Formação em Tecnologias Digitais de Educação: EduTech e Educação 4.0
Formação em Tecnologias Digitais de Educação: EduTech e Educação 4.0
O contexto da educação 4.0 traz novos desafios à educação. A separação clara entre ensino a distância e presencial cai por terra e temos, cada vez mais, modelos híbridos. As aulas presenciais já não são realizadas apenas nos limites estabelecidos pelos horários das instituições de ensino, os programas de treinamento já não requerem que os colaboradores se desloquem até um centro de treinamento afastando-se de suas atividades laborais, tudo isso, em grande parte, facilitado pelo avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). O planejamento, o desenvolvimento e a implementação de cursos, na esfera acadêmica ou corporativa, requer um repensar do processo de ensino-aprendizagem para fazer frente às novas demandas
Segunda-Feira 19h00 às 23h00 Quarta-Feira 19h00 às 23h00
Diferenciais
O curso se propõe a dar uma visão sobre design educacional, como teoria, como produto e como processo; a refletir sobre os espaços de aprendizagem como ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociais; e, principalmente, a de decidir sobre aplicativos e ferramentas digitais aplicados ao processo de ensino e aprendizagem. Tudo isso permitirá que os cursistas estejam preparados para criar experiências de aprendizagem envolventes e ativa que atendam às necessidades de um público-alvo diversificado. Para isso, os alunos trabalharão juntos para produzir experiências de aprendizagem usando as mídias e tecnologias atuais, usando uma abordagem baseada em projetos.
Entre outras competências, o estudante será capaz de elaborar um projeto de design educacional, fundamentado no mapeamento de necessidades e nas fases que compõem o modelo de design educacional escolhido, que faça uso de aplicativos e ferramentas digitais de ensino e aprendizagem a serem implementadas em espaços de aprendizagem diversos, como WhatsApp/Telegram, Youtube etc.
Objetivos
* Planejar soluções de aprendizagem por meio de diferentes metodologias e tecnologias;
* Implementar as melhores escolhas quanto ao uso de elementos estéticos alinhados com o perfil do público-alvo;
* Fazer uso de interfaces compreendendo seus efeitos no processo de aprendizagem do estudante;
* Escolher aplicativos e ferramentas digitais de ensino e aprendizagem que ajudem a despertar e manter o engajamento do estudante, colocando-o sempre como elemento central do processo.
Perfil do Aluno
Interessados de diferentes áreas e/ou educadores, docentes desde a educação básica até a educação superior, coordenadores, técnicos educacionais, gestores de universidades, responsáveis por treinamentos e processo de ensino e
aprendizagem e demais entusiastas da aplicação de tecnologias digitais da informação e comunicação na área educacional e empresarial que querem aproveitar o melhor momento do digital, em seus programas e projetos de educação.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com o sistema de avaliação adotado pela coordenação do curso.
Investimento
R$ 2.890,00 à vista ou em até 10 vezes no cartão acrescido de encargos.
Metodologia
Curso síncrono (ao vivo em sala virtual) - não são cursos na modalidade a distância (EaD). A metodologia do curso enfatiza a combinação de teoria e troca de experiências, usando aulas expositivas dialogadas, métodos participativos, experiências integradas e concatenadas, oportunidades de reflexão, investigação e resolução de situações problemas reais, apresentadas pelos estudantes, simulações e trabalhos em equipe, adequados aos diferentes temas do curso. Os conhecimentos e experiências dos docentes, aliados à vivência dos estudantes em diferentes segmentos empresariais, permitem maximizar as oportunidades de troca de conhecimentos e experiências e a criação de redes de relacionamento humano, de grande valor para todos os participantes.
Sistema de Avaliação
Serão aprovados no curso e terão direito a certificado de especialização os alunos obtiverem nota igual ou superior a 7,0 nas avaliações.
Aplicativos e ferramentas digitais de ensino e aprendizagem:
* Apresentação das ferramentas e aplicativos e possibilidades de usos;
* Métodos e aplicativos. Edutecs;
* Laboratório de Aplicativos: criação de objetos de aprendizagem.
