Formação em Tecnologias Digitais de Educação: Digital Learning
Formação em Tecnologias Digitais de Educação: Digital Learning
Lidar com as mudanças paradigmáticas do ensino e da aprendizagem em novas modalidades requer a compreensão de um novo contexto. O modelo de educação a distância – EaD, ou ainda o processo de ensino aprendizagem baseado em tecnologias digitais - prevê um planejamento sem igual para as ações do ensino, da aprendizagem, da preparação de material didático, do envolvimento dos atores, do funcionamento em escala, da logística entre outros. É um formato que se torna transparente ao usuário, ao docente e ao gestor, pois se visualiza, em tempo real, o projeto de curso em execução, a sua efetivação, suas falhas e seus resultados. Dessa forma, o processo de planejamento é fundamental e sua efetivação se dá em três instâncias: na criação (autoria); na produção e entrega (design educacional); e no acompanhamento e apoio ao estudante (tutoria).
Para que essas três fases distintas aconteçam de forma eficiente, os vários profissionais carecem de formação específica. Por isso, a necessidade de oferecer a eles a formação em EaD e o modelo híbrido, que garanta o conhecimento dos fundamentos, especificidades teóricas, em um primeiro momento e, num segundo momento, as boas práticas que os auxiliem no exercício das atividades específicas. A esse tripé de criação-produção-entrega há outros dois pontos fundamentais e circundantes: a gestão do processo e o contexto de oferta. Tão importante quanto o processo de oferta de cursos/programas está a gestão da EaD e o modelo híbrido, que supõe conhecer todo o processo, poder ter o planejamento acadêmico, financeiro, de produção e logística de distribuição.
Segunda-Feira 19h00 às 23h00 Quarta-Feira 19h00 às 23h00
Diferenciais
O objetivo é demonstrar, aplicar, analisar, avaliar e criar experiências de ensino e aprendizagem que valorizam o protagonismo dos sujeitos, contribuindo para a formação de educadores, gestores, treinadores ao promover a reflexão sobre o uso dessas práticas, criando condições para inovar em aulas ou treinamentos, a partir de novas situações de aprendizagem, construído um processo inovador e envolvente, acompanhado de ferramentas e avanços tecnológicos de recente discussão acadêmica na área de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). A proposta é divulgar conceitos que propiciem a continuidade de estudos mais avançados dos temas apresentados.
Objetivos
Capacitar o profissional para a liderança de programas educacionais com forte uso das tecnologias digitais desenvolvendo nos participantes as competências necessárias para a inovação do processo de ensino aprendizagem, com apoio de tecnologias digitais. Competências como:
* Habilidades de planejamento;
* Conhecimentos gerenciais;
* Administração de recursos;
* Visão Integrada de programas educacionais.
Perfil do Aluno
Interessados de diferentes áreas e/ou educadores, docentes desde a educação básica até a educação superior, coordenadores, técnicos educacionais, gestores de universidades, responsáveis por treinamentos e processo de ensino-aprendizagem e demais entusiastas da aplicação de tecnologias digitais da informação e comunicação na área educacional e empresarial que querem aproveitar o melhor momento do digital em seus programas e projetos de educação.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com o sistema de avaliação adotado pela coordenação do curso.
Investimento
R$ 2.890,00 à vista ou em até 10 vezes no cartão acrescido de encargos.
Metodologia
Curso síncrono (ao vivo em sala virtual) - não são cursos na modalidade a distância (EaD). A metodologia do curso enfatiza a combinação de teoria e troca de experiências, usando aulas expositivas dialogadas, métodos participativos, experiências integradas e concatenadas, oportunidades de reflexão, investigação e resolução de situações problemas reais, apresentadas pelos estudantes, simulações e trabalhos em equipe, adequados aos diferentes temas do curso. Os conhecimentos e experiências dos docentes, aliados à vivência dos estudantes em diferentes segmentos empresariais, permitem maximizar as oportunidades de troca de conhecimentos e experiências e a criação de redes de relacionamento humano, de grande valor para todos os participantes.
