivas).
E a terceira, às decisões que sustentam as mudanças na dimensão operacional das organizações (estratégias funcionais).
LINHA DE PESQUISA 2
MERCADOS E GERAÇÃO DE VALOR
A linha de Mercados e Geração de Valor envolve o estudo das teorias e das práticas ao longo da cadeia de valor. Ela está relacionada ao fato de que a dimensão dos mercados abrange os processos de negócios voltados para o consumidor, priorizando a gestão eficaz dos esforços de inovação e marketing, sempre alinhados às estratégias da empresa.
A dimensão de geração de valor concentra-se nos aspectos econômico-financeiros, ambientais e sociais da empresa, com o objetivo de promover a sustentabilidade nos negócios.
O curso é voltado para o estudo de estratégias de ensino e aprendizagem na área de Administração, incluindo resolução de problemas, modelagem e práticas de laboratório. Além disso, promove o desenvolvimento de projetos teórico-empíricos que resultam em produtos tecnológicos voltados para beneficiar a sociedade, tanto nacional quanto globalmente. As estratégias de ensino e pesquisa do doutorado são estruturadas de maneira transversal, com ênfase na temática da sustentabilidade.
Linha de Pesquisa 1 – Gestão Estratégica de Negócios Linha de Pesquisa 2 – Mercado e Geração de Valor Linha de Pesquisa 3 – Gestão Estratégica Socioambiental
As disciplinas relacionadas à sustentabilidade permeiam as três linhas de pesquisa.
Algumas das disciplinas:
Design de Projetos em Gestão de Negócios
Métodos de Pesquisa em Gestão de Negócios
Didática do Ensino Superior
Estudos Avançados em Gestão de Negócios I, II, III, IV
Literatura – Review de Práticas de Negócios
Writing and Publishing
Disciplina Internacional
Programa de 570 horas organizado em eixos:
eixo I – Capacitação para a Pesquisa (150 horas) eixo II – Formação de Competências (300 horas) eixo III – Estudos Avançados – Frontier Topics (120 horas) eixo IV – Vivência Internacional: 30 horas, não obrigatórias eixo V – Elaboração e defesa do TFC (sem crédito)