Espaços de Aprendizagem: de Ambientes Virtuais a Redes Sociais:
* Fundamentação teórica de ambientes virtuais de aprendizagem, conceitos de ensino e aprendizagem em AVAs;
* E-Learning/ M-Learning/MOOCs;
* Ambientes Virtuais de Aprendizagem e suas ferramentas (Moodle, Canvas, Blackboard, Google Classroom);
* Aprendendo em rede: Youtube, Whatsapp/Telegram, Linkedin, Instagram/Facebook.
Design Educacional:
* Design educacional: métodos e processos;
* Construção de uma unidade de aprendizagem;
* Estrutura e fluxo de informação;
* Roteiros e Storyboard;
* Prototipação de uma unidade de aprendizagem.
Disciplinas
Espaços de Aprendizagem: de Ambientes Virtuais a Redes Sociais
Aplicativos e Ferramentas Digitais de Ensino e Aprendizagem
Design Educacional
Etapa 1 - Preenchimento da Ficha de Inscrição no site FIA;
Etapa 2 - Verifique em seu e-mail a mensagem com a confirmação de conclusão da etapa 1 e as instruções para a finalização da matrícula e pagamento do curso;
Etapa 3 - Acesso a tela de pagamento, escolha da opção de pagamento desejada e aceite da carta contrato;
Etapa 4 - Você receberá um e-mail de confirmação de matrícula e com as orientações sobre como acessar as aulas e o calendário das aulas AO VIVO.
Apresentação
O corpo docente é composto por professores com nível de Mestrado e Doutorado da Fundação Instituto de Administração, professores titulados de outras instituições, por profissionais e palestrantes de grande capacidade na área de gestão empresarial e gestão da tecnologia da informação.
Coordenador
Prof. Adriana Backx Noronha Viana
Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES; Coordenadora de Projeto FAPESP sobre Estilos e Estratégias de Aprendizagem dos alunos de graduação em Administração: Mensuração e Associação (2018/2020), Estudo comparativo de estudantes de pós-graduação em estratégias de aprendizagem, processo de autorregulação e métodos ativos de aprendizagem na Austrália e no Brasil (2018/2019). Com a Pandemia, coordenou formação para os docentes da USP, com foco na utilização de tecnologias digitais educacionais, fundamentais para atravessar esse período. Coordenou em 2021/2022 o projeto CAEG / USP - Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação, intitulado: "Caminhos para a disrupção no processo de ensino e aprendizagem em cursos de graduação em Gestão". É responsável por outras formações docentes para o contexto das tecnologias digitais educacionais. Participa da Coordenação do PROINFO - FIA e Coordena o curso Gestão de Programas e Tecnologias Digitais de Educação entre outros. Possui várias publicações em artigos, livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais sobre os seus temas de pesquisa.
Investimento: R$2.890,00* à vista ou em até 10 parcelas*.
Pague com:
*Consulte outras condições de pagamento na ficha de inscrição.
Coordenador do Curso
Prof. Adriana Backx Noronha Viana
Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES; Coordenadora de Projeto FAPESP sobre Estilos e Estratégias de Aprendizagem dos alunos de graduação em Administração: Mensuração e Associação (2018/2020), Estudo comparativo de estudantes de pós-graduação em estratégias de aprendizagem, processo de autorregulação e métodos ativos de aprendizagem na Austrália e no Brasil (2018/2019). Com a Pandemia, coordenou formação para os docentes da USP, com foco na utilização de tecnologias digitais educacionais, fundamentais para atravessar esse período. Coordenou em 2021/2022 o projeto CAEG / USP - Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação, intitulado: "Caminhos para a disrupção no processo de ensino e aprendizagem em cursos de graduação em Gestão". É responsável por outras formações docentes para o contexto das tecnologias digitais educacionais. Participa da Coordenação do PROINFO - FIA e Coordena o curso Gestão de Programas e Tecnologias Digitais de Educação entre outros. Possui várias publicações em artigos, livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais sobre os seus temas de pesquisa.