Sistema de Avaliação
Serão aprovados no curso e terão direito a certificado de especialização os alunos obtiverem nota igual ou superior a 7,0 nas avaliações.
Métodos e Estratégias para o aprendizado ativo, on-line e híbrido:
* A sala de aula digital e o papel do professor na aprendizagem digital;
* O uso do PEA (Plano de Ensino e Aprendizagem) na educação digital;
* Aplicativos de interação imediata;
* ‘PBLs’ Problem based learning e Project based learning;
* Quadro da inspiração digital- usando Apps para o engajamento do(a)s estudantes;
* Métodos ativos de educação para o digital.
Tecnologias Digitais mediando o Processo de Aprendizagem:
* Fundamentação teórica sobre TDICs na Educação 4.0;
* Realidade Virtual e Aumentada na educação;
* Sistemas tutores inteligentes e Inteligência Artificial em educação;
* Learning Analytics e aplicações de dados educacionais.
Disciplinas
Métodos e Estratégias para o Aprendizado Ativo, On-line e Híbrido
Tecnologias Digitais Mediando o Processo de Aprendizagem
Etapa 1 - Preenchimento da Ficha de Inscrição no site FIA;
Etapa 2 - Verifique em seu e-mail a mensagem com a confirmação de conclusão da etapa 1 e as instruções para a finalização da matrícula e pagamento do curso;
Etapa 3 - Acesso a tela de pagamento, escolha da opção de pagamento desejada e aceite da carta contrato;
Etapa 4 - Você receberá um e-mail de confirmação de matrícula e com as orientações sobre como acessar as aulas e o calendário das aulas AO VIVO.
Apresentação
O corpo docente é composto por professores com nível de Mestrado e Doutorado da Fundação Instituto de Administração, professores titulados de outras instituições, por profissionais e palestrantes de grande capacidade na área de gestão empresarial e gestão da tecnologia da informação.
Coordenador
Prof. Adriana Backx Noronha Viana
Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES; Coordenadora de Projeto FAPESP sobre Estilos e Estratégias de Aprendizagem dos alunos de graduação em Administração: Mensuração e Associação (2018/2020), Estudo comparativo de estudantes de pós-graduação em estratégias de aprendizagem, processo de autorregulação e métodos ativos de aprendizagem na Austrália e no Brasil (2018/2019). Com a Pandemia, coordenou formação para os docentes da USP, com foco na utilização de tecnologias digitais educacionais, fundamentais para atravessar esse período. Coordenou em 2021/2022 o projeto CAEG / USP - Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação, intitulado: "Caminhos para a disrupção no processo de ensino e aprendizagem em cursos de graduação em Gestão". É responsável por outras formações docentes para o contexto das tecnologias digitais educacionais. Participa da Coordenação do PROINFO - FIA e Coordena o curso Gestão de Programas e Tecnologias Digitais de Educação entre outros. Possui várias publicações em artigos, livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais sobre os seus temas de pesquisa.
Investimento: R$2.890,00* à vista ou em até 10 parcelas*.
Pague com:
*Consulte outras condições de pagamento na ficha de inscrição.
Coordenador do Curso
Prof. Adriana Backx Noronha Viana
Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES; Coordenadora de Projeto FAPESP sobre Estilos e Estratégias de Aprendizagem dos alunos de graduação em Administração: Mensuração e Associação (2018/2020), Estudo comparativo de estudantes de pós-graduação em estratégias de aprendizagem, processo de autorregulação e métodos ativos de aprendizagem na Austrália e no Brasil (2018/2019). Com a Pandemia, coordenou formação para os docentes da USP, com foco na utilização de tecnologias digitais educacionais, fundamentais para atravessar esse período. Coordenou em 2021/2022 o projeto CAEG / USP - Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação, intitulado: "Caminhos para a disrupção no processo de ensino e aprendizagem em cursos de graduação em Gestão". É responsável por outras formações docentes para o contexto das tecnologias digitais educacionais. Participa da Coordenação do PROINFO - FIA e Coordena o curso Gestão de Programas e Tecnologias Digitais de Educação entre outros. Possui várias publicações em artigos, livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais sobre os seus temas de pesquisa.