Se há uma certeza entre profissionais de comunicação, é que terão que enfrentar, em algum momento da carreira, uma crise de imagem de marca, potencialmente, catalisada por ferramentas digitais. Para não ser pego de surpresa e ter que agir reativamente – o que não é o melhor cenário -, é importante conhecer técnicas para gestão de crises, tanto de evento quanto informacionais. Este curso visa apresentar planos de gestão de risco, mitigando a probabilidade da ocorrência de crises, e possibilidades estratégicas para estruturar planos retóricos de resposta por meio de métodos reativos (porém, pré-planejados) para situações de crise catalisadas por plataformas digitais.
Mais que “saber o que postar/responder”, o que poucos profissionais de comunicação sabem é que há vasto estudo e diferentes modelos para análises de risco e tratativas de situações que visam reduzir o risco da ocorrência de crises ou, na impossibilidade disto, preparar os gestores de marca para passar por este momento com mínimo impacto no médio e longo prazos.
O curso busca, com base na Teoria de Reparação de Imagem de Benoit (2015) e suas derivações para plataformas digitais, por Coombs e Holladay (2012) e Kim, Zhang e Zhang (2016), fundamentar decisões que, muitas vezes, por despreparo dos profissionais de comunicação e gestão de marca, são tomadas de forma desestruturada e reativa em eventos que possam resultar em crise de imagem.
Espera que, com a capacidade de analisar variáveis relacionadas aos eventos de crise e ciência de potenciais estratégias, estes profissionais possam:
• Interpretar os motivos pelos quais consumidores engajam-se na propagação de mensagens de crise;
• Analisar e planejar antecipadamente potenciais gatilhos de crises em sua empresa e/ou com seu cliente;
• Controlar e estruturar estratégias de resposta a crises institucionais nas mídias sociais
Objetivos
Conhecer os componentes de uma crise de imagem e motivadores para o envolvimento dos usuários nas mídias sociais, táticas para gestão do risco na antecipação e mitigação de potenciais gatilhos para crises corporativas/de marca e potenciais estratégias para tratativa de crises informacionais e de evento; estando apto a julgar a criticidade de uma crise nas mídias sociais, identificar variáveis que possam direcionar as tomadas de decisões estratégicas da empresa a uma crise.
Perfil do Aluno
O curso é voltado para profissionais que tenham interesse em desenvolver e aprofundar seus conhecimentos sobre gestão de crises em plataformas digitais e redes sociais, que buscam capacitar-se para antever situações com potencial de geração de crises de imagem em plataformas digitais, julgar a criticidade de crises ativas, identificar variáveis que possam direcionar as tomadas de decisões estratégicas da empresa frente a uma crise e definir o modelo de tratativa mais adequado para diferentes tipos de crise.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com o sistema de avaliação adotado pela coordenação do curso.
Investimento
R$ 1.950,00 à vista ou em até 10 vezes no cartão de crédito.
Metodologia
Enfatiza a combinação de teoria e troca de experiências, usando aulas expositivas, métodos participativos, análises de casos reais, simulações e debates em equipe, adequados ao tema do curso.
Disciplinas
Gerenciamento de Crises em Negócios Digitais
Coordenador
Prof. Adriana Backx Noronha Viana
Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES; Coordenadora de Projeto FAPESP sobre Estilos e Estratégias de Aprendizagem dos alunos de graduação em Administração: Mensuração e Associação (2018/2020), Estudo comparativo de estudantes de pós-graduação em estratégias de aprendizagem, processo de autorregulação e métodos ativos de aprendizagem na Austrália e no Brasil (2018/2019). Com a Pandemia, coordenou formação para os docentes da USP, com foco na utilização de tecnologias digitais educacionais, fundamentais para atravessar esse período. Coordenou em 2021/2022 o projeto CAEG / USP - Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação, intitulado: "Caminhos para a disrupção no processo de ensino e aprendizagem em cursos de graduação em Gestão". É responsável por outras formações docentes para o contexto das tecnologias digitais educacionais. Participa da Coordenação do PROINFO - FIA e Coordena o curso Gestão de Programas e Tecnologias Digitais de Educação entre outros. Possui várias publicações em artigos, livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais sobre os seus temas de pesquisa.
Investimento: R$1.950,00* à vista ou em até 10 parcelas*.
Pague com:
*Consulte outras condições de pagamento na ficha de inscrição.
Coordenador do Curso
Prof. Adriana Backx Noronha Viana
Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES; Coordenadora de Projeto FAPESP sobre Estilos e Estratégias de Aprendizagem dos alunos de graduação em Administração: Mensuração e Associação (2018/2020), Estudo comparativo de estudantes de pós-graduação em estratégias de aprendizagem, processo de autorregulação e métodos ativos de aprendizagem na Austrália e no Brasil (2018/2019). Com a Pandemia, coordenou formação para os docentes da USP, com foco na utilização de tecnologias digitais educacionais, fundamentais para atravessar esse período. Coordenou em 2021/2022 o projeto CAEG / USP - Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação, intitulado: "Caminhos para a disrupção no processo de ensino e aprendizagem em cursos de graduação em Gestão". É responsável por outras formações docentes para o contexto das tecnologias digitais educacionais. Participa da Coordenação do PROINFO - FIA e Coordena o curso Gestão de Programas e Tecnologias Digitais de Educação entre outros. Possui várias publicações em artigos, livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais sobre os seus temas de pesquisa.